O robot utilizado pela Tesco para competir com a Amazon nas entregas rápidas
Em meados do último ano, a britânica Tesco foi um dos primeiros retalhistas a utilizar a inovação que garante entregas em uma hora
Ana Catarina Monteiro
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
Ana Monteiro, em Nova Iorque (a convite da Tlantic)
A Starship levou à Retail’s Big Show 2018, a maior feira de retalho do mundo que teve lugar no passado mês de janeiro em Nova Iorque, o robot que no último ano foi utilizado pela Tesco, no Reino Unido, para competir com as entregas rápidas da Amazon Fresh.
O aparelho desenhado para andar nas ruas da cidade e entregar encomendas autonomamente estave em exposição no Innovation Lab, a área do certame dedicada à inovação.
Com seis rodas e equipado com tecnologia GPS, nove câmaras e sensores para identificar e poder contornar os obstáculos, o robot “pode viajar 2,5 milhas [cerca de quatro quilómetros], de um ponto ao outro, e voltar sozinho. Para entregas de comida, acaba por consumir mais energia porque precisa de manter a temperatura dos alimentos, quer estejam cozinhados ou frescos”, explica Sean Eckard, business development manager da Starship.
O retalhista “dá a ordem e o destino e a máquina encontra a melhor rota. Se se tornar complicado ou perigoso contacta o operador [humano] que consegue controlar o dispositivo através das câmaras”.
O percurso pode ser acompanhado através de uma aplicação móvel, sendo que o robot de entregas está também equipado com um sistema anti-roubo, através do qual a polícia é alertada e pode entrar em contacto a partir do robot.
Regra geral, o aparelho viaja a uma velocidade de “quatro milhas por hora” [cerca de 6,4 quilómetros], sendo que a Starship está também a testar o aparelho em conjunto com serviços de outras empresas. “Temos uma parceria com uma transportadora, em que vários robots são transportados em carrinhas para o centro da cidade para fazerem as entregas, em vez de percorrerem todo o caminho desde a loja ou do centro de distribuição”, exemplifica.
Em meados do último ano, a britânica Tesco foi um dos primeiros retalhistas a utilizar a inovação que garante entregas em uma hora. Também já foi adotada pela Media Markt, na Alemanha.
A solução da Starship é atualmente utilizada “essencialmente por cadeias no Reino Unido, na Alemanha e nos Estados Unidos, este último o país onde a empresa está sediada e no qual detém parcerias com ‘players’ como a Domino’s Pizza, entre outros.