Comissão Europeia aprova fusão de Sport Zone e JD na Península Ibérica
A Comissão Europeia deu luz verde à fusão entre a Sport Zone e a britânica JD, no sentido de criarem a “segunda maior retalhista de moda de desporto na Península […]

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
A Comissão Europeia deu luz verde à fusão entre a Sport Zone e a britânica JD, no sentido de criarem a “segunda maior retalhista de moda de desporto na Península Ibérica”, atrás da Decathlon.
A Soane e o grupo britânico JD Sports Fashion Plc (JD Group) anunciaram em março de 2017 um memorando de entendimento para a criação de um grupo ibérico combinando as lojas da portuguesa Sport Zone, da JD (cadeia com 12 lojas em Portugal) e de outras insígnias que o grupo britânico opera na Península Ibérica, nomeadamente, Sprinter, Size e Athlete’s Foot).
“A aquisição proposta não levanta preocupações para a competitividade porque as sobreposições horizontais locais das atividades são moderadas, os ganhos de quotas de mercado são pequenos, e empresa que resulta da fusão enfrentará a concorrência do líder do mercado [Decathlon] e de outros operadores com coberturas locais e nacionais, quer em Espanha quer em Portugal”, lê-se na nota publicada esta quinta-feira pelo departamento de Concorrência da União Europeia.
A Sport Zone passará assim para a alçada da JD Sprinter Holdings 2010 (JDSH), filial espanhola do grupo JD que se torna a casa-mãe deste novo grupo ibérico de moda desportiva e passará a ter uma estrutura acionista dividida entre a Sonae MC, a holding britânica JD Sports Fashion Plc e a empresa espanhola de investimento Balaiko Firaja Invest.
Nos termos definidos pelo memorando, aprovado em setembro pela autoridade da concorrência espanhola (CNMV), a empresa portuguesa fica com uma fatia minoritária da nova empresa (30%), enquanto o grupo britânico assume o controlo da casa-mãe das insígnias de moda de desporto (50% do capital).
Juntando as diferentes cadeias, o grupo que emerge desta fusão representa uma rede de 287 lojas – 191 em Espanha e 96 em Portugal – as quais obtiveram em 2016 um volume de negócio agregado de cerca de 450 milhões de euros.
A decisão da União Europeia chega um dia depois de a JD ter anunciado 15 novas aberturas de lojas na Península Ibérica.
O Grupo JD Sports Fashion Plc (JD Group) foi fundado em 1981 em Inglaterra e detém várias insígnias de moda de desporto, além de operar centros “fitness” no Reino Unido.
Por seu lado, a Sonae visa com esta medida “potenciar a expansão internacional” da multinacional portuguesa e “diversificar modelos de negócio e estilos de investimento”.