Jumbo recupera liderança do ranking dos supermercados mais baratos
O Jumbo recuperou a liderança do ranking dos supermercados com os preços mais baixos em Portugal. O Pingo Doce surge na terceira posição, subindo uma posição face à última edição do ranking da Deco, datada de outubro de 2017. No que diz respeito às vendas online, o Jumbo também lidera o ranking dos preços mais em conta. Ocupa, aliás, essa posição desde 2016

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Jumbo recuperou a liderança do ranking dos supermercados com os preços mais baixos em Portugal Continental, segundo as conclusões da Deco (Associação de Defesa do Consumidor), que atualizou o índice de preços das cadeias de supermercado, entre os meses de setembro e novembro de 2017.
A insígnia do grupo francês Auchan tem uma média de preços 2% mais barata para o mesmo cabaz de produtos do que os segundos classificados: Continente e Continente Modelo, do grupo Sonae, que no final do ano passado liderava a tabela.
O Pingo Doce surge na terceira posição do ranking, tendo subido um lugar face aos números divulgados em outubro de 2017. Em comparação com o líder, a insígnia da Jerónimo Martins tem uma média de preços 7% mais elevada para os mesmos produtos. No final da lista está o Lidl e o Minipreço, cadeias onde se gasta mais 14% do que no Jumbo.
Segundo a mesma fonte, Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos onde se conseguem obter poupanças mais significativas, basta escolher os “supermercados certos”.
No que diz respeito às vendas online, o Jumbo também lidera o ranking dos preços mais em conta, ocupa aliás essa posição desde 2016, seguindo-se o Continente Online e o Intermarché.
“Todas as atualizações do nosso estudo a supermercados são feitas com base num cabaz com os produtos das marcas mais vendidas em Portugal, entre frescos, congelados, mercearia e produtos de higiene pessoal e do lar. Mais de um terço do cabaz (38%) é composto por marcas próprias de gama média de cada uma das lojas e os restantes 62% são preenchidos com marcas de fabricante”, esclarece, em comunicado, a Deco. No total, foram recolhidos 110.290 preços para um cabaz de 141 produtos, em 70 concelhos.
Preços nos arquipélagos
Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores são outras as cadeias que lideram o ranking elaborado pela Deco. No Funchal (Madeira), o líder é o Pingo Doce, enquanto na segunda posição surge o Continente Modelo, com preços médios 1% mais caros.
Em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo (Açores) é o Continente Modelo que pratica os preços mais baixos. Já na Ilha Terceira o primeiro posto é ocupado pela insígnia da Sonae e também pelos supermercados Guarita.