Metade dos portugueses compra alimentos em fim de validade para poupar
Numa altura em que os preços dos alimentos não param de subir, os portugueses estão a mudar alguns hábitos de consumo para fazer face à subida dos preços
Hipersuper
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Numa altura em que os preços dos alimentos não param de subir, os portugueses estão a mudar alguns hábitos de consumo para fazer face à subida dos preços, indica um estudo realizado pela aplicação anti desperdício Too Good To Go.
De acordo com o estudo, para 75% dos inquiridos é importante que “a comida seja barata” e quase metade (47%) afirma que combate os preços altos com a compra de alimentos com a data de validade prestes a expirar por um preço inferir. Este número aumenta para 71% quando se tratam apenas de utilizadores da aplicação.
Comprar embalagens mais pequenas nas lojas (40%), fazer um melhor planeamento das compras (41%) ou ter um melhor conhecimento de como guardar corretamente os alimentos (37%), estão entre as medidas que os consumidores portugueses creem que ajudariam a combater o desperdício alimentar e económico.
“Numa altura em que os preços dos alimentos crescem exponencialmente, é importante olhar para o desperdício alimentar – cerca de 1.89 milhões de toneladas de comida é desperdiçada em Portugal por ano – e perceber como podemos ajudar as famílias a superar os tempos difíceis em que vivemos”, afirma Nuno Plácido, diretor-geral da Too Good To Go em Portugal.
A Too Good To Go incentiva o combate ao desperdício através de um conjunto de iniciativas, e “ajuda a consciencializar os consumidores que existem alimentos em fim de vida que podem ser consumidos, com a vantagem de terem um preço reduzido”, explica Nuno Plácido. “O selo anti-desperdício ‘Observar, cheirar, provar’, que criámos em 2021 ajuda na compreensão das diferentes datas de validade dos alimentos e é aplicado em produtos com data de durabilidade mínima”.
Um total de 40 marcas já adotaram o selo que pode ser encontrado em 524 produtos. Globalmente, esta iniciativa já se encontra em 12 dos 17 países onde a Too Good To Go atua, com 465 marcas que se juntaram a este movimento no combate ao desperdício.