AEP com cinco empresas nacionais na EuroShop
A AEP – Associação Empresarial de Portugal e cinco empresas nacionais do setor do retalho – Arcaboa – Indústria de Frio, Hydracooling, Lightenjun II, RDA – Tecnologia em Imagem e Zorthermal […]

Hipersuper
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A AEP – Associação Empresarial de Portugal e cinco empresas nacionais do setor do retalho – Arcaboa – Indústria de Frio, Hydracooling, Lightenjun II, RDA – Tecnologia em Imagem e Zorthermal – estão em Dusseldorf, na Alemanha, a participar, pela primeira vez, até 2 de março, na feira EuroShop, que acontece de três em três anos e que é considerada a maior do mundo do setor do comércio de retalho.
“A Alemanha é um dos principais parceiros de Portugal, mas obriga a uma abordagem estruturada e persistente. É um mercado que continua a apresentar oportunidades de negócio em diferentes áreas. Para além disto, não podemos esquecer que a Alemanha tem uma indústria com uma dimensão importante e uma forte dependência das exportações”, sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
A última edição da EuroShop contou com 2287 expositores de 56 países e 94 mil visitantes oriundos de 142 países. Este ano, o espaço de exposição conta com áreas como a montagem e design de loja, superfícies e materiais, iluminação, equipamentos de food service, gestão de energia, refrigeração, tecnologia de retalho, marketing de retalho e expo & marketing de eventos.
Através do projeto BOW – Business on the Way, na Alemanha, a AEP organiza participações nacionais em feiras para os setores médico e hospitalar, automóvel e construção.
Em 2022, a Alemanha foi o 3º cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota total de 10,9%, ocupando a 2ª posição ao nível das importações (11,2%). Ao longo do período 2017-2022, verificou-se um crescimento médio anual de 7,8% das exportações e de 8,3% das importações de bens. Em 2022, a balança comercial de bens com a Alemanha foi desfavorável a Portugal, tendo apresentado um défice de 3 653 milhões de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 70,0%, inferior à média global (71,8%).