Comitiva brasileira (incluindo cadeia Pão de Açúcar) fecha negócio de 580 mil euros com vinhos portugueses
É a “maior exportação registada, de uma só vez, de vinhos nacionais para o mercado brasileiro”, anunciou a AEP

Ana Catarina Monteiro
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
A recente visita a Portugal de uma comitiva brasileira, constituída por empresas importadoras e distribuidoras de vinhos, culminou na “maior exportação registada, de uma só vez, de vinhos nacionais para o mercado brasileiro”, anunciou esta terça-feira a AEP (Associação Empresarial de Portugal), responsável pela ação de promoção.
O negócio, avaliado em cerca de 580 mil euros, representa o envio de 234 mil garrafas, de todas as regiões vínicas do País, para o Brasil.
A comitiva visitante envolveu empresas como a cadeia de distribuição Pão de Açúcar e escanções brasileiros, num programa que proporcionou provas de vinhos a diversos especialistas.
A missão brasileira foi promovida pela AEP, no âmbito do projeto de internacionalização “Business On the Way”.
Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “apesar da carga fiscal elevada, que penaliza os nossos vinhos face ao Chile ou à Argentina, há cada vez mais consumidores brasileiros a procurarem os vinhos portugueses. Esta é uma ação que tem merecido o esforço e o empenho da AEP e que é um bom exemplo do que pode ser feito pelas associações para apoiar as empresas a exportarem para novos mercados”.
A associação tem vindo a apostar no mercado brasileiro para a promoção dos vinhos portugueses. A primeira ação de promoção realizou-se em 2016 e resultou numa parceria entre a AEP e o Pão de Açúcar, que fez com que a cadeia brasileira de distribuição importasse mais de 100 mil garrafas de vinho verde, de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, um negócio avaliado em cerca de 300 mil euros.
A ação repetiu-se no ano passado, resultando na exportação de 200 mil garrafas de vinho verde, de 13 produtores nacionais, num valor superior a 450 mil euros, explica a associação.