Sovena dá mais um passo na descarbonização da fábrica do Barreiro
O objetivo da dona das marcas Oliveira da Serra e Fula, é produzir a sua própria energia, dando mais um passo no compromisso da neutralidade carbónica
Hipersuper
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
O Grupo Sovena vai avançar com a instalação de painéis fotovoltaicos na fábrica do Barreiro, distrito de Setúbal. O objetivo da dona das marcas Oliveira da Serra e Fula, é produzir a sua própria energia, dando mais um passo no compromisso da neutralidade carbónica.
A Sovena vai instalar cerca de 1.600 painéis fotovoltaicos, numa área aproximada de 6.000 metros quadrados, nas coberturas dos edifícios desta unidade industrial. Com uma produção prevista de 1,3 GWh/ano, este projeto, que deverá ficar concluído no segundo trimestre do ano, representa mais de 15% do consumo total da fábrica, permitindo reduzir 265 toneladas anuais de emissões de CO2.
O objetivo deste investimento passa por “reduzir a pegada ecológica da nossa atividade, através da eficiência na utilização de recursos naturais, da transição energética e da redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), promovendo a circularidade dos nossos subprodutos e embalagens”, comenta Jorge de Melo, CEO da Sovena, citado em nota de imprensa.
A primeira experiência da Sovena na colocação de painéis fotovoltaicos ocorreu nas instalações em Brenes, Espanha, estando já em funcionamento. A empresa tem em análise um projeto semelhante para a fábrica de Plasencia e para os dois lagares que detém naquele país.
Também nas suas herdades, do universo Nutrifarms, foram já instalados painéis solares em duas propriedades, estando prevista a instalação em mais cinco herdades até ao final deste ano.
Além de Portugal, a empresa tem como objetivo ser 100% verde no consumo da sua energia em 2023, nas suas operações em Espanha, Estados Unidos da América e Brasil.