Sonae Sierra cresce em volume de negócios mas resultado líquido cai 67,3%
O volume de negócios da Sonae Sierra aumentou 3,4% nos primeiros nove meses do ano, face ao período homólogo, para os 164 milhões de euros
Ana Catarina Monteiro
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O volume de negócios da Sonae Sierra aumentou 3,4% nos primeiros nove meses do ano, face ao período homólogo, para os 164 milhões de euros, de acordo com os resultados comunicados esta quarta-feira à CMVM.
Por outro lado, o resultado líquido da empresa caiu 67,3%, entre janeiro e setembro, para os 25 milhões de euros. Ainda assim, o EBIT do braço dedicado a centros comerciais do grupo Sonae não se alterou, face ao alcançado nos primeiros nove meses do ano passado, mantendo-se nos 78 milhões de euros.
A divisão deu seguimento à sua estratégia de reciclagem de capital, tendo concluído durante o período em análise a venda das suas participações nos centros Algarveshopping, Albufeira Retail Park e Alexa. Este processo gerou ganhos de cerca 80 milhões de euros no ano, dos quais 45 milhões de euros foram obtidos no terceiro trimestre.
No final de setembro, o NAV da Sonae Sierra ascendia a 1.348 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 1% face ao final de junho. A empresa atribui a evolução descendente “ao impacto do resultado indireto”, que se fixou em -24 milhões de euros. Este indicador “foi negativamente impactado por uma ligeira expansão das yields nos ativos secundários e pelo impacto contabilístico da fusão no Brasil”, lê-se no relatório.
A empresa concluiu em agosto a fusão da filial brasileira do grupo com a Aliansce Shopping Centers. Fora do continente europeu, a empresa destaca ainda a inauguração de um centro comercial na Colômbia.
No que diz respeito ao desempenho operacional do portefólio europeu, a empresa regista um crescimento like for like das vendas de 4% e das rendas de 3,6%. Em termos de Área Bruta Locável (ABL), de centros geridos pela Sonae Sierra, observa-se um aumento de 24,9%, a nível europeu, para um total de 2.433 mil metros quadrados de ABL.