Exportações de vinhos crescem 3,6% até setembro. Preço médio subiu 3,9%
As exportações de vinhos portugueses ultrapassaram os 580 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
As exportações de vinhos portugueses ultrapassaram os 580 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa um aumento de 3,6% face ao período homólogo, de acordo com dados apresentados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) no Fórum Anual dos Vinhos Portugueses, que se realizou esta quarta-feira no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Os vinhos nacionais vendidos para o exterior registam ainda este ano um aumento do preço médio, de 3,9%, face ao ano passado. França (devido sobretudo ao Vinho do Porto), Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Alemanha são os cinco principais mercados de destino dos vinhos portugueses. Face ao ano transato, destacam-se o crescimentos, em valor, das exportações para os Estados Unidos (+7,9%), Reino Unido, (+22,4%) e Alemanha (+2,5%). Estes valores tornam Portugal o 9º maior exportador de vinhos do mundo, numa lista liderada pela França.
A ViniPortugal, entidade para a promoção dos vinhos nacionais e responsável pela organização do Fórum Anual tem como objetivo, para os vinhos portugueses, fazer com que as exportações cheguem aos mil milhões de euros em 2022. A organização tem um orçamento de 6,6 milhões de euros, para investir na promoção internacional, dos quais 40% destinam-se a três principais mercados – Estados Unidos da América, Canadá e China – que irão absorver 2,8 milhões de euros.
Fora do espaço comunitário, a estratégia de marketing e promoção aponta baterias a mercados como Angola, Japão, Noruega, Coreia do Sul, Suíça, Rússia e México, com um investimento total de 1,8 milhões de euros. Para a União Europeia, a ViniPortugal reservou dois milhões de euros para in investir marketing e promoção, com especial ênfase para o Reino Unido e a Alemanha.