Equipa do projeto “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria”
Projeto “A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria” já percorreu mais de 50 localidades
O projeto “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria” arrancou no final de 2015 e conta já com 18 episódios e 59 pequenos vídeos
Ana Catarina Monteiro
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
O projeto “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria” arrancou no final de 2015 e conta já com 18 episódios e 59 pequenos vídeos que registam, pela voz dos habitantes de mais de 50 localidades nacionais, receitas locais tradicionais.
A produtora vinícola Esporão promove a iniciativa audiovisual que pretende mostrar a cultura gastronómica nacional. A equipa, na qual têm lugar o realizador Tiago Pereira e o Chef André Magalhães, tem percorrido o País à procura das “tradições, métodos e receitas que passam de geração em geração”, explica em comunicado a marca de vinho.
Esta viagem pelas raízes gastronómicas lusas começou no Algarve, com ensinamentos sobre o Litão, peixe típico da zona de Olhão e da Ria Formosa, e uma receita de Cataplana de Litão e Algas, do Chef André Magalhães. Não obstante, cada episódio conta com um chef convidado, a fim de interpretar uma receita utilizando ingredientes regionais, muitos deles pouco conhecidos do grande público.
A iniciativa acumula já outras receitas originais como a de “fritos de batata doce da Maria Cabrita Neto de Messines”, o “Bolo e Sardinha” ou o “assado de ‘capado’ do Chef Rodrigo Castelo de Santarém.
O arquivo etnográfico da gastronomia portuguesa está disponível a todos no canal de YouTube do projeto e no site da Esporão.