Projeto “A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria” já percorreu mais de 50 localidades
O projeto “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria” arrancou no final de 2015 e conta já com 18 episódios e 59 pequenos vídeos

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
O projeto “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria” arrancou no final de 2015 e conta já com 18 episódios e 59 pequenos vídeos que registam, pela voz dos habitantes de mais de 50 localidades nacionais, receitas locais tradicionais.
A produtora vinícola Esporão promove a iniciativa audiovisual que pretende mostrar a cultura gastronómica nacional. A equipa, na qual têm lugar o realizador Tiago Pereira e o Chef André Magalhães, tem percorrido o País à procura das “tradições, métodos e receitas que passam de geração em geração”, explica em comunicado a marca de vinho.
Esta viagem pelas raízes gastronómicas lusas começou no Algarve, com ensinamentos sobre o Litão, peixe típico da zona de Olhão e da Ria Formosa, e uma receita de Cataplana de Litão e Algas, do Chef André Magalhães. Não obstante, cada episódio conta com um chef convidado, a fim de interpretar uma receita utilizando ingredientes regionais, muitos deles pouco conhecidos do grande público.
A iniciativa acumula já outras receitas originais como a de “fritos de batata doce da Maria Cabrita Neto de Messines”, o “Bolo e Sardinha” ou o “assado de ‘capado’ do Chef Rodrigo Castelo de Santarém.
O arquivo etnográfico da gastronomia portuguesa está disponível a todos no canal de YouTube do projeto e no site da Esporão.