Comissão Europeia aprova fusão de Sport Zone e JD na Península Ibérica
A Comissão Europeia deu luz verde à fusão entre a Sport Zone e a britânica JD, no sentido de criarem a “segunda maior retalhista de moda de desporto na Península […]
Ana Catarina Monteiro
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Arquiteturas híbridas e IA generativa marcam setor da segurança em 2025
Miguel Salema Garção é o Chief of New Business da Verlingue Portugal
Dona Pureza recebe Prémio Cinco Estrelas 2025
Olitrem reforça investimento em inovação com dois novos laboratórios próprios
Cegid com nova aquisição reforça presença em Espanha com aquisição da Microdata
A Comissão Europeia deu luz verde à fusão entre a Sport Zone e a britânica JD, no sentido de criarem a “segunda maior retalhista de moda de desporto na Península Ibérica”, atrás da Decathlon.
A Soane e o grupo britânico JD Sports Fashion Plc (JD Group) anunciaram em março de 2017 um memorando de entendimento para a criação de um grupo ibérico combinando as lojas da portuguesa Sport Zone, da JD (cadeia com 12 lojas em Portugal) e de outras insígnias que o grupo britânico opera na Península Ibérica, nomeadamente, Sprinter, Size e Athlete’s Foot).
“A aquisição proposta não levanta preocupações para a competitividade porque as sobreposições horizontais locais das atividades são moderadas, os ganhos de quotas de mercado são pequenos, e empresa que resulta da fusão enfrentará a concorrência do líder do mercado [Decathlon] e de outros operadores com coberturas locais e nacionais, quer em Espanha quer em Portugal”, lê-se na nota publicada esta quinta-feira pelo departamento de Concorrência da União Europeia.
A Sport Zone passará assim para a alçada da JD Sprinter Holdings 2010 (JDSH), filial espanhola do grupo JD que se torna a casa-mãe deste novo grupo ibérico de moda desportiva e passará a ter uma estrutura acionista dividida entre a Sonae MC, a holding britânica JD Sports Fashion Plc e a empresa espanhola de investimento Balaiko Firaja Invest.
Nos termos definidos pelo memorando, aprovado em setembro pela autoridade da concorrência espanhola (CNMV), a empresa portuguesa fica com uma fatia minoritária da nova empresa (30%), enquanto o grupo britânico assume o controlo da casa-mãe das insígnias de moda de desporto (50% do capital).
Juntando as diferentes cadeias, o grupo que emerge desta fusão representa uma rede de 287 lojas – 191 em Espanha e 96 em Portugal – as quais obtiveram em 2016 um volume de negócio agregado de cerca de 450 milhões de euros.
A decisão da União Europeia chega um dia depois de a JD ter anunciado 15 novas aberturas de lojas na Península Ibérica.
O Grupo JD Sports Fashion Plc (JD Group) foi fundado em 1981 em Inglaterra e detém várias insígnias de moda de desporto, além de operar centros “fitness” no Reino Unido.
Por seu lado, a Sonae visa com esta medida “potenciar a expansão internacional” da multinacional portuguesa e “diversificar modelos de negócio e estilos de investimento”.