Portugal “bem posicionado” para negociar com UE novo financiamento da agricultura
“Vamos entrar num novo ciclo negocial no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) muito bem posicionados”, considera o Ministro da Agricultura

Ana Catarina Monteiro
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O Intermarché levou a cabo durante a Feira Nacional de Agricultura, que decorreu entre 10 e 18 de junho no CNEMA, em Santarém, a iniciativa “Conversa Aberta” para celebrar a 4ª edição do Prémio de Apoio à Produção Nacional. O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, destacou no evento que Portugal “está muito bem posicionado” para negociar um novo pacote de financiamento agrícola com Bruxelas.
“Vamos entrar num novo ciclo negocial no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) muito bem posicionados”, disse o Ministro no encerramento da iniciativa, sublinhado que estas serão “negociações difíceis, em que as crescentes exigências dos consumidores estarão em cima da mesa”.
Capoulas Santos destacou a importância do apoio da União Europeia para a “evolução e modernização da agricultura em Portugal nos últimos 40 anos”, o que coloca o País numa posição negocial “bem mais favorável”.
Além disso, o responsável pela pasta da Agricultura destacou o papel da grande distribuição na promoção de iniciativas de “apoio à produção nacional e estímulo à economia local”, como é o caso do prémio do Intermarché para os produtores portugueses, inserido no Programa Origens, de incentivo á produção nacional. Podem candidatar-se ao prémio da retalhista todos os produtores nacionais cujos projetos sejam implementados em Portugal e que se enquadrem numa ou mais categorias de seleção contempladas no concurso (que envolvem frutas, legumes, carne, peixe, queijo e charcutaria).
Hoje, o Programa Origens envolve 170 produtores de todo o país, que detêm uma área superior a 18 000 hectares. No total, já envolveu mais de um milhão de euros de incentivos à produção nacional e cerca de 500 postos de trabalho permanentes.