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Logística

DS Smith e Krones apresentam o Eco Carrier, uma alternativa sustentável à película retrátil

É uma parceria entre a DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, com o fornecedor de máquinas e sistemas de embalagem Krones para criar o ECO Carrier, uma alternativa à […]

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DS Smith e Krones apresentam o Eco Carrier, uma alternativa sustentável à película retrátil

É uma parceria entre a DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, com o fornecedor de máquinas e sistemas de embalagem Krones para criar o ECO Carrier, uma alternativa à […]

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É uma parceria entre a DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, com o fornecedor de máquinas e sistemas de embalagem Krones para criar o ECO Carrier, uma alternativa à base de fibras que substitui a película retrátil para multipack de garrafas PET.

Apresentado durante a feira Drinktec, que decorre em Munique até 16 de setembro, o ECO Carrier pode ser implementado com o sistema de mecanização da Krones para a sua gama LitePac Top, que aplica soluções de packaging sustentável em garrafas PET. O sistema utiliza fixadores de cartão canelado para manter as garrafas juntas e é particularmente adequado para garrafas de 1 L a 1,5 L, em multipacks de 2×2 ou 3×2.

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“Os nossos clientes e consumidores procuram soluções mais sustentáveis que não só substituam os plásticos problemáticos como se integrem perfeitamente nas suas linhas de produção” sublinha Marc Chiron, Sales, Marketing & Innovation Director da Divisão de Packaging da DS Smith.

“Através do nosso trabalho com a Krones, reforçamos a nossa capacidade de ajudar os nossos clientes a reduzir a utilização de plástico, a aumentar a reciclabilidade e a efetuar a transição para a economia circular, fornecendo alternativas à base de fibras totalmente recicláveis através de uma solução fácil de implementar” acrescenta.

“A nossa colaboração com a DS Smith representa as nossas ambições comuns em matéria de sustentabilidade, procurando fornecer produtos que se alinhem com o desejo crescente dos consumidores de adotarem estilos de vida que respeitem o clima e o ambiente” refere Wolfgang Huber, Head of Order Center and Assembly, Packaging Technology da Krones.

“Como fornecedor chave-na-mão e com clientes em todo o mundo, temos a experiência, as tecnologias e a capacidade de contribuir substancialmente para os complexos desafios de sustentabilidade de hoje e de amanhã, fazendo uso de maquinaria de embalagem, testada e de última geração, produzida pela Krones” reforça.

A solução Variopac Pro® da Krones foi concebida de modo a poder ser integrada na linha de produção do cliente com o mínimo de perturbações e a máxima eficiência. Os primeiros testes realizados mostraram que a utilização do ECO Carrier é totalmente compatível com a Variopac Pro® da Krones e acompanha as exigências de desempenho da linha.

O ECO Carrier é também totalmente personalizável, permitindo às marcas incorporarem a sua imagem no suporte de cartão das garrafas e na cinta de papel.

Benefícios de sustentabilidade

O ECO Carrier, que está em exposição na Drinktec, em Munique, no stand da Krones, localizado no Hall B6, oferece benefícios ambientais substanciais, para além da substituição do plástico. Concebido com base nas inovadoras Métricas de Design Circular da DS Smith, o ECO Carrier tem potencial para reduzir em 71% a pegada de carbono em comparação com a película retrátil de plástico, é 100% reciclável, 100% proveniente de fontes renováveis e 100% seguro para o planeta.

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Logística

Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, defende Afonso Almeida, presidente da APLOG.

Apresentar, e discutir, os desafios e destacar as soluções para uma logística urbana mais eficiente, inovadora e sustentável é o objetivo da 6ª edição da conferência Cidades & Logística, que a APLOG (Associação Portuguesa de Logística) realiza esta quarta-feira, 2 de abril.

A logística urbana continua a ser um grande desafio para os players do setor. O aumento exponencial das entregas de artigos do compras on-line que veio influenciar a mobilidade na entrega de mercadorias, as infraestruturas, os meios de transporte, o aumento da frequência da entrega com consequências no aumento do tráfego e no congestionamento das cidades, são alguns desses desafios, aos quais as empresas estão a responder, mas que têm que ser trabalhados em parceria com autarquias.

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado e deve ser importante envolver todas as partes interessada, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade”, defendia o presidente da APLOG, Afonso Almeida, ao Hipersuper no seguimento da conferência Cidades & Logística de 2024.

A edição deste ano da conferência Cidades & Logística tem lugar no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, com início às 11h. Vai receber os profissionais e decisores “que querem estar na vanguarda da mobilidade urbana, logística sustentável e inovação nas cidades”, para um programa que ao longo do dia vai debater a logística urbana sustentável, a descarbonização na última milha, o estacionamento, o armazenamento urbano, as entregas silenciosas. Vai ainda apresentar a visão de quem abastece, as novas abordagens à última milha e ainda divulgar o projeto Standtrack.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

ESG

DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas

Ferramenta digital integrada no portal myDPD for Business reforça compromisso com a sustentabilidade e promove decisões logísticas mais ecológicas.

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tagsDPD

A DPD Portugal acaba de lançar uma calculadora de carbono que permite aos seus clientes monitorizar, em tempo real, o impacto ambiental das encomendas. A nova funcionalidade está disponível na plataforma myDPD for Business e insere-se na estratégia de sustentabilidade da empresa, promovendo maior transparência e incentivando escolhas logísticas mais responsáveis.

A ferramenta fornece dados detalhados sobre as emissões de carbono associadas aos envios, recorrendo a filtros personalizáveis que consideram variáveis como o tipo de serviço, país de destino e meio de transporte. A metodologia adotada segue os critérios do GLEC Framework do Smart Freight Centre, assegurando a robustez e credibilidade dos dados.

Rui Nobre, diretor-geral de Operações da DPD Portugal, sublinha: “A sustentabilidade é um pilar essencial da nossa estratégia e a calculadora de carbono é mais um passo fundamental nesse compromisso. Queremos oferecer aos nossos clientes total transparência sobre o impacto ambiental das suas encomendas, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e responsáveis. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com o meio ambiente, numa linha de continuidade com os esforços já em curso”.

E acrescenta: “Atualmente, a nossa aposta na eletrificação da frota e na utilização de biocombustíveis tem permitido evitar a emissão de cerca de 23 toneladas de CO2 por mês, contribuindo ativamente para um setor logístico mais sustentável”.

A DPD tem vindo a reforçar a sua pegada ecológica através da eletrificação da frota e da adoção de biocombustíveis. Atualmente, opera com 207 veículos elétricos em território nacional, evitando a emissão de cerca de 274 toneladas de CO₂ por ano. A transição para entregas 100% elétricas teve início em Lisboa (2021) e foi alargada ao Porto (2023), estando hoje implementada em 14 cidades portuguesas. Em paralelo, cerca de 32% da frota já opera com recurso a HVO, um biocombustível de baixo impacto ambiental.

Com esta nova ferramenta, a DPD Portugal dá mais um passo na concretização da sua política de neutralidade carbónica, alinhada com os objetivos da Geopost e validada pela iniciativa internacional Science Based Targets (SBTi).

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Logística

LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas

Empresa portuguesa finalista nos prémios europeus de referência no setor de transportes especiais, com projeto de elevada complexidade técnica entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro.

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tagsLASO

A LASO Transportes é finalista dos ESTA Awards 2025 na categoria “Transportes > 120 toneladas”. Esta distinção nos prémios europeus do setor de transportes especiais e elevação, resulta de um projeto de transporte excecional realizado em agosto de 2024, envolvendo o deslocamento de duas pontes metálicas, cada uma com 80 toneladas, entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro.

Este transporte especial destacou-se pela sua complexidade técnica e logística, recorrendo a um comboio rodoviário com 73,71 metros de comprimento. As estruturas metálicas transportadas tinham 51,5 metros de comprimento, 4,7 metros de largura e 4,65 metros de altura. A operação exigiu dois meses de planeamento minucioso, incluindo estudos detalhados de rota e o desenvolvimento de sistemas de amarração personalizados.

Executado durante a noite, com velocidade controlada de 20 km/h, o transporte contou com escolta policial e seis viaturas-piloto, garantindo elevados padrões de segurança. A operação utilizou equipamentos especializados como o Tower Adapter e o Selfloader, reforçando a capacidade técnica da equipa da LASO.

“Estar entre os finalistas na categoria > 120 toneladas comprova a nossa capacidade com projetos complexos. Foi uma operação onde cada milímetro contou”, sublinha o responsável pelo transporte.

A entrega dos ESTA Awards está marcada para 10 de abril, em Munique, na Alemanha. A presença da LASO na shortlist destes prémios consolida o posicionamento da empresa como líder ibérica no segmento de transportes especiais e de grande tonelagem.

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João Bento, CEO dos CTT, e Mario Treinen, diretor do Post Courrier
Logística

Parceria estratégica entre CTT e Post Luxembourg reforça apoio à diáspora portuguesa

Os CTT – Correios de Portugal e a Post Luxembourg, operador postal luxemburguês, assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de reforçar os serviços prestados às comunidades portuguesas residentes no Luxemburgo e aos cidadãos luxemburgueses residentes em Portugal.

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Este memorando de entendimento estabelece as linhas gerais de uma colaboração estratégica entre as duas empresas, nomeadamente através do desenvolvimento de serviços, produtos e apoio ao cliente nas áreas de correio, encomendas, logística e suporte informático.

“Este acordo reforça o papel de proximidade dos CTT junto das comunidades portuguesas, onde quer que estas se encontrem. Com esta parceria, facilitaremos ainda mais o acesso aos serviços dos CTT à significativa comunidade emigrante portuguesa no Luxemburgo, reforçando simultaneamente os laços entre os dois países”, sublinha Para João Bento, CEO dos CTT, em comunicado.

Mario Treinen, diretor do Post Courrier, acrescenta “Portugal e o Luxemburgo partilham laços históricos que estamos ansiosos por cultivar também no sector postal. No início deste ano, a PostLuxemburgo assumiu um compromisso importante para com os seus clientes com ligações a Portugal, introduzindo tarifas de encomendas altamente competitivas para o envio de encomendas do Grão-Ducado para Portugal, equiparadas às praticadas para o envio para os países vizinhos. Isto sublinha o potencial que procuramos ampliar através do nosso acordo com os CTT, com o objetivo de fornecer soluções fiáveis e inovadoras que criem valor para ambas as comunidades.”

Esta colaboração permitirá reforçar os serviços prestados à comunidade portuguesa, tendo em conta a forte relação entre os dois países e a importância da comunidade portuguesa no Luxemburgo. Será também avaliado o potencial de investimento conjunto nas áreas de colaboração, nomeadamente em infraestruturas, tecnologia (como cacifos automáticos), inovação e sustentabilidade.

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Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto
Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto
Logística

Empack and Logistics & Automation Porto 2025: “A edição deste ano destaca-se pela forte presença de expositores com soluções inovadoras em sustentabilidade e automação”

Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto, revela ao nosso jornal as principais novidades da 9.ª edição, que incluem avanços em exoesqueletos industriais, embalagens higiénicas para setores sensíveis e soluções de inteligência artificial para otimização logística. Além disso, destaca a crescente presença internacional de expositores e o reforço das áreas dedicadas à automação e à sustentabilidade, pilares fundamentais para o futuro da indústria.

A edição de 2025 da Empack and Logistics & Automation Porto, marcada para 9 e 10 de abril, na Exponor, promete consolidar-se como um dos eventos de referência nos setores da embalagem e logística, trazendo um leque alargado de inovações tecnológicas e sustentáveis. Com mais de 80 expositores e a expectativa de ultrapassar os 3.000 visitantes, a feira aposta em novas iniciativas, como duas salas de congresso, uma aplicação interativa para networking e um press point híbrido para divulgação de novidades em tempo real.

A Empack and Logistics & Automation Porto tem vindo a consolidar-se como um evento de referência no setor. Quais as principais novidades desta edição?
A edição de 2025 apresenta diversas novidades que reforçam o seu posicionamento como evento de referência no setor. Contamos com mais de 80 expositores, oferecendo uma visão abrangente sobre as últimas inovações em embalagem e logística. Introduzimos também duas salas de congressos, onde especialistas nacionais e internacionais irão debater temas essenciais para o futuro da indústria. Além disso, lançamos a App do evento, que facilitará a experiência dos visitantes, permitindo networking, acesso a conteúdos exclusivos e agendamento de reuniões. Teremos ainda um press point híbrido, promovendo a divulgação de novidades do setor em tempo real, e mais Innovation Tours, proporcionando uma visita guiada a soluções disruptivas apresentadas pelos expositores. Entre inúmeras novidades empresariais, muitas das quais só serão reveladas na feira, teremos uma empresa que nos trará os últimos avanços em exoesqueletos (equipamentos vestíveis que combinam engenharia avançada e tecnologia, para aumentar as capacidades físicas dos trabalhadores e reduzir o esforço físico em tarefas repetitivas ou exigentes). Uma outra que apresentará uma palete higiénica, especialmente produzida para acondicionar e movimentar produtos sensíveis (alimentares, farmacêuticos, cosméticos e químicos). Um nosso expositor destacará o primeiro big bag (contentores flexíveis de transporte de volumes) sem costuras nem forros, baseado numa tecnologia revolucionária que resolve os problemas associados aos big bags convencionais cosidos. Um conhecido fabricante internacional mostrará, por sua vez, uma solução baseada em IA que rastreia padrões de erro e minimiza autonomamente o tempo de inatividade e a intervenção humana no processo de picking logístico. Outra marca evidenciará no certame um novo sistema robótico para armazenamento multidirecional de paletes, com o qual pretende redefinir o padrão de armazenamento inteligente no setor. E haverá várias empresas a apresentar os últimos passos que estão a dar no sentido de tornar a pegada de carbono de todo o circuito bem mais sustentável. Mas haverá muitas mais novidades em carteira… Acreditamos que todas elas tornarão a Empack and Logistics & Automation Porto 2025 ainda mais dinâmica, interativa e enriquecedora para expositores e visitantes.

Quantos expositores e visitantes esperam receber este ano? Há um crescimento face a edições passadas?
A nossa previsão para 2025 aponta para um crescimento tanto no número de expositores como no de visitantes. Esperamos receber mais de 3.000 visitantes e contamos com a presença de mais de 80 expositores, o que representa um aumento significativo face à última edição. Nestas últimas semanas estamos a fazer tudo para que esse crescimento ronde os 20%. Este crescimento reflete o posicionamento consolidado da feira e o interesse gradualmente crescente do mercado pelas soluções apresentadas no evento. A três semanas da feira, mais de 40% das empresas confirmadas nesta 9.ª edição são internacionais. Espanha estará representada por mais de 30 operadores económicos, por exemplo, mas há também expositores da Alemanha, da Irlanda e da Suécia.

O evento divide-se em duas grandes áreas – Empack e Logistics & Automation. O que os visitantes podem esperar em cada uma delas?
A Empack reúne as principais inovações no setor da embalagem, destacando soluções que vão desde materiais sustentáveis até tecnologia avançada de impressão e etiquetagem. Os visitantes poderão conhecer as últimas novidades em máquinas de embalagem, soluções de packaging ecológico, rótulos inteligentes e novas tendências de design. O objetivo é ajudar as empresas a otimizar os seus processos e tornar o packaging mais eficiente e sustentável. Já a Logistics & Automation foca-se na intralogística, logística e transporte, trazendo expositores especializados em gestão de armazéns, automação de processos, robótica, software logístico e soluções para otimizar a cadeia de abastecimento. Nesta área, os visitantes encontrarão tecnologias que impulsionam a eficiência operacional e reduzem custos, com demonstrações ao vivo de equipamentos e sistemas inovadores. Ambas as áreas, que abrangem uma vintena de segmentos de atividade, proporcionam um espaço de conhecimento e networking essencial para os profissionais que procuram estar na vanguarda do setor.

Sustentabilidade e automação são temas cada vez mais centrais na logística e na embalagem. Como é que estas tendências se refletem na edição deste ano da feira?
A edição deste ano da Empack and Logistics & Automation Porto destaca-se pela forte presença de expositores que oferecem soluções inovadoras em sustentabilidade e automação. Empresas especializadas em materiais de embalagem ecológicos, tecnologias de reciclagem e processos de produção sustentáveis estarão presentes, permitindo aos visitantes explorar opções que reduzem o impacto ambiental das suas operações. Paralelamente, a automação será um dos focos principais, com expositores a apresentar avanços em robótica, sistemas de gestão automatizada de armazéns e soluções de inteligência artificial aplicadas à logística. Estas tecnologias visam aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e otimizar a cadeia de abastecimento. Além das exposições, o congresso contará com sessões dedicadas a estes temas, onde especialistas discutirão as últimas tendências e desafios na implementação de práticas sustentáveis e tecnologias automatizadas no setor. Estas conferências proporcionarão insights valiosos e oportunidades de networking para profissionais interessados em transformar as suas operações através da sustentabilidade e automação.

O setor da logística e da embalagem tem enfrentado desafios significativos, desde a digitalização até às cadeias de abastecimento globais. Como olha para o estado atual dos setores?
O setor enfrenta desafios complexos, mas também oportunidades significativas. A digitalização tem acelerado a eficiência operacional, enquanto a automação e a inteligência artificial impulsionam a competitividade. No entanto, questões como a resiliência das cadeias de abastecimento e a necessidade de maior sustentabilidade continuam a ser temas prioritários. A Empack e Logistics & Automation Porto surge como um espaço essencial para discutir soluções e apresentar inovações que ajudam as empresas a superar estes desafios.

Há novidades ao nível das conferências ou iniciativas de networking?
Sim, este ano reforçamos o programa de conferências com duas salas de congresso, onde especialistas do setor irão abordar os temas mais relevantes da embalagem e logística, desde inovação e automação até sustentabilidade e inteligência artificial. Um dos grandes destaques será a presença de um keynote speaker internacional, que trará uma visão global sobre inovação e transformação digital no setor. Além disso, estamos a introduzir novas iniciativas de networking, como sessões de matchmaking através da nova app do evento. Esta funcionalidade permitirá que expositores e visitantes se conectem de forma mais eficiente, facilitando o agendamento de reuniões, a troca de contactos estratégicos e a criação de oportunidades de negócio personalizadas. A app será uma ferramenta essencial para maximizar a experiência na feira, ajudando os participantes a encontrar os parceiros certos e a otimizar o seu tempo no evento.

A inteligência artificial está a redefinir o mundo dos negócios. Na sua opinião, neste setor também está a ser um fator de diferenciação para uma maior competitividade?
Sem dúvida. A inteligência artificial está a transformar a logística e a embalagem ao otimizar processos, prever tendências de consumo e aumentar a eficiência operacional. Soluções como algoritmos preditivos, automação de armazéns e análise de dados em tempo real estão a permitir que as empresas tomem decisões mais informadas e melhorem a sua competitividade.

Quais são os planos para o crescimento da Empack and Logistics & Automation Porto nos próximos anos? Podemos esperar alguma expansão ou novas áreas temáticas?
A nossa ambição é continuar a crescer e a trazer inovação ao setor. Estamos a estudar a expansão do evento para incluir novas áreas temáticas, como inteligência artificial aplicada à logística e packaging. Além disso, queremos fortalecer a internacionalização da feira, atraindo ainda mais expositores e visitantes de mercados estratégicos.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Logística

Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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tagsAplog

Está de regresso o Prémio Excelência Logística (PEL), iniciativa da APLOG que visa promover e estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, através do reconhecimento público de projetos, profissionais e organizações que se destaquem na evolução do setor.

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp.

Na categoria PEL Empresa, o objetivo é premiar organizações cuja atuação se distingue pela excelência na implementação de soluções logísticas inovadoras, capazes de servir como referência e incentivo à adoção de novos modelos de competitividade. O prémio destina-se a empresas que operem em território nacional, incluindo os setores primário, industrial, serviços, retalho, grossistas, operadores logísticos, setor público e organizações não governamentais, bem como consultoras e empresas de tecnologias de informação em parceria com clientes.

Já a categoria PEL Academia pretende distinguir trabalhos académicos, cursos, programas de mestrado ou instituições de ensino que promovam a inovação e o conhecimento aplicado ao setor logístico, com impacto relevante na investigação e aplicabilidade prática nas empresas.

Por fim, a categoria PEL StartUpp reconhece projetos empreendedores com um produto mínimo viável e forte componente de inovação tecnológica aplicada à logística, nomeadamente nas áreas de armazém, última milha, transportes, logística de produção ou soluções digitais com impacto nos processos logísticos.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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Logística

DHL Group cria parceria com ONU para melhorar a logística humanitária

O DHL Group e a Organização Internacional para as Migrações assinaram um acordo de parceria global para aprimorar a logística humanitária e os projetos de assistência.

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A colaboração entre o DHL Group e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) abrange iniciativas em várias regiões, com projetos no Quénia, Líbano, Sudão e Turquia, bem como programas de capacitação planeados para a Grécia e o Panamá.

O novo acordo estabelece uma estrutura legal formal para a colaboração, minimizando potenciais entraves e permitindo uma coordenação eficaz em diversos projetos, informa a DHL  num comunicado, onde acrescent que  o seu programa GoHelp “expande os esforços de preparação e resposta a catástrofes, otimizando a entrega de ajuda e a resiliência das comunidades”.

“Esta parceria fortalece o nosso compromisso com a logística humanitária, aperfeiçoando a nossa capacidade de coordenar e gerir respostas, garantindo que a ajuda crucial chega a quem precisa,” afirmou Mayyada Ansari, global head of GoHelp – Disaster Preparedness & Response.

“A nossa parceria com a DHL exemplifica a nossa dedicação partilhada em apoiar aqueles que mais necessitam em tempos de crise,” declarou Catalina Devandas, IOM director general representative and senior director for Partnerships, Advocacy, and Communications.

Um exemplo desta colaboração ocorreu em 2024, quando as inundações no Quénia deslocaram milhares de pessoas e comprometeram o acesso à água potável. O DHL GoHelp garantiu que 1000 filtros de água, essenciais para fornecer água potável, doados pelos EUA chegassem ao Quénia. O DHL GoHelp coordenou o projeto, enquanto a sua equipa de resposta a desastres no Quénia auxiliou na montagem e distribuição dos kits de filtros às comunidades afetadas.

 

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Logística

Grupo Paulo Duarte premeia desempenho de motoristas

O Grupo Paulo Duarte acaba de lançar os prémios Best Driver Paulo Duarte, uma iniciativa anual que pretende reconhecer e premiar os motoristas pelo desempenho de excelência das suas funções.

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Trata-se de mais uma iniciativa do Grupo, criada no âmbito do trabalho desenvolvido pelo departamento de ECO-Drive e Gestão de Eficiência, para reforçar o seu compromisso com a valorização das Pessoas, a segurança rodoviária, a sustentabilidade e a eficiência das operações.

“Esta iniciativa é mais uma oportunidade para reconhecermos os motoristas que conseguem manter um nível de desempenho elevado, e constante ao longo do ano, e em simultâneo para motivarmos outros a melhor a sua performance”, sublinha António Paulo Duarte, CEO do Grupo Paulo Duarte.

Atrair, motivar e fixar bons trabalhadores é fundamental, principalmente “no atual panorama do setor dos transportes, onde a escassez de mão de obra e a exigência por maior eficiência são desafios constantes”, acrescenta. “A consciencialização rodoviária e a formação contínua são pilares fundamentais para um setor mais seguro, eficiente e atrativo”, sublinha ainda.

A distinção dos motoristas é realizada com base numa avaliação conjunta de diferentes indicadores nomeadamente média anual de pontuação de performance e de consumo, registo de sinistros, infrações laborais, entre outros. O objetivo destes prémios passa não só por reconhecer os profissionais que se destacam pelo seu desempenho, mas, também, incentivar uma condução mais eficiente e segura, contribuindo para um setor mais profissionalizado e atrativo.

Além destes prémios anuais, o Grupo Paulo Duarte premeia mensalmente os motoristas pelo seu nível de desempenho, estratégia que visa reforçar a importância da melhoria contínua e da motivação dos seus motoristas

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Logística

Luís Simões e Reta distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024

O reconhecimento foi concedido pela Cotec Portugal às duas empresas pelo seu compromisso para com a Inovação e a Sustentabilidade.

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A Luís Simões e a Reta – Serviços Técnicos e Rent-a-Cargo, S.A., empresa líder na venda, aluguer, manutenção e reparação de veículos de transporte, pertencente ao Grupo Luís Simões, foram distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024, um reconhecimento atribuído pela Cotec Portugal.

A Cotec Portugal tem vindo a destacar as empresas com maior capacidade de inovação e impacto sustentável na economia através de diversos reconhecimentos. Esta mais recente distinção, outorgada pela primeira vez nesta edição de 2024, segue um rigoroso processo de avaliação baseado na norma VSME/ESRS, e é concedida a empresas que demonstrem compromisso inequívoco com a Inovação e Sustentabilidade e que contribuam ativamente para a transformação e competitividade da economia nacional.

“Receber o Estatuto Inovadora Evolution 2024 reflete o compromisso da LS para com inovar de forma sustentável, aliando tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental para oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes. Continuaremos a investir no futuro da logística com soluções que estejam cada vez mais alinhados com estes dois pilares incontornável da nossa estratégia (Sustentabilidade e Inovação), e que ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento do setor e da economia nacional,” afirmou António Fernandes, diretor de Inovação de Projetos da Luís Simões.

“Este reconhecimento da Cotec reforça a aposta da Reta na implementação de soluções tecnológicas avançadas e na otimização de processos, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes serviços de manutenção e reparação mais eficientes, seguros e sustentáveis. Este prémio motiva-nos a continuar a investir em soluções que contribuam para a evolução do setor e para um futuro mais sustentável,” sublinhou Rui Simões, administrador da Reta.

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Logística

A celebrar 17 Anos a Rotom Portugal conquista dupla distinção da Scoring

A empresa foi nomeada uma das 10 melhores PME do setor de madeiras a nível nacional e também uma das 10 melhores PME na região de Leiria.

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Distinguida em 2023 com o título de PME Excelência, a Rotom Portugal está a celebrar 17 anos e recebeu agora duas importantes distinções da Scoring: foi considerada uma das 10 melhores PME do setor de madeiras a nível nacional e também uma das 10 melhores PME na região de Leiria.

“Este é um marco importante para a nossa empresa, especialmente ao celebrarmos 17 anos de história em Portugal. Estar entre as 10 melhores PME do setor de Madeiras em Portugal e da região de Leiria é um reconhecimento que reflete o trabalho árduo, a inovação constante e o compromisso com a qualidade que a nossa equipa tem demonstrado ao longo dos anos”, sublinhou Miguel Correia, gerente da Rotom Portugal.

“Estas distinções são fruto do esforço coletivo da nossa equipa, dos nossos parceiros e da confiança que os nossos clientes depositam em nós. A Rotom Portugal tem se destacado por fornecer soluções logísticas inovadoras e de alta qualidade, sempre com foco na sustentabilidade e na adaptação às necessidades do mercado. Este reconhecimento pela SCORING reforça o nosso compromisso em continuar a crescer e contribuir para o desenvolvimento económico da nossa região e do país”, acrescentou o responsável.
A Scoring reconheceu o desempenho financeiro da Rotom Portugal, destacando a sua capacidade “de superar os desafios do mercado e de se manter na vanguarda do setor logístico”. A distinção como uma das melhores PME da Região de Leiria é particularmente significativa para a empresa, “já que a região é estratégica para o crescimento económico de Portugal”, destaca num comunicado.

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