Sonae Sierra anuncia joint venture para investir em centros ibéricos incluindo futura expansão do Colombo
A Sonae Sierra anunciou este sábado, em comunicado à CMVM, que chegou a acordo as empresas APG (dos Países Baixos), Elo (Finlândia) e Allianz Real Estate (gestor de investimentos imobiliários do grupo Allianz) para a criação de uma joint venture que visa trazer valor ao imobiliário de retalho na Península Ibérica
Ana Catarina Monteiro
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
iServices atendeu mais de 700 mil clientes em 2024 e evitou 127 toneladas de resíduos eletrónicos
Dodot lança aplicação Dodot VIP em Portugal com fraldas grátis e benefícios exclusivos para famílias
Luís Simões ultrapassou 27 milhões de entregas no Natal
A Sonae Sierra anunciou este sábado, em comunicado à CMVM, que chegou a acordo as empresas APG (dos Países Baixos), Elo (Finlândia) e Allianz Real Estate (gestor de investimentos imobiliários do grupo Allianz) para a criação de uma joint venture que visa trazer valor ao imobiliário de retalho na Península Ibérica.
O acordo dá origem ao fundo Sierra Prime e inclui seis centros comerciais, nomeadamente, os centros Colombo, Vasco da Gama e CascaiShopping, em Lisboa; o NorteShopping, na área metropolitana do Porto; Plaza Mayor e o recentemente inaugurado McArthurGlen Designer Outlet Málaga, ambos instalados em Málaga (Espanha). Os ativos representam valor bruto acima dos 3.000 milhões de euros – 1.800 milhões numa base proporcional, explica a empresa.
Para a formação da joint venture, a Sonae Sierra e a APG venderam 50% das participações detidas neste portfólio de ativos à Allianz e à Elo, tendo encaixado, em conjunto, “aproximadamente 525 milhões de euros”. Assim, cada um dos quatro investidores tem uma participação de 25% por um horizonte temporal de 15 anos.
O Sierra Prime representa um esforço de investimento em iniciativas para melhorar o perfil e retorno dos centros. Entre os investimentos previstos está uma futura expansão do centro comercial Colombo.
De acordo com o comunicado emitido à CMVM, o centro lisboeta vai alargar a “novas lojas de moda, uma praça de alimentação de última geração, uma nova zona de desporto e de moda e uma nova zona de luxo (moda)”. Além disso, será construída uma nova torre de escritórios com 35.000 metros quadrados.
No total, está previsto um aumento de 10.500 metros quadrados do Colombo, num processo a desenvolver-se em “várias fases” que arrancará em 2021 e deve ficar concluído em 2023.
Outro dos projetos da Sonae Sierra incluídos nesta joint venture é a expansão do NorteSopping, que decorre desde 2016 e, além das novas áreas já inauguradas, prevê uma nova área de moda de luxo, em formato de galeria, que abrirá “no outono de 2020”.
A expansão do shopping do Porto já resultou na inauguração de uma nova área de restauração, assim como a abetura de novas lojas e ampliação de espaços já existentes, como é o caso da Zara e da Primark, que reabriram com maiores dimensões e serviços.
As propriedades envolvidas no Sierra Prime representam cerca de 380.000 metros quadrados de área bruta locável e atraem cerca de 90 milhões de visitantes por ano.
“Após uma parceria bem-sucedida de longa duração no Sierra Fund (50/50), a Sonae Sierra e a APG, em representação dos seus clientes de fundos de pensões, decidiram lançar uma nova joint venture de longo prazo (…) com vista a reforçar e a promover o desenvolvimento e crescimento do portfólio”, enfatiza a Sonae Sierra.