Bosch e Bayer criam sistema para minimizar contaminação de solos com pesticidas
As empresas alemãs Bosch e a Bayer estão a desenvolver um sistema inteligente para a pulverização precisa de pesticidas na agricultura

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As empresas alemãs Bosch e a Bayer firmaram uma parceria para, nos próximos três anos, investigarem e desenvolverem em conjunto um sistema inteligente para a pulverização precisa de pesticidas na agricultura.
O conceito tecnológico, que será apresentado em novembro durnte a Agritechnica, feira de retalho de Hannover, na Alemanha, consiste numa tecnologia que deteta as ervas a tratar e pulveriza a quantidade necessária de pesticida num único processo, através de um aspersor que percorre o terreno. Inclui um gestor digital de plantações, que analisa as culturas e indica ao agricultor o melhor momento para tratar das ervas, e câmaras que captam séries contínuas de imagens, de forma a identificar diferentes ervas e a definir o melhor tratamento.
O objetivo é que as ervas relevantes sejam atingidas, deixando intactas áreas sem ervas. “A utilização inteligente de spray limpa de forma sustentável os campos. Não só protege a colheita, como também o meio ambiente”, explica Markus Heyn, membro do Conselho de Administração da empresa de engenharia e eletrónica Bosch.
O sistema regista pré-tratamentos, a interação de substâncias ativas diferentes e calcula o grau de eficiência dos herbicidas utilizados, para prevenir que as ervas desenvolvam resistências.
No acordo de parceria, cabe à Bosch o desenvolvimento de sensores, dos procedimentos de análise inteligente e de um sistema de pulverização seletiva, enquanto a Bayer está a aplicar a sua experiência no campo dos sistemas de informação geográfica (GIS) – o que inclui o desenvolvimento de algoritmos enquanto base para tomada de decisões agronómicas – e a integração de proteção de colheitas, tecnologia de fórmula e tecnologia de aplicação.