Massa enriquecida com fibra aveia com melhor impacto na glicemia
Um estudo desenvolvido pelos alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School (NMS), em conjunto com a Cerealis, concluiu que o esparguete enriquecido com fibra de aveia […]

Hipersuper
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
Esporão reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo
Um estudo desenvolvido pelos alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School (NMS), em conjunto com a Cerealis, concluiu que o esparguete enriquecido com fibra de aveia tem menor impacto na glicemia após a refeição, comparado com o consumo de uma massa sem fibra.
O objetivo da investigação foi identificar o impacto na glicemia (concentração de açúcar no sangue) de uma nova fórmula de esparguete, com maior teor de fibra, e os resultados foram muito positivos. A fibra permite um maior controlo dos níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de glicemia.
A evidência científica mostra, de forma clara e inequívoca, nos últimos 50 anos, que o baixo consumo de fibra está associado a um maior risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, cancro, entre muitas outras doenças crónicas. Em Portugal, dados recentes, mostram que mais de 75% da população não atinge as recomendações diárias de consumo de fibra.
Este estudo, desenvolvido em parceria entre a NMS e a Cerealis, envolvendo estudantes saudáveis, de Nutrição e de Medicina, evidencia a importância da inovação alimentar, baseada na ciência, que possa contribuir para mais saúde.
Esta terça-feira, dia 25 de outubro assinala-se o Dia Mundial das Massas, um alimento natural que pertence ao grupo dos cereais, derivados e tubérculos, e um dos grupos com maior expressão na roda da alimentação mediterrânica. Com uma enorme versatilidade gastronómica, é um alimento adequado para todas as gerações e consumido em diversas culturas. Nas porções adequadas e quando inserida numa alimentação equilibrada, completa e variada, apresenta benefícios para a saúde e deve fazer parte do nosso dia alimentar.