Lidl adota conjunto de medidas internacionais que visam apoiar uma alimentação consciente
O Lidl vai adotar um conjunto de medidas internacionais que visam apoiar uma alimentação consciente, facilitando aos clientes a decisão de compra de produtos saudáveis e sustentáveis, mantendo a sua premissa […]
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O Lidl vai adotar um conjunto de medidas internacionais que visam apoiar uma alimentação consciente, facilitando aos clientes a decisão de compra de produtos saudáveis e sustentáveis, mantendo a sua premissa de máxima qualidade ao melhor preço.
Recorde-se que desde o início do ano, o Lidl deixou de fazer publicidade a produtos alimentares infantis não saudáveis das suas marcas próprias e irá alterar até 2025 as embalagens destes produtos que sejam demasiado apelativas para crianças, como forma de desincentivo ao seu consumo.
O retalhista sublinha em comunicado que está empenhado numa alimentação mais consciente seguindo o seu princípio orientador de ‘Promover a Saúde’, enquanto parte da sua Estratégia de Sustentabilidade e Responsabilidade Social ‘Mais Lidl’, já que assume um papel fundamental de intermediário entre fornecedores e clientes, ao garantir o abastecimento diário de bens à população.
Com uma estratégia ativa para uma Alimentação Consciente, a empresa estabelece objetivos para oferecer aos seus clientes uma melhor gama de produtos até 2025 seguindo três pilares: Alimentação Saudável, Alimentação Sustentável e Transparência e Capacitação, assentes na Segurança alimentar.
A estratégia do Lidl para uma Alimentação Consciente tem por base as descobertas científicas da Planetary Health Diet (Dieta da Saúde Planetária), desenvolvida por cientistas independentes da Comissão EAT-Lancet que surge como resposta aos desafios globais que hoje enfrentamos, nomeadamente a capacidade de alimentar a população mundial de forma saudável e ambientalmente sustentável, e defende assim uma alimentação predominantemente baseada em plantas.
Assim, através de uma abordagem holística, o Lidl está comprometido a reduzir o açúcar, o sal, as gorduras saturadas, o valor energético, os aromas, os conservantes e os corantes nos seus artigos de marca própria, em cooperação com os seus fornecedores, melhorando as receitas de modo a aumentar os seus benefícios nutricionais, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Crianças são prioridade
Sendo os padrões e as tendências alimentares moldados na infância, as crianças serão uma das prioridades do Lidl. O número de crianças em idade escolar com excesso de peso na União Europeia tem vindo a aumentar e as crianças e os adolescentes utilizadores dos meios de comunicação e de plataformas sociais assistem diariamente a pelo menos 15 spots publicitários ou anúncios a alimentos não saudáveis.
Neste sentido, desde o início deste ano o Lidl deixou de fazer publicidade junto das crianças a produtos alimentares infantis não saudáveis das suas marcas próprias, incluindo atividades promocionais na televisão, na rádio, em meios de comunicação social e nos seus folhetos. Adicionalmente, até 2025, o Lidl só venderá alimentos com marketing apelativo para crianças nas embalagens das suas marcas próprias, se estas preencherem os critérios da OMS para alimentos saudáveis, excetuando as épocas festivas como o Natal, Páscoa e Halloween, dado que são ocasiões especiais na vida de uma criança e, portanto, não definem os hábitos alimentares diários.
O Lidl irá também até 2025, aumentar gradualmente a percentagem de cereais integrais nos seus artigos de marca própria e criar transparência ao indicar o conteúdo de fibras alimentares na informação nutricional dos produtos, assim como expandir a percentagem de fontes de proteína de origem vegetal no seu sortido, incluindo novos produtos que suportam uma dieta à base de plantas. De facto, desde 2017 que o Lidl Portugal oferece produtos veganos e vegetarianos da marca própria Vemondo, apelando não só aos consumidores veganos e vegetarianos, mas construindo também uma ponte para todos os clientes rumo a uma dieta à base de plantas. O Lidl irá continuar a apostar e a ajustar o seu sortido nestes produtos e a desenvolvê-los em termos de sabor, aparência, textura, fisiologia nutricional e sustentabilidade.