99% das vendas de FMCG em Portugal são ainda efetuadas em loja física
As vendas online de bens de grande consumo (FMCG) em Portugal cresceram 3,4%, em valor absoluto, entre março de 2016 e o mesmo mês deste ano, face aos 12 meses precedentes, mantendo assim uma quota de 0,9% no total de vendas deste mercado. Ou seja, os portugueses ainda efetuam 99,1% das suas compras de FMCG no retalho tradicional, revela o relatório “The Future of E-commerce in FMCG” (Fast Moving Consumer Goods), produzido pela consultora Kantar Worldpanel
Ana Catarina Monteiro
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
As vendas online de bens de grande consumo (FMCG) em Portugal cresceram 3,4%, em valor absoluto, entre março de 2016 e o mesmo mês deste ano face aos 12 meses precedentes, mantendo assim a quota de 0,9% no total de vendas deste mercado. Por outras palavras, os portugueses ainda efetuam 99,1% das suas compras de FMCG no retalho tradicional, de acordo com o relatório “The Future of E-commerce in FMCG” (Fast Moving Consumer Goods), produzido pela consultora Kantar Worldpanel.
“Em Portugal, a evolução da compra de FMCG online está muito dependente das ações realizadas pelos ‘players’ para atrair compradores para este canal”, justifica Blandine Meyer, Commercial Director da Kantar Worldpanel para o mercado nacional.
Já a nível mundial, o ecommerce de FMCG apresenta um crescimento superior ao do total do mercado de bens de grande consumo e acima do das lojas físicas. As compras online de FMCG cresceram 30% durante os 12 meses analisados, face ao período homólogo anterior, absorvendo em março uma quota de 4,6% de todo o mercado de FMCG.
O segmento de FMCG aumentou as suas vendas, ao todo, em 1,3% durante o ano móvel findo em março passado. O canal online contribuiu em 36% para o aumento das vendas globais, online e offline, do setor. Uma contribuição “recorde”, indica o relatório.
Os produtos de cuidado pessoal e cuidado para o bebé “continuam a dominar a cesta online” de FMCG. “As famílias jovens e com pouco tempo procuram com mais frequência a conveniência no que diz respeito a repetir da compra das coisas essenciais para o dia-a-dia do lar”.
“As nossas projeções indicam que, em 2025, o FMCG online será um negócio de 170 mil milhões de dólares e terá 10% da quota de mercado”, afirma Stéphane Roger, Global Shopper and Retail Director da Kantar Worldpanel.
Por regiões
Na Europa, segundo maior mercado online para o consumo de FMCG no mundo, atrás da Ásia, “há sinais que indicam que o canal online está a abrandar”, explica a consultora. O online detém na Europa uma quota de 5,6% em 2016, com o Reino Unido (quota de 7,5%) e a França (5,6%) a permaneceram na frente. A Alemanha (1,7%) e a Holanda (2,6%) estão bastante atrás.
A penetração online do FMCG nos Estados Unidos, por outro lado, cresceu rapidamente nos últimos meses, atingindo 30% do total da população. Prevê-se que o valor gasto anual online em comida e bebidas alcoólicas pelos consumidores norte-americanos possa atingir este ano os “20 mil milhões de dólares”. A Kantar espera que este mercado assista a um aumento de quota de mercado dos atuais 1,5% para 8%, em 2025. O que pode ser atribuído ao “desenvolvimento dos modelos de click and collect, entregas e subscrição e a aceleração de modelos disruptivos”.
Já na América do Sul, a exceção é a Argentina, onde o comércio online parece ter muito mais alcance entre a população, em comparação com o resto da região.