Vendas da Unilever caem 0,3% na Europa
A multinacional espera completar o ano com um crescimento entre os 3 e os 4% face a 2018

Ana Catarina Monteiro
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A Unilever regista uma quebra de 0,3% das vendas na Europa entre julho e setembro, segundo os resultados divulgados esta quinta-feira.
A nível global, a faturação da multinacional aumentou 2,9% no terceiro trimestre, face ao período homólogo, para os 13,3 mil milhões de euros. Ainda assim, a evolução representa uma desaceleração face ao crescimento de 3,8% no terceiro trimestre de 2018.
No total dos nove meses do ano, o crescimento das vendas ficou nos 3,4% para os 39,3 mil milhões de euros.
“Os mercados emergentes e o segmento de Home Care foram as chaves para o crescimento”, explica o CEO da multinacional Alan Jope.
Nos mercados emergentes as vendas da empresa aumentaram 5,1% para os 7,8 mil milhões de euros. Na Índia, a gigante de bens de grande consumo observa um aumento de 7% das vendas, depois de no último ano registar um aumento homólogo de 12% no mesmo trimestre. Na China, as vendas da empresa também mostram sinais de abrandamento.
O segmento de Home Care regista o maior crescimento (5,4% no trimestre e 7% no total dos nove meses) tendo alcançado vendas de 2,7 mil milhões de euros no trimestre.
No entanto, este é o segmento que menos peso tem nas vendas da empresa, cuja maior fatia da receita diz respeito aos produtos de beleza (+2,8% para os 5,6 mil milhões no trimestre). As vendas na categoria alimentar subiram 1,7%, em termos homólogos para os 5 mil milhões de euros.
A multinacional espera completar o ano com um crescimento entre os 3 e os 4% face a 2018.