Coca-Cola lança garrafa feita a partir de lixo marinho recolhido em Portugal e Espanha
A empresa investiu este ano 180 milhões de euros na conceção de novas embalagens e operações
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A Coca-Cola apresentou hoje em Londres a primeira garrafa fabricada com plástico reciclado proveniente do lixo marinho recolhido nas costas, praias e fundos marinhos de Portugal e Espanha. A empresa investiu este ano 180 milhões de euros na conceção de novas embalagens e operações, assim como na procura de soluções para embalagens mais sustentáveis na Europa.
A garrafa feita a partir de lixo marinho surge como resultado do projeto Mares Circulares, através do qual foram recolhidas no último ano 2,1 toneladas de plástico nas praias e fundos marinhos espanhóis e portugueses. Do total, 1,3 toneladas foram enviadas para a Ioniqa Technologies para serem processadas e recicladas.
A Coca-Cola assumiu em 2018 uma parceria com a Ioniqa para o desenvolvimento da tecnologia patenteada para produzir plástico PET reciclado de alta qualidade e apto para uso alimentar.
Neste âmbito, a Coca-Cola conseguiu fabricar cerca de 300 garrafas, cuja quantidade total de plástico marinho reciclado utilizado varia, após o processo de produção, entre 20 e 25%.
“Ao reunir parceiros de toda a nossa cadeia de fornecimento, desde a colaboração de entidades e ONGs locais de limpeza em Espanha e Portugal até a um investimento em inovação tecnológica nos Países Baixos, conseguimos, pela primeira vez, transformar o plástico marinho muito degradado em matéria prima para fabricar garrafas novas”, destaca Bruno van Gompel, diretor técnico e de cadeia de fornecimento da The Coca-Cola Company na Europa Ocidental.
A multinacional criou recentemente o Packaging Innovation Hub com o objetivo de acelerar a inovação e investir em soluções de embalagens sustentáveis na Europa Ocidental, assim como procurar embalagens alternativas para o futuro.
“No curto prazo, as melhorias na reciclagem serão levadas à escala comercial utilizando os canais atuais de reciclagem e incluindo plástico que antes não era reciclável ou era de fraca qualidade. A partir de 2020, a Coca-Cola prevê estender essas conquistas a outras garrafas do seu portefólio”, afirma Tim Brett, presidente da The Coca-Cola Company na Europa Ocidental.
O anúncio da nova garrafa ecológica da marca realizou-se durante uma jornada em que a Coca-Cola apresentou também os novos objetivos relativamente a embalagens para a Europa Ocidental.
Em 2017, a Coca-Cola lançou o programa Avançamos, cujos objetivos foram agora atualizados. Por exemplo, a meta na Ibéria de ter todas as suas garrafas de plástico fabricadas com 50% de PET reciclado em 2025 foi antecipada para 2022.
Entre os principais compromissos, a marca propõe-se agora também a “eliminar o plástico desnecessário ou difícil de reciclar do seu portefólio, através do aperfeiçoamento de embalagens e da eliminação das embalagens secundárias de plástico” – o que representará a eliminação de mais de 11.000 toneladas de plástico por ano na Europa Ocidental (2.600 das quais na divisão ibérica, a partir de 2020).
Além disso, a Coca-Cola prevê eliminar já neste outono o plástico que atualmente reveste os packs de latas de 200 ml ou mini-cans, substituindo-o por cartão com certificado PEFC. Uma medida representa a eliminação, a partir de 2020, de 1.380 toneladas de plástico na sua cadeia de fornecimento na Península Ibérica.