Olá derruba Delta no topo do ranking das marcas com reputação de excelência
O Continente é a marca de retalho com melhor classificação no ranking e, no retalho têxtil, a Levi’s destaca-se pela sua reputação de excelência em Portugal

Ana Catarina Monteiro
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A marca de gelados Olá ultrapassou este ano a Delta na liderança do ranking das marcas com reputação de excelência em Portugal. A marca de cafés do grupo Nabeiro estava há dois anos consecutivos no primeiro lugar do estudo Global RepScore, realizado pela OnStrategy, que avalia o posicionamento e os níveis de reputação emocional e racional de mais de 2700 marcas a operar no País.
A Nestlé mantém-se na terceira posição da lista, seguida da Lego – que subiu da décima para a quarta posição. O top dez fica completo com a Google (5ª), Disney (6ª) – ambas representam uma entrada neste top -, Luso (que subiu dois lugares para a sétima posição), Sumol Compal (8ª), Compal (9ª) e Danone (10ª) – as três não estavam também entre as dez primeiras no ano passado.
O Continente é a marca de retalho com melhor classificação no ranking e, no retalho têxtil, a Levi’s destaca-se pela sua reputação de excelência em Portugal. A Mimosa tem a melhor reputação, entre os portugueses, no que diz respeito à categoria de bens alimentares e a Super Bock é a marca melhor posicionada na área de bebidas alcoólicas.
Por sua vez, a L’Oréal é a marca de bens de grande consumo com melhor colocação na lista e a Royal Canin lidera no segmento de veterinária. Já a McDonnald’s foi considerada pelos portugueses, pelo segundo ano consecutivo, a marca com melhor pontuação, no que diz respeito à restauração.
“Apesar de o ranking com índices de excelência (mais de 80 pontos) ser mais curto (menos três marcas em comparação ao ano passado), houve um aumento muito significativo de marcas que alcançaram o índice reputacional da robustez (entre 70 e 80 pontos)”, comenta a OnStrategy em comunicado.
Ainda assim, “este conjunto de marcas não chega a representar 5% das marcas que têm notoriedade em Portugal. Portanto, ainda há muito a fazer na gestão das marcas que estão a operar em Portugal, sejam elas nacionais ou internacionais”, considera Pedro Tavares, Partner e CEO da consultora responsável pelo estudo.
Analisando o ranking completo, são os setores alimentares, tecnologia e soluções para crianças que registam maiores indicadores reputacionais. Por outro lado, os setores “mais expostos às dimensões de serviço e governo societário (Utilities, Energia, Banca, Seguros e Construção) são os que apresentam os índices mais baixos de reputação”, conclui a consultora.