Grupo Ikea inaugura última parte de complexo comercial de €200 milhões no Algarve
Inaugurou na passada quinta-feira, dia 23 de novembro, o centro “Designer Outlet Algarve”, em Loulé
Ana Catarina Monteiro
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Inaugurou na passada quinta-feira, dia 23 de novembro, o Designer Outlet Algarve – a terceira e última parte a abrir do complexo de 82 mil metros quadrados que a Ikea Centres ergueu em Loulé, num investimento total de 200 milhões de euros que envolve também a primeira loja Ikea na região sul do País (inaugurada a 30 de março deste ano) e o centro MAR Shopping Algarve (inaugurado em outubro passado).
O centro “outlet” abriu portas com 13 mil metros quadrados e 31 lojas em atividade, estando novas aberturas de insígnias previstas até ao Natal e para o próximo ano.
Com construção definida em duas fases, o novo espaço “outlet” algarvio apresenta nesta fase inaugural uma capacidade para 65 lojas, de acordo com a informação prestada pelo braço dedicado a centro comerciais do grupo sueco Ikea em setembro, quando anunciava a nomeação de Miguel Guerreiro para o cargo de diretor-geral do Designer Outlet Algarve. Os primeiros contornos do complexo comercial de Loulé, conhecidos em maio, indicavam até uma capacidade para 70 lojas do centro outlet na fase de abertura.
A segunda parte da construção do centro, conforme anunciado em agosto, prevê o alargamento do espaço às 110 lojas, numa área de 17 000 metros quadrados.
Sem revelar quando prevê estrear a fase final do centro, erguido através de uma joint venture com o Grupo Mutschler Outlet Holding, a Ikea Centres explica ao HIPERSUPER que, “neste momento, o foco está na abertura e afinação do projeto durante as primeiras semanas de operação”, sendo a segunda fase “pensada após obtidos novos dados sobre a área de captação, o turismo e atividade parceiros/marcas do projeto”.
A gestão comercial do espaço está a cargo da operadora austríaca ROS Retail Outlet Shopping, que agarra assim o seu primeiro projeto em Portugal.
45 lojas em atividade na primavera de 2018
Com cenários arquitetónicos inspirados nas vilas algarvias, o novo “designer outlet” abriu portas com 31 lojas em atividade, entre as quais estão as marcas Adidas, Ericeira, Bimba y Lola, Calzedonia, Intimissimi, Lacoste, Lion of Porches, Springfield, Desigual, Decenio, Ana Sousa, Pepe Jeans, The Body Shop, Perfumes & Companhia, entre outras.
Ainda antes do Natal, estão previstas as aberturas das insígnias Purificacion Garcia, Benetton, Suits Inc., Guess e Timberland e, para o próximo ano, estão agendadas inaugurações da CK Jeans, CK Underwear, Sacoor, Sacoor One e Geox. A estimativa aponta para as 45 lojas em atividade na primavera de 2018.
“Acreditamos que o Designer Outlet constitui um ativo relevante para o turismo de compras da região, reforçando a atratividade do Algarve como polo turístico durante todo o ano”. comenta Miguel Guerreiro, diretor-geral novo centro de Loulé.
Este é o primeiro centro “outlet” na Europa integrado em um complexo com uma loja Ikea, um shopping e uma área de lazer ao ar livre, um projeto do braço do grupo sueco dedicado ao desenvolvimento de centros comerciais, detentor da marca “MAR Shopping” que conta já com dois ativos no País – em Matosinhos e mais recentemente no Algarve.
Até ao dia 6 de janeiro de 2018, o Designer Outlet Algarve dinamiza um passatempo no qual os visitantes podem participar através do site ou da página de Facebook do “designer outlet” e, assim, habilitarem-se a ganhar uma semana em Nova Iorque para duas pessoas, um fim-de-semana na Disney Paris ou ainda duas noites no Hotel Conrad Algarve.
*Alterações às 12h22 do dia 27 de novembro de 2017 – (1) a primeira fase do centro não inaugurou com 50 lojas mas com 50 marcas disponíveis, algumas das quais disponíveis em espaços multimarca; (2) acrescento de declarações pedidas à Ikea Centres