CaixaBank instala em Portugal filial de pagamentos e financiamento ao consumo
Portugal é o primeiro mercado internacional da unidade de negócio

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego

Juan Gandarias, presidente executivo de CaixaBank Payments & Consumer; Ana Vuelta, country manager em Portugal; e Pablo Forero, presidente executivo do BPI
O grupo espanhol CaixaBank está a instalar em Portugal a filial Payments & Consumer, que pretende trazer novas soluções para o setor do retalho.
Portugal é o primeiro mercado internacional da unidade de negócio. A expansão acontece após a fusão, em setembro, das filiais dedicadas a soluções de pagamento e financiamento ao consumo do Caixabank, nomeadamente, a CaixaBank Payments, a CaixaBank Consumer Finance, a PromoCaixa e outras 20 filiais do grupo, sob alçada desta unidade de negócio.
A chegada do CaixaBanck Payments & Consumer surge por consequência da fusão dos vários segmentos, uma vez que alguns deles já operavam em Portugal, através das sinergias com o BPI, que é controlado na totalidade pelo grupo CaixaBank desde 2018.
É o caso do negócio de emissão de cartões de crédito e de débito, adquirido ao BPI em 2018, assim como a carteira resultante de acordos com grandes distribuidores comerciais e o negócio de Terminais de Pagamento Automático (TPA), adquirido também ao BPI.
Neste momento a instituição, cujo chairman é Juan Alcaraz, está a apostar no desenvolvimento de soluções tecnológicas e de financiamento ao consumo para os setores automóvel e do retalho.
Neste último domínio, em agosto, o CaixaBank Payments & Consumer assegurou a emissão do Cartão BPI Recheio, que resulta de uma parceria entre o BPI e o grupo Jerónimo Martins, dono da cadeia grossista Recheio. Trata-se de um cartão de crédito vocacionado maioritariamente para o canal horeca e retalho tradicional, que atribui aos utilizadores um cashback de 0,5% em todas as compras efetuadas com o cartão, para utilizar nas lojas Recheio.
Além disso, a unidade de negócio está a desenvolver uma solução integral de leasing, empréstimos ou renting de equipamentos (industriais, agrícolas, informáticos, entre outros) dirigida ao mercado empresarial, destaca em comunicado.
De acordo com Pablo Forero, presidente executivo do BPI (na imagem), “a parceria entre as duas entidades vai introduzir novos produtos na área de meios de pagamento, assegurando que os clientes têm acesso ao que de mais inovador se faz nessa área a nível mundial. Quanto ao financiamento ao consumo, haverá uma complementaridade entre as duas entidades. O CaixaBank Payments & Consumer está centrado no financiamento no ponto de venda dos grandes distribuidores, enquanto o BPI dirige a sua oferta apenas aos seus clientes”.
Em Portugal, a entidade de pagamentos e consumo é liderada por Ana Vuelta (na imagem) e tem uma equipa inicial de 20 pessoas, “que crescerá em paralelo com o desenvolvimento do negócio” contando, para isso, com uma parceria com o BPI na qualidade de agente da área de meios de pagamento, através da qual assegura a “atividade comercial e o relacionamento com os clientes”.
Em Espanha, o Caixabank soma mais de 16 milhões de clientes, com 18 milhões de cartões de crédito, uma carteira de crédito superior a 6.000 milhões de euros e uma equipa de 620 pessoas.