Terminal de comboio do GLPEA
Futuro parque logístico de Grândola alcança estatuto de projeto de interesse nacional
O Grândola Logistics Park – Euro Atlantic é um projeto de investimento da Qantara Capital, empresa privada suíça de investimento e consultoria, que irá permitir, até ao final do projeto, criar “no mínimo”, mil postos de trabalho
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O futuro parque logístico de Grândola alcançou o estatuto de projeto PIN (Potencial Interesse Nacional) pela CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao Investidor). O Grândola Logistics Park – Euro Atlantic (GLPEA) é um projeto da Qantara Capital, empresa suíça de investimento, que irá permitir, até ao final do projeto, criar “no mínimo”, mil postos de trabalho. A construção do projeto irá arrancar no decurso deste ano e o início das operações está previsto para 2024.
“Trata-se de um investimento de centenas de milhões de euros numa área de 130 hectares divididos em megalotes, com um total de 670 mil metros quadrados de área de construção destinados a logística, indústria e serviços, 300 mil metros quadrados para infraestruturas adjacentes e 330 mil metros quadrados para áreas verdes”, detalha a Qantara Capital, em nota de imprensa.
“Vamos construir a maior plataforma logística privada de Portugal e uma das mais verdes da Europa. A par da expansão no e-commerce e nearshoring, os eventos desde 2020 destacaram a importância estratégica do corredor comercial euro-atlântico, onde Portugal está a tornar-se protagonista. A escala, a localização e a intermodalidade do GLPEA refletem esta nova realidade” salienta Hadrien Fraissinet, CEO da Qantara Capital, citado no documento.
“O GLPEA promove a oportunidade, aos seus ocupantes, de implementarem novos parâmetros de certificação para green building e na garantia da sustentabilidade das suas operações. Esta política verde será fortemente assegurada pela aposta em energia solar e consumo inteligente dos vários recursos”, acrescenta.
O parque logístico ficará ligado à via rápida IC1, a 8km do centro do município de Grândola e da autoestrada A2, e a cerca de 100 km de Lisboa. O projeto tem também ligação ferroviária direta ao corredor internacional sul que, por sua vez, conecta o Porto Internacional de Sines a Espanha. “Com estação ferroviária privada, o GLPEA funcionará como uma plataforma intermodal, uma porta de entrada para a Europa e para o Atlântico”, sublinha o CEO.
A CBRE Portugal assessorará a Qantara Capital no processo de promoção e comercialização do GLPEA. Este parque logístico surge “para dar resposta a uma crescente procura de espaços de dimensão, flexíveis e alinhados com os mais altos padrões a nível de ESG [ Environmental, Social and Corporate Governance], comenta Nuno Torcato, diretor da área de Industrial e Logística da CBRE Portugal.
“Portugal é cada vez mais um destino de players internacionais e as características deste especificas deste projeto, assim como as suas extraordinárias ligações rodoviárias e ferroviárias ao Porto de Sines, a Lisboa, Porto e Espanha irão ajudar a consolidar Portugal como destino preferencial para empresas industriais e intervenientes do sector de supply chain a nível mundial”, destaca, por sua vez, Miguel Alvim, diretor da área de Promoção Imobiliária da CBRE Portugal.