Conforama transforma site de e-commerce em marketplace
A Conforama abriu a sua plataforma digital de e-commerce a terceiros com o lançamento de um marketplace. O objetivo da retalhista passa por converter-se a prazo no maior centro comercial de produtos para o lar, conta David Almeida, CEO da Conforama

Hipersuper
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
A Conforama abriu a sua plataforma digital de e-commerce a terceiros com o lançamento de um marketplace. O objetivo da retalhista passa por converter-se a prazo no maior centro comercial de produtos para o lar, conta David Almeida, CEO da Conforama.
“O lançamento do marketplace está totalmente alinhado com a nossa estratégia de crescimento, centrada em oferecer a maior e melhor oferta de produtos para o lar, além de continuar a crescer de forma sólida e em torno do digital, de onde já recebemos mais de 115 mil pedidos por ano em toda a Península Ibérica, cerca de 44 mil em Portugal”.
Com a abertura da plataforma digital da Conforama a outras marcas e empresas, a insígnia consegue não só alargar a oferta de produtos como entrar em novas categorias “Pela primeira vez, e de forma gradual,
produtos nas categorias têxtil, banho, bebé, desporto e animais de estimação vão passar a fazer parte do portefólio”, acrescenta o responsável.
A Conforama prevê atingir os 100 mil produtos de 300 marcas no primeiro ano do lançamento e alcançar um milhão em cinco anos, com uma montra superior a duas mil marcas.
O lançamento do marketplace faz parte da estratégia de digitalização que a empresa de retalho tem vindo a implementar e que acelerou no último ano. Para Marta Gil, diretora de marketing da Conforama, “mantendo o nosso modelo de comercialização híbrido, com 56 lojas em Espanha e Portugal e um canal de e-commerce próprio, queremos impulsionar a plataforma”.
Atualmente, em ambiente online, a Conforama já recebe 115 mil encomendas por ano, e para 2023, estima-se que 10% do total de vendas online provenham do marketplace. “Um número que em cinco anos se espera que se chegue aos 25 a 30%”. Com este investimento, a Conforama espera que o marketplace venha a representar entre 30 e 50% do volume de negócio da empresa.
Numa primeira fase, o marketplace arrancou no mercado espanhol com mais de 15 mil produtos disponível. Este mês, arranca em Portugal com 5.000 produtos disponíveis.
” A Conforama quer continuar com o seu compromisso de impulsionar o mercado local e pretende ter uma rede de fornecedores no marketplace composta por 50% de empresas nacionais”, acrescenta David Almeida.
A Conforama Ibéria conta com uma rede de 44 pontos de venda em Espanha e 12 em Portugal e emprega 3.000 pessoas.