Leg Godt: a expressão que fundou o grupo Lego há 85 anos
O grupo Lego comemora este ano o seu 85º aniversário
Ana Catarina Monteiro
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
O grupo Lego comemora este ano o seu 85º aniversário.
O nome Lego é uma abreviatura de duas palavras dinamarquesas: Leg Godt. A expressão significa “brincar bem” e com base nela foi construída há 85 anos uma das principais empresas de brinquedos do mundo atualmente.
Tudo começou em 1932 num atelier de um carpinteiro, na Dinamarca. Ole Kirk Kristiansen começou a fazer brinquedos de madeira e fundou uma empresa na pequena cidade de Billund, mas o seu mais importante desenvolvimento deu-se 26 anos depois, quando o primeiro tijolo Lego foi patenteado como sistema de encaixe, que permite infinitas possibilidades de construção. E foi o princípio da globalização do negócio dinamarquês e das peças que muitos em Portugal chamam de “legos”.
Outros marcos desta história passam pelo lançamento das rodas em 1962, que vieram adicionar movimento ao sistema e aumentar ainda mais as possibilidades de construção. Em 1968, abre o primeiro parque Legoland em Billund e em 1974 são lançados globalmente os tijolos Lego Duplo, com o dobro do tamanho das peças tradicionais, destinados às crianças mais pequenas. Em 1999, as peças de construção foram consideradas “o brinquedo do século”.
Já na segunda década do séc. XXI, a marca expandiu aos produtos para meninas, com coleções como “Elves”, dirigida às mais velhas, “Friends” ou “Disney Princess”. Além disso, incorporou as novas tecnologias nas suas figuras, com brinquedos que combinam os mundos físico e digital, alargou os conteúdos online para potenciar a experiência e entrou, em 2014, para o cinema com o filme The Lego Movie.
Com foco na experiência, atualmente a empresa opera em Portugal dois parques de diversão infantis Lego Fun Factory. O primeiro abriu em setembro de 2015 no Dolce Vita Tejo e, em agosto do ano seguinte, inaugurou o segundo espaço deste conceito, no centro Mar Shopping, em Matosinhos.
A nível mundial, o grupo Lego detém lojas oficiais em Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos da América. Está presente com os seus produtos na moderna distribuição alimentar e no retalho especializado e oferece ainda modelos de negócio em regime de franchising.
Em termos de responsabilidade ambiental, o grupo compromete-se, até 2030, a usar apenas matérias-primas sustentáveis nos seus principais produtos e embalagens, assim como assume a meta de toda a energia utilizada ser 100% proveniente de fontes renováveis até 2020.