Cacifos para entregas da Amazon invadem lojas, shoppings, gasolineiras e pizarias em Espanha
A Amazon chegou a um acordo com várias empresas em Espanha, entre elas o grupo DIA, a Telepiza, a Repsol, os centros comerciais Merlin e Unibail e a operadora de […]
Ana Catarina Monteiro
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
A Amazon chegou a um acordo com várias empresas em Espanha, entre elas o grupo DIA, a Telepiza, a Repsol, os centros comerciais Merlin e Unibail e a operadora de armazéns OhMyBox para a instalação de cacifos automáticos destinados a entregas de encomendas aos consumidores. A gigante do ecommerce prevê instalar, inicialmente, “blocos” de cacifos em mais de 120 espaços das empresas parceiras, cobrindo 30 cidades espanholas.
Desta forma, os clientes da Amazon.es podem selecionar o horário e a localização mais conveniente para recolha das encomendas, seja numa gasolineira nos arredores da cidade seja em um centro comercial, pizaria ou supermercado no centro urbano, explica em comunicado a Amazon. Assim que os produtos chegam aos cacifos, o cliente recebe uma notificação por email com um código para abrir o cacifo, assim como a localização e o horário de abertura do mesmo. A encomenda fica disponível por três dias, retornando depois à Amazon caso não seja levantada. Este sistema foi apresentado em agosto pela retalhista norte-americana.
Madrid é a cidade que recebe o maior número de blocos (35), seguida de Barcelona (15) e Valência (13). Alguns dos cacifos estarão disponíveis para levantamento de encomendas 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
Segundo a Repsol em comunicado, os cacifos estão já disponíveis em 70 pontos da rede de gasolineiras, ao longo de 21 províncias espanholas, “números que aumentarão gradualmente até ao final de 2018”. Esta é a segunda parceria firmada este ano pela fornecedora de combustível com uma retalhista, depois do acordo estabelecido em julho com o El Corte Inglés para criar a “maior rede de pequenas lojas de conveniência” em Espanha, alargando assim a insígnia Supercor Stop&Go – à data presente em 58 gasolineiras – a todas as estações de serviço Repsol em Espanha (3500).
O grupo DIA, por sua vez, vai receber os cacifos da Amazon nas lojas La Plaza, alargando assim a parceria com a Amazon, que começou com a venda através desta dos produtos alimentares da dona do Minipreço e alargou recentemente à venda de cuidado pessoal e beleza.
Em Portugal, os CTT – Correios de Portugal arrancaram no início deste mês com um projeto-piloto, abrangendo apenas a área de Lisboa, também para a entrega de encomendas de ecommerce em cacifos.