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DS Smith e Krones apresentam o Eco Carrier, uma alternativa sustentável à película retrátil

É uma parceria entre a DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, com o fornecedor de máquinas e sistemas de embalagem Krones para criar o ECO Carrier, uma alternativa à […]

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DS Smith e Krones apresentam o Eco Carrier, uma alternativa sustentável à película retrátil

É uma parceria entre a DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, com o fornecedor de máquinas e sistemas de embalagem Krones para criar o ECO Carrier, uma alternativa à […]

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É uma parceria entre a DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, com o fornecedor de máquinas e sistemas de embalagem Krones para criar o ECO Carrier, uma alternativa à base de fibras que substitui a película retrátil para multipack de garrafas PET.

Apresentado durante a feira Drinktec, que decorre em Munique até 16 de setembro, o ECO Carrier pode ser implementado com o sistema de mecanização da Krones para a sua gama LitePac Top, que aplica soluções de packaging sustentável em garrafas PET. O sistema utiliza fixadores de cartão canelado para manter as garrafas juntas e é particularmente adequado para garrafas de 1 L a 1,5 L, em multipacks de 2×2 ou 3×2.

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“Os nossos clientes e consumidores procuram soluções mais sustentáveis que não só substituam os plásticos problemáticos como se integrem perfeitamente nas suas linhas de produção” sublinha Marc Chiron, Sales, Marketing & Innovation Director da Divisão de Packaging da DS Smith.

“Através do nosso trabalho com a Krones, reforçamos a nossa capacidade de ajudar os nossos clientes a reduzir a utilização de plástico, a aumentar a reciclabilidade e a efetuar a transição para a economia circular, fornecendo alternativas à base de fibras totalmente recicláveis através de uma solução fácil de implementar” acrescenta.

“A nossa colaboração com a DS Smith representa as nossas ambições comuns em matéria de sustentabilidade, procurando fornecer produtos que se alinhem com o desejo crescente dos consumidores de adotarem estilos de vida que respeitem o clima e o ambiente” refere Wolfgang Huber, Head of Order Center and Assembly, Packaging Technology da Krones.

“Como fornecedor chave-na-mão e com clientes em todo o mundo, temos a experiência, as tecnologias e a capacidade de contribuir substancialmente para os complexos desafios de sustentabilidade de hoje e de amanhã, fazendo uso de maquinaria de embalagem, testada e de última geração, produzida pela Krones” reforça.

A solução Variopac Pro® da Krones foi concebida de modo a poder ser integrada na linha de produção do cliente com o mínimo de perturbações e a máxima eficiência. Os primeiros testes realizados mostraram que a utilização do ECO Carrier é totalmente compatível com a Variopac Pro® da Krones e acompanha as exigências de desempenho da linha.

O ECO Carrier é também totalmente personalizável, permitindo às marcas incorporarem a sua imagem no suporte de cartão das garrafas e na cinta de papel.

Benefícios de sustentabilidade

O ECO Carrier, que está em exposição na Drinktec, em Munique, no stand da Krones, localizado no Hall B6, oferece benefícios ambientais substanciais, para além da substituição do plástico. Concebido com base nas inovadoras Métricas de Design Circular da DS Smith, o ECO Carrier tem potencial para reduzir em 71% a pegada de carbono em comparação com a película retrátil de plástico, é 100% reciclável, 100% proveniente de fontes renováveis e 100% seguro para o planeta.

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Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

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A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Logística

HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns

Portugal foi o país escolhido pelo Grupo Havi para receber este projeto-piloto, pela dimensão adequada e qualificação das suas equipas

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A Havi, empresa global de soluções de cadeia de abastecimento para o setor da restauração, está a implementar o primeiro sistema de gestão de armazéns (WMS) da Infor, no seu centro de distribuição do Porto. “Este projeto-piloto implementado em Portugal representa um marco significativo na estratégia de transformação digital global da empresa”, destaca a multinacional, que refere ser este “um sistema avançado que ajuda na standadização”. “Utiliza ferramentas para melhorar a precisão do inventário, maximizar a utilização do espaço disponível, aumentar a eficiência do trabalho e melhorar a qualidade do serviço ao cliente. Para além disso, acompanha e controla o fluxo físico de mercadorias e o fluxo de informações à medida que os produtos circulam pelo armazém”, explica.

As características do centro de distribuição do Porto levaram a que fosse escolhido como instalação pioneira para testar este sistema, já que tem capacidade de servir como modelo para futuras implementações. Para a empresa, a implementação deste sistema no centro de distribuição do Porto “é um marco fundamental na jornada de transformação da Havi, e resulta da colaboração excecional, dedicação e trabalho árduo de todas as equipas envolvidas”, sublinha Luís Ferreira, Managing Director da Havi Portugal. “Este é um passo estratégico para reforçar a segurança das TI, simplificar operações e continuar a definir os padrões de referência do setor. Para além disso, com esta solução colocamos Portugal na vanguarda da mudança e tornamo-nos um exemplo a seguir por outros países”, conclui.

Fundada em 1974, a empresa serve mais de 300 clientes em mais de 100 países, com soluções na aquisição, no armazenamento ou na entrega de produtos.

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Logística

Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional

A organização da Empack e Logistics & Automation Porto defende que o crescimento do comércio eletrónico em Portugal tem ajudado a implementar soluções logísticas mais ágeis e flexíveis. 

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As embalagem e logística portuguesas têm melhorado a eficiência operacional, garantem os especialistas da cimeira nacional que representa toda a cadeia de valor do setor. A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai realizar-se na Exponor, de 9 a 10 de abril.

Andrea Iorio, um dos maiores palestrantes internacionais sobre transformação digital, inteligência artificial e inovação, é keynote speaker do programa de conferências que decorre em paralelo. Defende que o setor logístico português “está a passar por uma transformação muito significativa, marcada pela digitalização e automação dos processos”. Uma evolução em que “é notória a adoção de tecnologias avançadas”, como sistemas de gestão de armazéns automatizados e soluções de rastreamento em tempo real, que, por sua vez, “têm melhorado a eficiência operacional global, bem como a imagem que os operadores internacionais possuem do mercado luso”.

“O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável”, afirma Oscar Barranco

Um quadro geral para o qual tem “sido determinante” o crescimento do comércio eletrónico no país, que fomentou a adoção de “soluções logísticas mais ágeis e flexíveis para atender às expectativas dos consumidores”, assegura, por sua vez, Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia e um dos responsáveis pela Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Com a 9.ª edição em marcha, a análise de Oscar Barranco reflete a perspetiva de vários especialistas que têm colaborado com a organização do certame. “O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável, impulsionado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. As empresas estão a investir em materiais ecológicos e em designs que facilitam a reciclagem e a reutilização, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, sublinhou.

Para a edição deste ano, ainda com as inscrições a decorrer, a equipa de trabalho organizativa já assegurou a participação de 82 operadores do setor, “o que, a dois meses da cimeira, significa um crescimento de 17% relativamente à última edição”. O certame receberá a visita de líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem e gestores. Da agenda de atividades complementares da Empack e Logistics & Automation Porto 2025 fazem ainda parte pequenas visitas guiadas, que permitirão aos visitantes conhecer as principais inovações dos expositores presentes.

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ESG

Tetra Pak vence categoria de Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025

O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares. 

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A Tetra Pak foi distinguida na categoria Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025 pelo Plano de Proteção da Natureza. O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares.

Em 2024, a Tetra Pak lançou o Plano de Proteção da Natureza, uma estratégia abrangente para abordar os impactos relacionados com o ambiente em toda a cadeia de valor, que se baseia em mais de 20 objetivos mensuráveis e ações práticas, que definem a contribuição da empresa para travar e inverter a perda de natureza, apoiar a recuperação dos ecossistemas e melhorar a segurança da água.

O Plano de Proteção da Natureza aborda ainda os impactos relacionados com fornecedores e clientes, incluindo o fim da vida útil das embalagens.

A Tetra Pak sublinha, em comunicado, que já foram feitos progressos significativos. Nas próprias operações, a Tetra Pak tem como objetivo reduzir a extração total de água em 35% até 2030 (a partir de uma baseline de 2019). A fábrica da Tetra Pak em Kunshan, na China, é um exemplo de sucesso, com a recolha de água da chuva implementada para irrigar mais de 6000 m² de plantas verdes, reduzindo o consumo anual de água em mais de 120 toneladas, refere.

“É uma honra receber esta distinção dos SEAL Awards pelo nosso Plano de Proteção da Natureza. Este reconhecimento destaca o nosso compromisso para reverter e travar a perda de biodiversidade, reduzindo os impactos negativos da nossa cadeia de valor no ambiente e apoiando a restauração das paisagens.” refere Francesca Priora, Vice President, Climate & Nature da Tetra Pak.

“Estamos orgulhosos de colaborar com clientes, fornecedores e parceiros na nossa jornada para restaurar os ecossistemas e melhorar a resiliência da água. Esta estratégia abrangente é uma das formas como estamos a trabalhar em conjunto para transformar os sistemas alimentares e garantir um futuro mais seguro, mais resiliente e mais sustentável para todos.”, acrescenta.

O Plano de Proteção da Natureza da Tetra Pak também foi reconhecido pela “It’s Now for Nature”, uma campanha global conjunta liderada pela Business for Nature, uma coligação que reúne mais de 100 organizações parceiras influentes e empresas com uma visão de futuro para “promover uma ação empresarial credível e ambição política para alcançar uma economia favorável para a natureza até 2030”.

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Smurfit Westrock reforça aposta no talento jovem com uma nova edição do Young Talent Programme

O Young Talent Programme é um programa de desenvolvimento profissional destinado a jovens profissionais com 1 a 3 anos de experiência nas áreas de Sales & Marketing, Operações e Finanças, que quer potenciar o talento através de projetos estratégicos que terão um impacto direto na operação global da Smurfit Westrock.

A Smurfit Westrock apresenta o Young Talent Programme, um programa de desenvolvimento profissional destinado a jovens profissionais com 1 a 3 anos de experiência nas áreas de Sales & Marketing, Operações e Finanças, e que quer potenciar o talento através de projetos estratégicos que terão um impacto direto na operação global da Smurfit Westrock.

“Programas como este não só representam uma oportunidade excecional para jovens com talento, como também são uma aposta estratégica para o crescimento e o sucesso de empresas como a nossa. Na Smurfit Westrock, queremos contratar hoje os líderes de amanhã. Por isso, cada fase do programa foi concebida para oferecer a estes jovens uma visão integral do negócio, disponibilizando-lhes as ferramentas e a experiência prática necessárias para se tornarem nos líderes do futuro. Exemplo disso é esta quarta edição, demonstrativa da aposta do Grupo na atração e desenvolvimento do talento”, sublinha Juan José Medina, diretor de RH da Smurfit Westrock Espanha, Portugal, Marrocos.

“Na Smurfit Westrock procuramos os melhores para fazerem parte das nossas equipas; mentes inquietas, comprometidas e determinadas a fazer a diferença. Esta nova edição do nosso Young Talent Programme mostra que é muito mais do que uma iniciativa; é um reflexo da nossa aposta no talento jovem como motor da inovação e da mudança. Promovemos o desenvolvimento destes jovens oferecendo oportunidades únicas num contexto que propicia o crescimento profissional e pessoal. Acreditamos convictamente que investir no talento jovem nos distingue e nos posiciona para construir um futuro mais brilhante”, acrescenta Ignacio Sevillano, CEO da Smurfit Westrock para Espanha, Portugal e Marrocos.

Em colaboração com a Adecco, haverá um processo de seleção que incluirá avaliações de competências, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais, e em que serão selecionados os profissionais aptos para a próxima edição Young Talent Programme.

A Smurfit Westrock avança que  os selecionados farão parte de um programa estruturado de 27 meses durante o qual participarão em três projetos rotativos, cada um com uma duração aproximada de 9 meses, destinados a desenvolver capacidades técnicas, de gestão e liderança, preparando os participantes para assumir lugares chave na empresa.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Fotografia Wizerunkowa.
Your Professional Image.
www.ArekMarkowicz.pl

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GLS Group integra redes dos EUA e Europa

Esta nova ligação permite envios diretos entre os EUA e a Europa, em 40 países.

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A GLS reforça a sua presença internacional ao integrar os serviços da GLS US na sua rede europeia. Esta nova ligação permite envios diretos entre os EUA e a Europa, em 40 países, garantindo tempos de entrega mais curtos e uma experiência ainda mais eficiente para os clientes, sublinha a empresa em comunicado.

“A integração da GLS US com a nossa rede europeia é um marco na nossa estratégia global. Ao ligarmos diretamente os EUA à Europa, estamos a abrir portas a novos serviços e oportunidades para os nossos clientes.”, destaca Karl Pfaff, Chief Executive da GLS Group, em comunicado.

“A ligação direta com a nossa rede europeia representa uma evolução significativa. Esta integração fortalece a nossa presença transatlântica e oferece soluções de entrega aprimoradas, garantindo acesso direto a novos mercados. É mais um passo no nosso compromisso de proporcionar um serviço internacional superior e contínuo.”, sublinha Milo Kars, managing director da GLS International.

A GLS Group sublinha também em comunicado que se prepara para integrar também o Canadá na sua rede,
reforçando ainda mais a oferta de entregas internacionais.

 

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Garland com nova linha de grupagem regular entre Maia e Casablanca

A empresa transitária volta a reforçar a sua presença em Marrocos, com uma linha de grupagem regular entre a Maia e Casablanca.

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A Garland Transport Solutions, empresa transitária que disponibiliza soluções de transporte rodoviário, marítimo e aéreo do Grupo Garland, criou uma nova parceria com a Transport et Conseil en Logistique (TCL), consolidando a sua presença no mercado marroquino.

A partir desta sexta-feira, 7 de fevereiro, a Garland passa a oferecer uma linha de grupagem regular entre a Maia e Casablanca. “Este novo serviço garante previsibilidade nas operações, com preços competitivos e um tempo de trânsito reduzido, entre dois a três dias”, informa a empresa que atua nas áreas de logística, transportes e navegação. Com saídas fixas às sextas-feiras, esta linha direta entre a Maia e Casablanca, tem chegada prevista entre segunda e terça-feira.

A solução permite que os clientes escolham entre o levantamento da mercadoria no Hub do parceiro em Casablanca ou a entrega direta ao destinatário final mediante solicitação. “O novo serviço beneficiara principalmente setores como a indústria automóvel e de componentes, o têxtil e moda, equipamentos eletrónicos, bens de consumo e grande consumo, assim como ma quinas e peças industriais”, conclui a Garland.

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InPost ultrapassa os dois mil lockers na Península Ibérica

Poucos depois de ter ultrapassado os 12 mil pontos de entrega em Portugal e Espanha, a empresa instalou o seu 2001º locker na região ibérica.

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“Chegar aos 2.001 lockers em Portugal e Espanha é uma notícia que nos deixa muito entusiasmados. É um marco que representa um grande passo em frente na nossa capacidade de oferecer um serviço mais eficiente e acessível aos nossos clientes. Este sistema inovador não só melhorará a experiência de entrega, como também permitirá aos nossos utilizadores levantar as suas encomendas de forma mais cómoda e segura, a qualquer hora do dia”, destacou Marc Vicente, CEO da InPost na Península Ibérica.

A empresa tecnológica especializada em entregas não domiciliárias tinha ainda anunciado, há poucos dias, que atingiu os 12 mil pontos pack e lockers. No final de 2024, havia em Portugal 107 lockers e 2.276 pontos pack.

A empresa ultrapassou os 82 mil pontos de recolha nos nove países europeus em que está presente. “Destes, quase 47 mil são lockers e mais de 35 mil são pontos pack, na sua maioria lojas de comércio local que recebem as encomendas dos utilizadores e as armazenam até à sua recolha”, revela. A InPost também presta serviços de correio e distribuição a empresas de comércio eletrónico, trabalhando com cerca de 100 mil retalhistas eletrónicos. Só em 2023, a empresa tratou 892 milhões de encomendas.

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Grupo Paulo Duarte investe 11M€ na renovação e ampliação da frota

O Grupo Paulo Duarte acaba de reforçar a aposta na modernização e sustentabilidade das operações com um investimento de 11 milhões de euros, realizado na aquisição de 120 novos veículos. 

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Os primeiros veículos já foram entregues e a previsão é que, até ao final do primeiro semestre deste ano, toda a nova frota esteja em circulação, refere a empresa em comunicado.

“A nossa ambição é seguir a rota de crescimento do Grupo e, para isso, assumimos o investimento na sustentabilidade como um fator de diferenciação e aumento de eficiência. Temos apostado significativamente em novas tecnologias, que já nos permitem monitorizar, gerir e tomar decisões mais eficazes na nossa operação e na renovação da nossa frota, tornando-a mais eficiente e com menor impacto ambiental”, destaca Gustavo Paulo Duarte, CEO do Grupo Paulo Duarte.

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