Ana Costa, gestora de trade marketing da Laboratórios Sarbec
“Corine de Farme é uma marca reconhecida pelos portugueses”
Este ano, o grupo Laboratórios Sarbec, mais conhecido pela sua marca Corine de Farme, celebra 33 anos em Portugal. Em 1969, Paul Duprez associa-se a um farmacêutico homeopata e surgem […]
Ana Rita Almeida
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Este ano, o grupo Laboratórios Sarbec, mais conhecido pela sua marca Corine de Farme, celebra 33 anos em Portugal.
Em 1969, Paul Duprez associa-se a um farmacêutico homeopata e surgem as primeiras fórmulas que iriam dar origem aos produtos Corine de Farme. Primeiro com produtos de origem natural para o cuidado e a higiene da pele sensível dos bebés e hoje com produtos de cuidado e beleza com extratos 100% naturais para toda a família não só em França, mas também internacionalmente.
O Hipersuper ouviu Ana Costa, trade marketing manager dos Laboratórios Sarbec, que começa por sublinhar que a marca Corine de Farme tem tido um “percurso de crescimento constante, ao longo dos anos, acompanhando o mercado e as principais tendências. Aumentámos a equipa, as instalações e o mais importante de tudo, aumentámos a confiança junto dos nossos clientes e consumidores”.
Hoje a “Corine de Farme é uma marca reconhecida pelos portugueses” enaltece lembrando, no entanto, que “o empenho e a dedicação são enormes, mas, somos ambiciosos, e queremos ir ainda mais longe. Continuamos a trabalhar para que as nossas marcas cresçam e se fortaleçam.
A Corine de Farme é a marca rainha dos Laboratórios Sarbec “mas trabalhamos as marcas de Perfumes Inessance e Umbro, a marca Evian, uma vez que distribuímos o Brumisateur, na área de desinfeção hospitalar trabalhamos a marca Aseptonet”. “E em 2023 vamos aumentar o nosso portfólio” avança Ana Costa ao Hipersuper.
O nosso jornal quis saber se há algum momento marcante na caminhada da Corine de Farme em Portugal e Ana Costa não tem dúvidas: “ao longo destes 33 anos muitos são os momentos importantes. Faço parte de 17 destes 33 e consigo identificar com muito orgulho o facto de hoje termos uma marca que é reconhecida pelos portugueses como uma marca de qualidade, sustentável e de confiança. Sermos uma das marcas mais importantes da categoria de Bebé é para mim um enorme orgulho, fruto de muito trabalho ao longo destes anos”.
“A nossa maior evolução tem sido nas categorias de Bebé e Higiene íntima, continuamos a trabalhar para aumentar a nossa notoriedade nestas gamas e crescer noutras como é o caso de Géis de Banho” acrescenta.
Compromisso com a sustentabilidade
Ana Costa lembra que o compromisso da Corine de Farme com a natureza é forte, admitindo que é precisamente isso que oferecem de diferenciador. “Não só na formulação dos nossos produtos, como no design ecológico das nossas embalagens para limitar o impacto energético. desenvolvendo produtos e embalagens que respeitem cada vez mais o nosso planeta” afirma.
“Para isso, as nossas embalagens são leves para conter apenas a quantidade certa de produto e utilizamos materiais renováveis, naturais, reciclados, recicláveis, exigindo o mínimo de recursos possível. As nossas toalhitas são feitas de fibras 100% naturais e biodegradáveis. Os nossos frascos PET são 100% reciclados e recicláveis. Os nossos frascos de PE são feitos de plástico de origem 100% vegetal e reciclável” enumera.
“As gerações jovens esperam melhorias concretas na indústria de cosméticos” sublinha, lembrando que na Sarbec “sabemos que nossa marca Corine de Farme incorpora esses valores desde o início e que os desenvolvimentos científicos nos permitem oferecer a melhor experiência aos nossos consumidores, tendo um impacto positivo no meio ambiente”.
“O nosso posicionamento resume a nossa ambição de mudar as regras priorizando soluções positivas para o planeta. Envolveremos os nossos clientes a favor de um fornecimento sustentável dos nossos ingredientes e uma melhor economia circular das nossas embalagens. Iremos ainda mais longe na nossa ambição de proteger os recursos. Participaremos na luta contra as mudanças climáticas implementando soluções positivas de carbono para tornar todo o nosso ciclo neutro em carbono até 2050” avança, referindo que a curto prazo “a nossa ambição é tornar-nos uma empresa B Corp até 2025, o que expressa o nosso compromisso em criar valor de forma sustentável”.
“Torna-se cada vez mais difícil fazer previsões”
2022 “foi um ano difícil para Corine de Farme. No entanto conseguimos encontrar oportunidades com outras marcas”. “Foi um ano repleto de dificuldades económicas, aumentos de preços e algumas ruturas” recorda a responsável.
“Para 2023 estamos apreensivos, torna-se cada vez mais difícil fazer previsões, mas estamos unidos como equipa no sentido de conseguir os melhores resultados este ano” avança.
Lamentando que “como todas as empresas, não conseguimos fugir ao aumento dos PVP’s e à redução de outros investimentos, como é o caso dos Investimentos em Comunicação”, para o ano que agora começa “estamos confiantes que temos uma marca de qualidade e enquadrada com as tendências de mercado. Acreditamos que a marca própria vai ganhar algum terreno, mas também acreditamos que possa haver alguma transferência de consumo das farmácias para os supermercados”.
A Corine de Farme planeia também crescer à boleia do lançamento de novos produtos. “Com a marca Corine de Farme é sempre uma festa em termos de lançamentos, este ano não será exceção. Vamos ter uma nova gama de Cuidados do Rosto, estamos também entusiasmados com a possibilidade de lançar novas marcas em novas áreas de negócio” sublinha ao Hipersuper.