IVA zero: Portal da Queixa regista centenas de reclamações
Os principais motivos de reclamação são as alegadas irregularidades das lojas face ao preço praticado sem IVA e a não perceção dos consumidores relativamente à diferença de valor do produto com IVA zero
Hipersuper
Delegações da Luís Simões recebem qualificações de 98% na IFS Logistics
Mercadona doou 1.300 toneladas de alimentos e produtos em Portugal no ano passado
UHU recebe selo EcoVadis Silver pela estratégia de sustentabilidade
Fruit Logistica 2025 arranca em Berlim com participação recorde e foco na inovação
“Os CTT estão posicionados em toda a cadeia de comércio eletrónico”
Grupo Totalmédia adota a marca Rhenus Logistics
Tetley lança passatempo em parceria com a SMEG
Bricomarché reconhecido como Marca Recomendada 2025
Nova máquina Super Bock à Pressão para uma cerveja em qualquer lugar
Salsa amplia presença na Índia
Os preços dos 46 produtos alimentares que integram o cabaz do IVA zero não refletem ainda a descida esperada pelos portugueses. Em vigor há um mês, a medida já trouxe, à luz de estudos efetuados, uma redução do custo do cabaz, mas também um agravamento. Os consumidores não estão convencidos e no Portal da Queixa as reclamações avolumaram-se desde o dia 18 de abril. Pastelarias, cafetarias e hipermercados são as duas categorias mais reclamadas. O pão e a carne são os produtos mais invocados nas queixas.
Há estudos que sugerem que o custo do cabaz está a descer semanalmente, como a análise da Deco Proteste, há outros que apontam uma subida de preço em alguns dos 46 produtos que integram o cabaz do IVA zero, como a recolha de preços efetuada pela agência Lusa no site de uma cadeia de distribuição do retalho alimentar, revelando um aumento de dois euros do preço do cabaz em maio, face ao dia 18 de abril, data em que a medida entrou em vigor.
No Portal da Queixa, a insatisfação dos consumidores não se fez esperar. Entre os dias 18 de abril e 15 de maio, foram registadas mais de duas centenas de reclamações relacionadas com o aumento dos preços e com a implementação da medida do IVA zero, verificando-se um crescimento de 107% no número de queixas, se compararmos com o mesmo período homólogo, onde as denúncias sobre a prática de preços geraram apenas 95 queixas.
De acordo com a análise do Portal da Queixa, as centenas de ocorrências registadas na plataforma referentes ao aumento dos preços e do custo de vida reportam como principais motivos de reclamação: as alegadas irregularidades das lojas face ao preço praticado sem IVA e a não perceção dos consumidores relativamente à diferença de valor do produto com IVA zero.