Nutri-Score: Aldi, Auchan, Danone, Deco, Nestlé e Pingo Doce comunicam sistema simplificado de rotulagem nutricional
O Movimento “Mais Nutri-Score”, apoiado pelas empresas Aldi, Auchan, Danone, Deco Proteste, Nestlé e Jerónimo Martins, lançou uma campanha publicitária com o mote “Descomplica a tua alimentação”

Hipersuper
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
O Movimento “Mais Nutri-Score”, apoiado pelas empresas Aldi, Auchan, Danone, Deco Proteste, Nestlé e Jerónimo Martins, lançou uma campanha publicitária com o mote “Descomplica a tua alimentação”.
A comunicação tem como objetivo consciencializar os portugueses para a importância da avaliação da qualidade nutricional dos alimentos e dar a conhecer o sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score.
O sistema de rotulagem nutricional destina-se a ser usado em alimentos processados e bebidas (não alcoólicas) e ajuda a diferenciar as qualidades nutricionais de diferentes alimentos da mesma categoria. Segundo um estudo publicado na revista científica Nutrients, este é considerado o “sistema mais eficaz para transmitir informações sobre a qualidade nutricional dos alimentos”, ajudando, assim, os portugueses a identificar opções mais saudáveis nas deslocações ao supermercado, afirma o movimento, em comunicado.
Por outro lado, também há estudos que demonstram que “a generalidade dos consumidores não consegue compreender e interpretar os rótulos alimentares, nomeadamente as suas informações nutricionais”. Por isso, Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da Deco Proteste, defende que é “primordial” a adoção de um sistema de rotulagem que simplifique essa informação. “O Nutri-Score é precisamente uma ferramenta que está criada para ajudar o consumidor a compreender a mensagem, ajudando-o a tomar as melhores decisões de forma consciente”, defende.
O Nutri-Score é um “esquema intuitivo, de fácil e rápida compreensão” que pretende ser acessível a toda as pessoas. Está presente na frente das embalagens, e consiste numa escala de cinco cores, às quais correspondem letras: verde-escuro (A), verde-claro (B), amarelo (C), laranja (D) e vermelho (E). O Nutri-Score foi adotado voluntariamente em vários países europeus, como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos e Suíça. Em Portugal, algumas empresas adotaram voluntariamente a utilização deste sistema de rotulagem nutricional simplificado.