Coca-Cola reduz em 20% emissões poluentes em Portugal desde 2019
A Coca-Cola Europacific Partners reduziu em 20% as emissões de gases com efeito de estufa na cadeia de valor em Portugal, deste 2019. A empresa estabeleceu como meta atingir a neutralidade carbónica em 2040 e reduzir em 30% das emissões de GEE até 2030

Hipersuper
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
A Coca-Cola Europacific Partners reduziu em 20% as emissões de gases com efeito de estufa (GGE) na cadeia de valor em Portugal, deste 2019. A empresa estabeleceu como meta atingir a neutralidade carbónica em 2040 e reduzir em 30% das emissões de GEE até 2030.
A instalação da primeira fase do parque fotovoltaico na fábrica de Azeitão contribuiu em força para este desempenho. Com uma área de 10.682 metros quadrados, este parque fotovoltaico permite uma poupança de energia de 2750 MWH e evita a emissão de 500 toneladas de CO2 por ano.
Em comunicado, a fabricante reporta melhorias nas seis áreas definidas como prioritárias em matéria de sustentabilidade ambiental, social e corporativa: bebidas, embalagens, clima, sociedade, água e cadeia de fornecimento.
Na área do packaging, as embalagens com PET reciclado (rPET) incorporado representaram, em 2022, 31,9% do total. Atualmente, as garrafas PET de 500 ml e as garrafas PET das bebidas não carbonatadas contêm 100% rPET.
“Estamos a trabalhar, em conjunto com a indústria e o retalho, num sistema de depósito e reembolso para três mil milhões de embalagens”, sublinha a empresa, fornecendo dados da consultora 3Drivers que indicam que mais de 90% das embalagens de bebidas serão recuperadas, evitando a emissão de 108 mil toneladas de CO2 por ano e reduzindo a utilização de 100 mil toneladas de material virgem.
A empresa anunciou ainda uma redução de 4% na utilização de água para a produção de cada litro de bebidas em 2022, em relação a 2020, e uma diminuição de 24,6% no teor de açúcar por litro nas suas bebidas nos últimos sete anos, desde 2015. “Em 2022, 45,5% do volume de vendas da CCEP em Portugal é feito por bebidas baixas em açúcar ou sem açúcar”.
Na esfera social, a empresa destaca o caminho que tem percorrido para ter 40% dos cargos de gestão ocupados por mulheres. Em 2022, 30,6% desses cargos empresa em Portugal já cumpria esse requisito.
“Em conjunto com os parceiros, continuamos a reforçar a ação no clima, nas embalagens, nas bebidas e na sociedade, como grandes desafios para o presente e para o futuro”, comenta Márcio Cruz, head of public affairs, communication & sustainability da Coca-Cola Europacific Partners Portugal.