Continente vence categoria de sustentabilidade nos Food & Nutrition Awards
A cadeia foi distinguida devido ao projeto Transformar.te, através do qual tem desenvolvido iniciativas de combate ao desperdício alimentar

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Os hipermercados Continente venceram a categoria de “sustentabilidade alimentar” na oitava edição dos prémios Food and Nutrition Awards (FNA).
No evento que premeia a inovação agroalimentar e as iniciativas de promoção de estilos de vida saudáveis, a insígnia da Sonae foi distinguida devido ao projeto Transformar.te, através do qual tem desenvolvido iniciativas de combate ao desperdício alimentar.
Entre estas estão os chutneys e doces lançados em julho deste ano, que representam a primeira gama de produtos da cadeia produzida a partir de excedentes de alimentos gerados nas suas lojas. O projeto contempla também iniciativas de aceleração do escoamento dos produtos em fim de vida e de encaminhamento de produtos comercialmente desvalorizados para instituições parceiras ou para uso interno, explica em comunicado a empresa, estimando que o projeto tenha gerado à data um benefício económico na ordem de um milhão de euros, assim como um beneficio social de nove milhões de euros.
Por sua vez, a Cerealis venceu a categoria de “produto inovação” com os novos cereais + Linha Fruut, que unem a fruta desidratada da marca Fruut com os cereais da Nacional; a International Iberian Nanotechnology Laboratory foi a vencedora deste ano na categoria de “investigação e desenvolvimento”, pelo projeto GeLife – produção de oleogéis para a substituição de gorduras em produtos; e a Universidade do Porto levou o galardão na categoria de “educação alimentar” devido ao projeto Nutriciência, que pretende combater a literacia nutricional das crianças e respetivas famílias através da partilha de conteúdos multimédia.
Pela primeira vez, este ano foi também atribuída no FNA a distinção Born From Knowledge (BfK), um prémio da Agência Nacional de Inovação (ANI) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entregue ao Instituto Superior de Agronomia que, desta forma, tem à disposição um processo de consultoria e apoio pela ANI para desenvolvimento e implementação do projeto River Rice Sugar.
Os vencedores destacaram-se de um total de 33 finalistas, eleitos entre as mais de 80 candidaturas submetidas para a oitava edição dos FNA. A iniciativa é promovida em conjunto pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentar (FIPA), a PortugalFoods e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), enquanto membros do quadro executivo. Conta também com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia e do Ministério da Educação.