Exportações de vinhos crescem 3,6% até setembro. Preço médio subiu 3,9%
As exportações de vinhos portugueses ultrapassaram os 580 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
As exportações de vinhos portugueses ultrapassaram os 580 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa um aumento de 3,6% face ao período homólogo, de acordo com dados apresentados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) no Fórum Anual dos Vinhos Portugueses, que se realizou esta quarta-feira no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Os vinhos nacionais vendidos para o exterior registam ainda este ano um aumento do preço médio, de 3,9%, face ao ano passado. França (devido sobretudo ao Vinho do Porto), Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Alemanha são os cinco principais mercados de destino dos vinhos portugueses. Face ao ano transato, destacam-se o crescimentos, em valor, das exportações para os Estados Unidos (+7,9%), Reino Unido, (+22,4%) e Alemanha (+2,5%). Estes valores tornam Portugal o 9º maior exportador de vinhos do mundo, numa lista liderada pela França.
A ViniPortugal, entidade para a promoção dos vinhos nacionais e responsável pela organização do Fórum Anual tem como objetivo, para os vinhos portugueses, fazer com que as exportações cheguem aos mil milhões de euros em 2022. A organização tem um orçamento de 6,6 milhões de euros, para investir na promoção internacional, dos quais 40% destinam-se a três principais mercados – Estados Unidos da América, Canadá e China – que irão absorver 2,8 milhões de euros.
Fora do espaço comunitário, a estratégia de marketing e promoção aponta baterias a mercados como Angola, Japão, Noruega, Coreia do Sul, Suíça, Rússia e México, com um investimento total de 1,8 milhões de euros. Para a União Europeia, a ViniPortugal reservou dois milhões de euros para in investir marketing e promoção, com especial ênfase para o Reino Unido e a Alemanha.