Continente vence categoria de sustentabilidade nos Food & Nutrition Awards
A cadeia foi distinguida devido ao projeto Transformar.te, através do qual tem desenvolvido iniciativas de combate ao desperdício alimentar
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Os hipermercados Continente venceram a categoria de “sustentabilidade alimentar” na oitava edição dos prémios Food and Nutrition Awards (FNA).
No evento que premeia a inovação agroalimentar e as iniciativas de promoção de estilos de vida saudáveis, a insígnia da Sonae foi distinguida devido ao projeto Transformar.te, através do qual tem desenvolvido iniciativas de combate ao desperdício alimentar.
Entre estas estão os chutneys e doces lançados em julho deste ano, que representam a primeira gama de produtos da cadeia produzida a partir de excedentes de alimentos gerados nas suas lojas. O projeto contempla também iniciativas de aceleração do escoamento dos produtos em fim de vida e de encaminhamento de produtos comercialmente desvalorizados para instituições parceiras ou para uso interno, explica em comunicado a empresa, estimando que o projeto tenha gerado à data um benefício económico na ordem de um milhão de euros, assim como um beneficio social de nove milhões de euros.
Por sua vez, a Cerealis venceu a categoria de “produto inovação” com os novos cereais + Linha Fruut, que unem a fruta desidratada da marca Fruut com os cereais da Nacional; a International Iberian Nanotechnology Laboratory foi a vencedora deste ano na categoria de “investigação e desenvolvimento”, pelo projeto GeLife – produção de oleogéis para a substituição de gorduras em produtos; e a Universidade do Porto levou o galardão na categoria de “educação alimentar” devido ao projeto Nutriciência, que pretende combater a literacia nutricional das crianças e respetivas famílias através da partilha de conteúdos multimédia.
Pela primeira vez, este ano foi também atribuída no FNA a distinção Born From Knowledge (BfK), um prémio da Agência Nacional de Inovação (ANI) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entregue ao Instituto Superior de Agronomia que, desta forma, tem à disposição um processo de consultoria e apoio pela ANI para desenvolvimento e implementação do projeto River Rice Sugar.
Os vencedores destacaram-se de um total de 33 finalistas, eleitos entre as mais de 80 candidaturas submetidas para a oitava edição dos FNA. A iniciativa é promovida em conjunto pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentar (FIPA), a PortugalFoods e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), enquanto membros do quadro executivo. Conta também com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia e do Ministério da Educação.