Retalho têxtil em Portugal atinge vendas de €3800 milhões em 2016
Retalhistas não especializados (como hiper e supermercados) captaram 22,3% das vendas de vestuário na Península Ibérica em 2016

Ana Catarina Monteiro
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As vendas de moda no retalho em Portugal alcançaram no ano transato 3800 milhões de euros, o que representa uma subida de 1,3% face a 2015, segundo o Observatorio Sectorial DBK da consultora Informa, citado pela publicação Fashion Network.
O mercado de moda espanhol, por sua vez, obteve um volume de negócios de 18 800 milhões de euros em 2016, o que traduz um aumento de 1,6% face ao ano anterior.
Assim, no total da Península Ibérica, o segmento têxtil atingiu vendas de 22 600 milhões de euros em 2016, uma evolução de 1,6%.
Os hipermercados, supermercados e grandes armazéns, entre outros retalhistas não especializados em retalho têxtil captaram 22,3% das vendas de vestuário e acessórios na região ibérica em 2016. Já as insígnias especializadas neste segmento faturaram 12 440 milhões de euros (mais 2,4% face a 2015), representando 55% das vendas.
De acordo com os números da consultora, no final de 2016 existiam cerca de 78 mil pontos de venda de retalho especializado em moda na Península ibérica, 20% dos quais situados em Portugal (15 600 espaços). Além disso, o estudo estima ainda que os cinco principais operadores em Portugal absorvam 35% do mercado nacional de moda, enquanto em Espanha os cinco maiores players captam 53% das vendas no país.
Para o biénio de 2017-2018, a Informa calcula um aumento anual de 2% das vendas de retalho têxtil na península, atingindo os cerca de 23 600 milhões de euros no próximo ano.