Dona da Margão compra divisão alimentar da britânica Reckitt Benckiser
A multinacional norte-americana que em Portugal detém as especiarias Margão adquiriu a “RB Foods” por cerca de 3,6 mil milhões de euros

Ana Catarina Monteiro
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O negócio alimentar da britânica Reckitt Benckiser foi vendido à produtora norte-americana de especiarias e condimentos McCormick. A empresa que em Portugal detém as especiarias Margão adquiriu a “RB Foods” por 4,2 mil milhões de dólares, cerca de 3,6 mil milhões de euros.
Unilever e Hormel Foods eram os nomes destacados na corrida para a compra da divisão alimentar da Reckitt Benckiser. A dona de marcas como Durex, Veet, Air Wick, Calgon ou Nurofen anunciou em abril passado o desinvestimento na produção de mostardas, ketchups, entre outros produtos, para financiar o negócio de leite infantil Mead Johnson Nutrition, adquirido anteriormente. A empresa britânica previa encaixar com a alienação cerca de 2,5 mil milhões de euros, valor superado pela proposta da produtora norte-americana que agora tem nas mãos as marcas French’s, Frank’s RedHot e Cattlemen’s. Estas vão-se manter no mercado com o mesmo nome.
Em comunicado, a McCormick explica que a Frank’s RedHot lidera as vendas na sua categoria nos Estados Unidos e Canadá, da mesma forma que a mostarda daquela marca é a mais vendida em ambos os mercados. Além das vendas no retalho, a especialista em especiarias e condimentos prevê com este fortalecimento de portefólio aumentar “em mais de 50%” as vendas no canal de “foodservice” nos Estados Unidos e Canadá, segmento em que as marcas da “RB Foods” apresentam “posições atrativas no que diz respeito a molhos, mostardas e vegetais crocantes”.
Em conjunto, espera-se que os negócios gerem vendas anuais de “cerca de 5 mil milhões de dólares” (cerca de 4,3 mil milhões de euros), um crescimento a partir a atual faturação de 4,4 mil milhões de dólares (cerca de 3,8 mil milhões de euros) da multinacional norte-americana.
Em Portugal, onde detém cerca de 40 colaboradores, a McCormick gerou em 2016 uma receita de aproximadamente 15 milhões de euros.