Olá derruba Delta no topo do ranking das marcas com reputação de excelência
O Continente é a marca de retalho com melhor classificação no ranking e, no retalho têxtil, a Levi’s destaca-se pela sua reputação de excelência em Portugal

Ana Catarina Monteiro
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A marca de gelados Olá ultrapassou este ano a Delta na liderança do ranking das marcas com reputação de excelência em Portugal. A marca de cafés do grupo Nabeiro estava há dois anos consecutivos no primeiro lugar do estudo Global RepScore, realizado pela OnStrategy, que avalia o posicionamento e os níveis de reputação emocional e racional de mais de 2700 marcas a operar no País.
A Nestlé mantém-se na terceira posição da lista, seguida da Lego – que subiu da décima para a quarta posição. O top dez fica completo com a Google (5ª), Disney (6ª) – ambas representam uma entrada neste top -, Luso (que subiu dois lugares para a sétima posição), Sumol Compal (8ª), Compal (9ª) e Danone (10ª) – as três não estavam também entre as dez primeiras no ano passado.
O Continente é a marca de retalho com melhor classificação no ranking e, no retalho têxtil, a Levi’s destaca-se pela sua reputação de excelência em Portugal. A Mimosa tem a melhor reputação, entre os portugueses, no que diz respeito à categoria de bens alimentares e a Super Bock é a marca melhor posicionada na área de bebidas alcoólicas.
Por sua vez, a L’Oréal é a marca de bens de grande consumo com melhor colocação na lista e a Royal Canin lidera no segmento de veterinária. Já a McDonnald’s foi considerada pelos portugueses, pelo segundo ano consecutivo, a marca com melhor pontuação, no que diz respeito à restauração.
“Apesar de o ranking com índices de excelência (mais de 80 pontos) ser mais curto (menos três marcas em comparação ao ano passado), houve um aumento muito significativo de marcas que alcançaram o índice reputacional da robustez (entre 70 e 80 pontos)”, comenta a OnStrategy em comunicado.
Ainda assim, “este conjunto de marcas não chega a representar 5% das marcas que têm notoriedade em Portugal. Portanto, ainda há muito a fazer na gestão das marcas que estão a operar em Portugal, sejam elas nacionais ou internacionais”, considera Pedro Tavares, Partner e CEO da consultora responsável pelo estudo.
Analisando o ranking completo, são os setores alimentares, tecnologia e soluções para crianças que registam maiores indicadores reputacionais. Por outro lado, os setores “mais expostos às dimensões de serviço e governo societário (Utilities, Energia, Banca, Seguros e Construção) são os que apresentam os índices mais baixos de reputação”, conclui a consultora.