Ilhas europeias lançam navio ao mar para promover produtos
As regiões produtoras de banana na Europa, entre as quais a Madeira, uniram-se numa campanha de divulgação das suas culturas

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
As regiões produtoras de banana na Europa, entre as quais a Madeira, uniram-se numa campanha de divulgação das suas culturas.
As ilhas de Guadalupe, Martinique, Madeira e Canárias lançaram ao mar em conjunto o navio Le Marité para informar os consumidores europeus dos benefícios dos seus produtos, tendo a banana com um exemplo comum às várias Regiões Ultraperiféricas da Europa (RUP). São as três organizações que representam os produtores de bananas da Europa – UGPBAN (Guadeloupe e Martinique – França), GESBA (Madeira – Portugal) e ASPROCAN (Canárias – Espanha) que estão por trás desta campanha cofinanciada pela União Europeia.
A viagem do navio dura até 2019. Durante dois anos, vai navegar até ao porto de 18 cidades, em seis países, permanecendo uma semana em cada local. A embarcação atraca em Lisboa no próximo dia 14 de maio, sendo possível visitá-la e observar a exposição fotográfica que mostra os diferentes produtos cultivados nas ilhas ultraperiféricas da Europa. A mesma coleção vai estar exposta nas capitais dos seis países (Espanha, Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Polónia) durante 2017.
A campanha inclui também um projeto educacional para escolas do continente europeu, através do qual as crianças podem aprender mais sobre as RUP e as bananas produzidas nas mesmas.