Alimentação e Bebidas

Entrevista: “Intermarché exporta 3 milhões de euros em produtos nacionais”

A insígnia de retalho alimentar do Grupo Os Mosqueteiros exporta três milhões de euros em produtos portugueses, como azeite, sumos e fruta, para 300 pontos de venda em França. Em entrevista ao HIPERSUPER, Vasco Simões, administrador do Intermarché, fala sobre o apoio à produção nacional, o plano de expansão e a estratégia para o canal online

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

Entrevista: “Intermarché exporta 3 milhões de euros em produtos nacionais”

A insígnia de retalho alimentar do Grupo Os Mosqueteiros exporta três milhões de euros em produtos portugueses, como azeite, sumos e fruta, para 300 pontos de venda em França. Em entrevista ao HIPERSUPER, Vasco Simões, administrador do Intermarché, fala sobre o apoio à produção nacional, o plano de expansão e a estratégia para o canal online

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Ana Catarina Monteiro
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Vasco Simões, administrador Intermarché


A insígnia de retalho alimentar do Grupo Os Mosqueteiros exporta três milhões de euros em produtos portugueses, como azeite, sumos e fruta, para 300 pontos de venda em França. Em entrevista ao HIPERSUPER, Vasco Simões, administrador do Intermarché, fala sobre o apoio à produção nacional, o plano de expansão e a estratégia para o canal online.

O Grupo os Mosqueteiros tem em marcha um plano de expansão para as três insígnias de retalho alimentar e especializado que prevê um investimento global de 280 milhões de euros até 2020. A meta é ter em operação 294 unidades Intermarché, 50 lojas Bricomarché e 60 centros-auto Roady em três anos.

 

O Grupo Os Mosqueteiros fechou 2016 com 308 lojas, uma superfície comercial de 365 mil metros quadrados e 14 mil colaboradores. Que balanço faz dos 25 anos de atividade no mercado português?

Os 25 anos de presença em território nacional têm sido marcados por um forte crescimento que foi sendo consolidado. Durante estas duas décadas alcançámos várias metas – o que foi possível graças às ambições e objetivos que fomos definindo mas, também, ao desenvolvimento do próprio País. Ao longo deste período registámos picos de enorme expansão e fomos pioneiros em explorar o conceito de loja fora dos grandes centros urbanos. Mas tivemos, também, anos em que esta expansão se deu a um ritmo menor, fruto da legislação vigente e da necessidade interna de repensar caminhos e estratégias para melhor alcançar os resultados pretendidos. Nos últimos anos, investimos na renovação do parque de lojas, levando novos conceitos a várias localidades do País, tendo sido uma das prioridades estratégicas destes últimos anos.

Olhando um pouco para a nossa história podemos afirmar que estas duas décadas ficaram marcadas por uma palavra: inovação. Fomos o primeiro grupo da distribuição a apostar no setor primário, com a criação do Agro, hoje denominado Programa Origens – e isto numa altura em que este setor não era tão valorizado como hoje. Além disso, somos o único grupo a operar com uma estrutura composta por empresários independentes, que estão junto das populações, das entidades e das associações locais, que gerem as suas lojas de forma autónoma e que, graças a esta proximidade, pertença e intervenção local tornam possível o desenvolvimento do País. Este modelo de negócio permite-nos uma relação única com a comunidade e também com os produtores locais, o que tem resultados benéficos para economia local e consequentemente para os consumidores. Desta ligação única que existe entre os nossos empresários e a comunidade resulta um forte compromisso no domínio da responsabilidade social e corporativa. Um dos exemplos mais paradigmáticos é o apoio à causa dos bombeiros. Desde 2005 que o grupo está na linha da frente no apoio aos bombeiros portugueses tendo angariado fundos para cerca de 50 viaturas de combate a incêndio em dois anos. Em 2014, o grupo retomou a iniciativa, desta vez com o intuito de colmatar uma outra necessidade identificada: equipamentos completos de combate a incêndios florestais. Desta forma, entre 2014 e 2016, foi possível adquirir um total de 1255 equipamentos, fundamentais para a segurança dos bombeiros. Além destas iniciativas transversais às três insígnias, é ainda de destacar o papel ativo das lojas junto das corporações locais da região onde estão implantadas.

As três missões de compra em loja

 

A insígnia de retalho alimentar Intermarché traçou um plano de expansão (2015-2020) que prevê a abertura de 63 lojas até 2020, com um investimento de 200 milhões de euros. O objetivo é chegar a 2020 com 294 lojas. Que balanço faz da execução deste plano?

O balanço é definitivamente positivo. Entramos em 2017 com 243 lojas e uma quota de mercado de 9,9%. Queremos aumentar os metros quadrados (m2) da nossa insígnia, pelo que estamos sempre atentos ao mercado para identificar possíveis oportunidades de negócio que nos permitam concretizar o plano de desenvolvimento. As previsões para o próximo ano são de crescimento e, por isso, acreditamos que apesar de a meta ser ambiciosa será cumprida até 2020.

Este plano de expansão do Intermarché, que regiões do País vão privilegiar?

Não privilegiamos uma região em concreto, olhamos antes para todo o País e procuramos estar sempre atentos ao mercado para identificar possíveis oportunidades de negócio que nos permitam concretizar o plano de desenvolvimento.

Intermarché_007
Que requisitos têm em conta na seleção dos empresários aderentes ao conceito alimentar?

Os requisitos que procuramos nos aderentes são transversais às três insígnias e passam por estar motivado a criar o seu próprio negócio e ser uma pessoa dinâmica, ter boa capacidade de gestão e liderança, não exercer outra atividade profissional, ter disponibilidade geográfica e ter disponibilidade para uma formação a tempo inteiro (com metodologias teórica e prática), que varia de acordo com a insígnia escolhida. Atualmente e para concretizarmos o plano de expansão estamos muito focados no recrutamento de novos aderentes.

O que têm feito para aperfeiçoar o modelo de negócio e conquistar novos aderentes?

O nosso modelo de negócio é único e apesar de termos chegado a Portugal há 25 anos é ainda hoje altamente inovador. Um modelo de negócio onde os aderentes/donos das lojas são empresários independentes que têm autonomia para gerir a sua loja de modo a satisfazer as necessidades dos clientes, necessidades essas que variam para cada localidade o que torna cada ponto de venda único e adaptado aos seus clientes.

Neste plano de expansão, vão apostar em novos formatos e conceitos de loja?

Nos últimos anos, a prioridade do Intermarché foi a remodelação do parque de lojas, com um conceito mais atrativo, moderno e funcional. O novo conceito representa uma reorganização do ponto de venda, acompanhando a tendência verificada nas nossas lojas e dividindo o espaço no que chamamos de três “missões de compras”, com especial destaque nos frescos – a nossa área de especialidade.

Os frescos e os produtos saudáveis têm-se revelado o motor de crescimentos do setor de FMCG em Portugal e o Intermarché posiciona-se como especialista em produtos frescos. Qual a vossa estratégia para fazer crescer estes dois segmentos, cada vez mais uma arma de atração dos shoppers ao ponto de venda?

A estratégia passa muito pelo reconhecimento dos produtores que têm na qualidade dos seus produtos a sua linha de orientação de base. A modernização dos seus processos produtivos, a inovação, tanto de processos como de culturas, com introdução de variedades mais robustas mas, também, com elevados padrões de qualidade organoléptica e de sabores, têm contribuído para o peso crescente dos frescos nas nossas lojas. Também neste domínio o Programa Origens do Intermarché mostrou visão estratégica. Os nossos processos logísticos permitem uma oferta constante e variada. Ao apoiar a produção e os produtores nacionais, assegurando qualidade a baixos preços, promovemos, no final do processo, o reconhecimento do consumidor. A premissa de todo o processo é simples: frescura e qualidade ao melhor preço.

Programa Origens representa 550 postos de trabalho

 

O Intermarché está há três anos a premiar a produção nacional e terá sido pioneiro no estabelecimento de acordos diretos com os produtores. Como evoluíram os números do Programa Origens?

Atualmente trabalhamos com 170 produtores, que produzem mais de 200 referências e 50 000 toneladas em 18 000 hectares, o que sustenta mais de 550 postos de trabalhado permanentes. A aposta na sustentabilidade e no desenvolvimento económico do País, tem sido uma bandeira do grupo que durante este período desenvolveu um conjunto de iniciativas e políticas específicas para o efeito. Em 1999, lançou o programa AGRO, uma iniciativa entretanto rebatizada Programa Origens e com o qual promovemos o desenvolvimento do património agrícola e gastronómico português. Através deste Programa, pretende garantir que os seus clientes têm acesso a produtos genuinamente portugueses, de elevada qualidade e a preços baixos, estabelecendo para esse fim parcerias diretas com vários produtores locais.

Todos os produtos Origens estão devidamente identificados no ponto de venda e têm características em comum: garantia de frescura, obedecendo a elevados padrões de qualidade e segurança alimentar; de produção nacional e/ou com origem nacional; são produtos concebidos em explorações controladas periodicamente; todos têm um caderno de encargos associado, sendo a sua produção sempre acompanhada; fabricação de acordo com as tradições e técnicas de cada região. Além deste Programa, apoia o setor primário também através do Prémio Intermarché Produção Nacional que está já na sua 3ª edição.

Vencedores dos Prémios para a Produção Nacional 2016

Prémios para a Produção Nacional 2016

Em março de 2015, o Intermarché lançou a loja online em Portugal. Em abril deste ano, renovou a plataforma e alargou o serviço Drive e de entrega ao domicílio a novas zonas do País. Como está a correr este negócio no canal alimentar que, segundo os operadores em Portugal, ainda é pouco rentável?

A loja online como o serviço Drive têm tido níveis de aceitação muito positivos e em 2017 a sua expansão será uma das apostas da insígnia. Os clientes confiam no nosso serviço, sabem que todos os produtos são de elevada qualidade e quando encomendam na loja online sabem perfeitamente de onde vêm os produtos. O objetivo é chegar a 2020 com loja online para todas as lojas físicas.

Qual a vossa estratégia para desenvolver o ecommerce em Portugal?

A plataforma ecommerce e o serviço Drive têm crescido no nosso parque de lojas facilitando a experiência de compra e tornando a marca ainda mais próxima do consumidor. O serviço Drive, que oferece a possibilidade aos clientes da loja online de recolherem as suas compras na lojasem ser necessário sair da viatura, está em expansão. É simples, rápido e confortável para o utilizador, basta indicar o número da encomenda e um colaborador de loja desloca-se ao carro com as compras, coloca-as no porta-bagagem e o consumidor efetua o pagamento. A excelente aceitação de ambos os serviços tem levado à sua expansão e, por isso, em 2017 os serviços vão ser alargados um pouco por todo o País.

Em janeiro de 2016, trouxeram uma comitiva francesa a Portugal para conhecer produtores nacionais. Como correu?

No início do ano reunimos 100 expositores no CNEMA [Centro Nacional de Exposições] com o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se produz em Portugal a delegações de França, Bélgica e Polónia e colocar os frescos nacionais nestes países. O objetivo é aumentar a exportação destes produtos de reconhecida e elevada qualidade. As exportações portuguesas têm vindo a aumentar, não só pela forte presença de portugueses nesse território mas, também, pelo reconhecimento da qualidade dos nossos produtos.

No Intermarché temos um volume de exportações de três milhões de euros. Levamos até França 200 referências de marcas como Sumol, Compal, Delta, Milaneza, Gallo, entre outras – que estão disponíveis em 300 pontos de venda.

Depois dos resultados alcançados com a gama de produtos secos, temos estado mais do que nunca dedicados aos frescos e empenhados em apoiar a produção nacional, nomeadamente através da exportação de produtos como a laranja do Algarve e a Pera Rocha.

Vasco Simões acompanhado de Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e do do Desenvolvimento Rural

Vasco Simões acompanhado de Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e do do Desenvolvimento Rural

Como está a correr o projeto da central de negociação comum com o Minipreço, denominada CINDIA, para o mercado português, anunciada em 2015? Que vantagens trouxe a ambas a retalhistas e ao consumidor português?

O objetivo da central de negociação é sermos mais eficientes, proporcionando assim vantagens qualitativas e quantitativas aos consumidores e preservando a dinâmica concorrencial gerada pelas insígnias de ambos os grupos. Desta forma, através da CINDIA é possível negociar de forma mais vantajosa e célere as condições para toda a rede. Ao sermos mais eficientes poderemos oferecer aos franchisados (Minipreço) e aderentes (Intermarché) mais uma razão para se juntarem ao nosso projeto.

Qual o volume de negócios do grupo no ano passado?

Ainda não fechamos o ano de 2016, mas em 2015 o volume de negócios do grupo esteve em linha com 2014, totalizando cerca de 2 mil milhões de euros.

Em coerência com o nosso posicionamento, que assenta em proporcionar às famílias portuguesas a maior poupança e a melhor qualidade de vida com as opções de compra mais inteligentes, temos vindo a apostar em várias ferramentas e soluções que contribuem para a competitividade do preço. Aqui incluem-se ofertas e oportunidades mas também fortes campanhas promocionais de preço e campanhas especiais que assinalam datas específicas, como as grandes campanhas de aniversário das insígnias. Merece também referência o Cartão Poupança, quer por ter sido um dos primeiros na grande distribuição quer pela sua adequação às necessidades de diferentes famílias e idades, com benefícios personalizados a famílias com bebés, famílias numerosas ou agregados seniores.

Quais os principais desafios para este ano?

Em 2017 vamos manter a aposta na inovação, na qualidade dos produtos e nos preços baixos. Num mercado altamente concorrencial como o da distribuição a inovação é cada vez mais importante e este tema tem sido desenvolvido pelas três insígnias de forma exemplar. Destaco o trabalho que tem sido feito ao nível das marcas próprias, um trabalho que tem sido pautado por mais de 100 parcerias com fornecedores nacionais. Com uma qualidade já reconhecida pelos consumidores, estes produtos são em época de crise a melhor solução de poupança. O nosso foco em 2017 será a procura por soluções e produtos inovadores e de qualidade sem esquecer o compromisso de manter os preços baixos e continuar assim a atrair clientes às lojas.

Quantos postos de trabalho estimam criar com o plano de expansão do grupo em Portugal traçado para 2015-2020?

Esperamos criar 3400 novos postos de trabalho. Estamos muito focados em aumentar os m2 das nossas insígnias e em recrutar novos aderentes para concretizarmos as aberturas que temos planeadas. Numa altura economicamente difícil ter a possibilidade de criar o seu próprio negócio, não sozinho, mas apoiado por um grupo internacional, presente em Portugal há mais de 20 anos, é uma perspetiva bastante aliciante.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

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Bebidas

Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé

Com assinatura dos enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino, estes vinhos refletem o perfil mais leve e fresco da colheita deste ano, marcada por menos picos de calor e maior exuberância aromática, refere a Quinta da Lagoalva.

Com a chegada dos dias mais longos e solarengos da primavera, a Quinta da Lagoalva apresenta os primeiros vinhos da vindima de 2024, apostando num trio refrescante e aromático que espelha o potencial da região dos Vinhos do Tejo: o Lagoalva branco, o Lagoalva Sauvignon Blanc e o Lagoalva rosé. Com assinatura dos enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino, estes vinhos refletem o perfil mais leve e fresco da colheita deste ano, marcada por menos picos de calor e maior exuberância aromática, refere.

A gama agora lançada assume uma identidade moderna e alinhada com as tendências de consumo, destacando-se pelo menor teor alcoólico (10,55% no rosé e 11,30% no branco) e por um estilo descomplicado, que valoriza os aromas primários e a autenticidade da fruta, sem passagem por madeira.

O Lagoalva branco 2024 é um lote composto maioritariamente por Fernão Pires (80%), complementado por Arinto (10%) e Sauvignon Blanc (10%), revelando notas de fruta citrina e pera no nariz, com boa acidez e equilíbrio na boca. Já o Lagoalva Sauvignon Blanc 2024, elaborado exclusivamente com a casta internacional que a propriedade explora desde 2009, destaca-se por aromas vegetais e tropicais, num perfil fresco e vibrante. Por fim, o Lagoalva rosé 2024, com Touriga Nacional e Syrah em partes iguais, oferece um perfil aromático dominado por morango e framboesa, com uma cor rosa-pálido apelativa e uma prova de boca marcada pela leveza e frescura.

Sobre o autorHipersuper

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Produção

Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento

O setor agrícola perdeu, num ano, mais de 16 mil profissionais em Portugal, revelam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre o segundo trimestre de 2023 e o final de 2024, o número de trabalhadores nas áreas da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca caiu de 158,8 mil para 142,9 mil, o que representa uma quebra de 10% e inverte a tendência de crescimento registada desde 2021.

A análise é da Eurofirms – People First, que alerta para a natureza estrutural do problema, num setor historicamente marcado pela elevada sazonalidade, forte predominância masculina e dificuldades persistentes no recrutamento, particularmente acentuadas nas regiões do interior do país.

Num esforço para compreender os entraves enfrentados por empregadores e candidatos, a Eurofirms ouviu empresas do setor primário e profissionais acompanhados pela empresa de recursos humanos. Um dos testemunhos é da SALM, empresa neerlandesa instalada em Salvaterra de Magos, especializada na produção de lavanda. Um porta-voz da empresa salienta a escassez de pessoal qualificado, sobretudo em períodos críticos como plantação e colheita. “A demanda por trabalhadores aumenta em períodos específicos, como em momentos de plantação e colheita, o que pode dificultar a atração de candidatos disponíveis”, refere o responsável, adicionando que “muitos jovens não consideram a agricultura como uma carreira viável, e isso resulta na escassez de mão de obra”, sublinha.

Do lado dos trabalhadores, Ana Filipa Santos, candidata acompanhada pela Eurofirms, reconhece a importância estratégica do setor agrícola e mostra entusiasmo em integrar esta atividade. Ainda assim, identifica desafios relevantes: “É um setor que não oferece, por exemplo, a quem tem filhos as condições necessárias para a conciliação entre a vida pessoal e profissional”.

Para João Lourenço, business leader da Eurofirms em Portugal, os dados devem ser um sinal de alerta para os decisores e operadores do setor. “É um setor que não oferece, por exemplo, a quem tem filhos as condições necessárias para a conciliação entre a vida pessoal e profissional”, defende. O responsável acrescenta ainda que o setor agroalimentar tem demonstrado grande potencial económico, tendo atingido, em 2024, o valor recorde de 2,5 mil milhões de euros em exportações de frutas, legumes e flores – um crescimento de 7,5% face ao ano anterior, segundo o INE.

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Logística

InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica

A nomeação surge num momento estratégico para a tecnológica e logística, que continua a expandir a sua rede e a reforçar o seu posicionamento na Península Ibérica.

tagsInPost

A InPost acaba de anunciar a nomeação de Luis Florit como novo diretor comercial para Espanha e Portugal.

Com mais de uma década de experiência em cargos de liderança nas áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produto, a InPost sublinha que Luis Florit traz um sólido know-how em estratégia digital, comércio eletrónico e modelos SaaS. O novo responsável terá como missão impulsionar a operação comercial da InPost nos dois mercados, assegurando a resposta às crescentes exigências do setor e promovendo a expansão da marca, acrescenta.

“Fazer parte da InPost representa um desafio, pois é uma empresa que está em constante crescimento e nós, no departamento comercial, temos de acompanhar as exigências do mercado”, afirma Luis Florit. “Estou muito ansioso por trabalhar com a grande equipa de profissionais da InPost e continuar a expandir a marca em Espanha e Portugal.”, acrescenta.

A nomeação surge pouco depois da entrada de Luigi Cirocco como Diretor de Operações para a região ibérica, reforçando a aposta da InPost numa estrutura de liderança robusta para consolidar a sua presença na Europa do Sul. A empresa tem intensificado o investimento na sua rede híbrida de Pontos Pack e Lockers, bem como na otimização dos seus processos, com enfoque na sustentabilidade e flexibilidade das entregas.

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores

Entre as 20 marcas mais referidas no Estudo ao Consumidor 2025, nove são portuguesas, com destaque para Continente, Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa, Galp, MEO, NOS, EDP e Worten. O pódio é liderado por Continente, seguido de Pingo Doce e Adidas, sinalizando uma crescente valorização de marcas nacionais por parte dos consumidores. Pedro Diogo Vaz, country manager da Superbrands Portugal, destaca o reforço da presença de marcas nacionais no ranking geral, com especial evidência para o retalho.

A Superbrands Portugal divulgou esta terça-feira, 7 de maio, os resultados do Estudo ao Consumidor 2025, colocando duas insígnias nacionais de retalho alimentar — Continente e Pingo Doce — no topo da lista das marcas com maior referenciação espontânea pelos consumidores portugueses. Os dados foram apresentados na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Entre as 20 marcas mais referidas no estudo, nove são portuguesas, com destaque para Continente, Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa, Galp, MEO, NOS, EDP e Worten. O pódio geral é liderado por Continente, seguido de Pingo Doce e Adidas, sinalizando uma crescente valorização de marcas nacionais por parte dos consumidores.

O estudo revela ainda que o setor do Retalho reforçou significativamente a sua presença no TOP 20 entre 2020 e 2025, aumentando de 22,1% para 30,2%. Esta evolução reflete-se também na entrada de novas marcas como Mercadona e na consolidação de insígnias como Lidl.

Para Pedro Diogo Vaz, um dos destaques da edição deste ano prende-se com o reforço da presença de marcas nacionais no ranking geral, com especial evidência para o retalho. “Há uma diversidade muito grande no mercado, mas essa abundância acaba por valorizar ainda mais as marcas que fazem parte do nosso quotidiano. Marcas como o Continente e o Pingo Doce estão presentes de forma contínua na vida das pessoas e, por isso, são mencionadas instintivamente pelos consumidores”, explicou em declarações ao Hipersuper.

O responsável sublinha ainda que o contexto económico e social atual pode influenciar este comportamento: “Vivemos num período de incerteza, e isso leva os consumidores a procurar segurança e familiaridade. As marcas portuguesas acabam por despertar uma ligação emocional mais forte, seja pelo enraizamento cultural, seja por uma perceção de maior proximidade e confiança”.

Pedro Diogo Vaz destaca também a importância da análise promovida pela Superbrands enquanto ferramenta útil para os profissionais de marketing e gestão de marcas. “Este é um estudo independente, que pretende refletir de forma genuína a perceção do consumidor. Não há interferência comercial nas escolhas, o que confere credibilidade aos resultados e torna-os relevantes para a estratégia das marcas, sobretudo no que toca à avaliação do seu posicionamento face à concorrência”, conclui.

O Continente assume um papel transversal no estudo, surgindo como a marca mais mencionada nas cinco dimensões avaliadas — Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades — e liderando o ranking em todas as gerações analisadas, da Silent Generation à Geração Z.

Já o Pingo Doce e a Delta Cafés destacam-se por integrarem o TOP 3 em duas dimensões, enquanto marcas como Adidas, Nike, Lidl e Nestlé também mantêm uma presença constante nos rankings multidimensionais.

A análise por geração demonstra que o retalho mantém uma relevância transversal, sendo o setor com maior peso em todas as faixas etárias. Por outro lado, os Baby Boomers e a Geração X apresentam maior afinidade com marcas de Alimentação, Telecomunicações, Bebidas e Energia, enquanto a Geração Z se destaca nas áreas de Desporto e Tecnologia.

Existem cinco áreas de atividade que monopolizam 81% do TOP 20 do ranking geral, sendo estas o Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações. Numa comparação entre 2020 e 2025, observa-se que o Retalho aumentou o seu peso de 22,1% para 30,2% no TOP 20, tendo também a Energia e a Moda registado um ligeiro aumento.

O estudo, conduzido pela consultora independente AMINT, decorreu entre 7 de janeiro e 12 de fevereiro de 2025, através de 1.000 entrevistas online a uma amostra representativa da população portuguesa em termos etários (com idade igual ou superior a 16 anos), género e distribuição geográfica. A margem de erro é de 3,2%.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Logística

DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce

A aquisição da empresa norte-americana especializada em logística de distribuição de retalho e fulfillment de e-commerce representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro.

A DHL Supply Chain anunciou a aquisição da IDS Fulfillment num movimento que reforça a presença da multinacional no setor e amplia significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades das pequenas e médias empresas (PME).

A operação, concluída em maio, representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro. Com esta aquisição, a DHL integra mais de 120 mil metros quadrados de espaço de armazém e distribuição multicliente, distribuídos por localizações estratégicas nos EUA, incluindo Indianápolis, Salt Lake City, Atlanta e Plainfield.

“O e-commerce tem sido um motor de crescimento para a DHL nos últimos anos e é um foco importante na nossa agenda da Estratégia 2030. A aquisição da IDS Fulfillment não só expande a nossa presença operacional, como também garante que as pequenas e médias empresas tenham acesso às nossas soluções logísticas de última geração, concebidas para as suas necessidades específicas”, disse Patrick Kelleher, CEO da DHL Supply Chain North America.

Mark DeFabis, CEO da IDS Fulfillment, afirma: “Acreditamos que o compromisso da DHL com a inovação e a excelência do serviço faz da empresa o parceiro ideal para melhorar as nossas operações e fornecer as capacidades líderes da indústria aos nossos clientes e membros da nossa equipa.”

A IDS Fulfillment continuará a operar sob a liderança atual, assegurando uma transição sem perturbações para os clientes e colaboradores. Para além da infraestrutura física, a operação traz à DHL uma carteira diversificada de clientes e um know-how adicional em fulfillment, reforçando a oferta de soluções escaláveis e integradas.

Com o setor global de e-commerce a crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 8% até 2029, a DHL aposta numa estratégia de expansão seletiva, que fortalece a sua rede e capacidade tecnológica, ao mesmo tempo que democratiza o acesso a serviços de logística de ponta.

“Com o crescimento global do setor e-commerce a um CAGR de 8% ao ano até 2029, a DHL tem como objetivo investimentos que expandam ainda mais as nossas capacidades para assegurar as necessidades deste segmento em crescimento e tornar a nossa rede e soluções facilmente acessíveis a empresas de todas as dimensões. O IDS Fulfillment complementa a nossa atual Rede DHL Fulfillment, aumentando a nossa capacidade de oferecer soluções globais de e-commerce sem descontinuidades, com conhecimentos e alcance locais. Especialmente oportuno, uma vez que mais organizações multinacionais estão a procurar estabelecer capacidades de fulfillment na América do Norte”, sublinha
Oscar de Bok, CEO Global da DHL Supply Chain.

“Estas aquisições demonstram o nosso compromisso com o crescimento contínuo no sector do e-commerce e reforçam a posição de liderança da DHL como o fornecedor de logística de eleição para clientes de todas as dimensões”, reforçou Patrick Kelleher.

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures

O Pingo Doce volta a marcar presença, pelo terceiro ano consecutivo, na Festa do Livro de Loures, que se realiza de 8 a 11 de maio, no Infantado.

No ano em que assinala 20 anos de compromisso com a promoção da Literatura Infantil, o espaço do Pingo Doce contará com mais de 220 títulos infantis disponíveis, incluindo os últimos lançamentos da coleção “Histórias de Encantar”, agora com 80 livros – “Cavalo e Burro”, “Cão e Sombra”, “Ladrão Cama” e “Zé-Moscas” -, além de outras novidades como as obras “Im-perfeito”, “Às vezes sinto-me pequena” e “Reis e Rainhas de Portugal II”.

Com uma programação diária dedicada às crianças dos 2 aos 10 anos, O Pingo Doce destaca-se várias sessões de leitura com atividades de desenho e pintura, dinâmicas de contos com fantoches e, ainda, uma sessão de leitura e autógrafos com a Catarina Fonseca, autora do livro “Eu e o segredo do Faraó”, vencedora da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

Agenda completa:

Dia 08 de maio

10h30 – Leitura com fantoche de A Branca de Neve (2-8 anos)
17h00 – Leitura de Lily May e os sapatos de salto carmim (4-8 anos)

Dia 09 de maio

12h00 – (para público escolar) Leitura de Chega de Lutas! – comunicação não violenta para crianças (4-8 anos)
17h00 – Leitura com fantoche de O Pinóquio (2-8 anos)

Dia 10 de maio

10h30 – Leitura com fantoche do livro A Cigarra e a Formiga (2-8 anos)
15h30 – Sessão de leitura e autógrafos com Catarina Fonseca, autora do livro Eu e o segredo do Faraó (5-10 anos), o 12º livro do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Dia 11 de maio

10h30 – Leitura de As 4 Estações, livro exclusivo Pingo Doce, com atividade de desenho e pintura (2-8 anos)
15h30 – Leitura com fantoche de A Carochinha (2-8 anos)

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Bebidas

ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova

O ÉvoraWine regressa à Praça do Giraldo nos dias 23 e 24 de maio para celebrar uma década de existência com uma edição que promete superar recordes de adesão e reforçar a notoriedade dos vinhos da região.

Com entrada livre e copo oficial de prova disponível por 15 euros, a organização estima receber cerca de 10 mil visitantes ao longo dos dois dias, atraídos pela possibilidade de provar cerca de 300 referências vínicas oriundas de mais de 50 produtores alentejanos.

O evento arranca na sexta-feira, às 18h00, com a habitual sessão de abertura e a entrega dos prémios “Por todo o Alentejo”, que distinguem figuras de destaque nas áreas do vinho, gastronomia e cultura. O ambiente será marcado por uma combinação de provas vínicas, gastronomia regional e música ao vivo, com atuações que vão desde os cantares tradicionais dos Almocreves até à energia do Grupo Mala Conexion, passando pelo fado e ritmos sevilhanos.

A principal novidade desta edição comemorativa é a festa de encerramento “ÉvoraWine Party”, agendada para sábado, dia 24, a partir das 22h30, na Horta das Laranjeiras. O evento, animado pelo grupo “Os Vizinhos” e pelo DJ Pedro d’Orey, prolonga-se até às 02h00. A entrada tem o custo de 5 euros para os participantes do ÉvoraWine e de 10 euros para o público geral.

Durante o certame, os visitantes poderão ainda degustar pratos típicos alentejanos, preparados por restaurantes parceiros, numa aposta da organização na promoção da harmonização entre gastronomia e vinho da região.

A 10.ª edição do ÉvoraWine conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Câmara Municipal de Évora, da Confraria dos Enófilos do Alentejo e da Confraria da Gastronomia do Alentejo.

Programa

Sexta-feira // 23 de maio  
18h00 – Sessão de Abertura com Grupo de Cante Tradicional Alentejano “Os Almocreves”
19h00 – Grupo Caranguejos da Cevada
20h00 – Fado com Inês Villa-Lobos
21h00 – Teresa Franco, Bruno Cramez e Nuno Páscoa
22h00 – Encerramento das provas de vinho

Sábado // 24 de maio  
18h00 – Abertura ÉvoraWine
18h30 – Grupo Sevilhanas
19h00 – Carla Saramago, Rui Gonçalves, Bruno Cramez e José Silva
20h30 – Grupo Mala Conexion
22h00 – Encerramento das provas de vinho
22h30 – ÉvoraWine Party na Horta das Laranjeiras com “Os Vizinhos” e Dj Pedro d’Orey
2h00 – Encerramento da ÉvoraWine Party

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Alimentar

Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição

A publicação será lançada oficialmente no XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação, a decorrer nos dias 8 e 9 de maio, no Fórum Braga.

O novo e-book da Associação Portuguesa de Nutrição (APN)  “Abóbora: da casca às sementes – uma abordagem sustentável” conta com o apoio da Love Butternut, associação de produtores de abóbora portugueses e espanhóis. 

Segundo a Love Butternut, a publicação digital pretende inspirar uma nova forma de olhar para este alimento: completo, versátil, com um enorme valor nutricional, sustentável e com um impacto positivo ao nível da saúde. Com base científica e uma linguagem acessível, a publicação é dirigida não só a profissionais da área da nutrição, mas também a todos os consumidores que procuram fazer escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis no seu dia a dia.

Entre os temas abordados encontram-se a composição nutricional da polpa, casca e sementes, os benefícios para a saúde, a sazonalidade e produção, as variedades disponíveis, bem como orientações práticas sobre como comprar, conservar e utilizar a abóbora na sua totalidade, sem desperdício. O E-book dedica ainda espaço às aplicações industriais de subprodutos, dando destaque ao potencial de reaproveitamento na cadeia alimentar, informa.

“Acreditamos que o futuro da alimentação passa por valorizar mais e desperdiçar menos. E, este E-book, é um convite à descoberta de tudo o que a abóbora tem para oferecer, desde a casca às sementes, e uma forma de promover o seu aproveitamento integral, tanto em casa como na indústria”, revela Cari Plaza, responsável de marketing e comunicação da Sakata Seed Ibérica.

“Os e-books representam pequenos compêndios técnico-científicos sobre um tema e procuram representar um material de fácil acesso e onde seja possível encontrar o essencial sobre o assunto em questão. Este é um dos exemplos que permite que a Associação Portuguesa de Nutrição se posicione como uma entidade referência na construção de materiais de qualidade e com um acesso democratizado e orientado para o nosso site institucional”, refere Célia Craveiro, Presidente da Direção da APN.

Além do apoio ao lançamento no Congresso de Nutrição e Alimentação, que este ano conta com o mote “O Tempo da Nutrição”, a Love Butternut terá um stand neste evento (E1.8) e, durante os dois dias, estará a partilhar o E-book em versão digital e a promover este alimento, que é cultivado em todo o mundo.

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Continente
Retalho

Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional

A feira reúne frutas e legumes, queijos, vinhos, enchidos e outros produtos típicos, representando o melhor da diversidade gastronómica nacional, com destaque para a seleção especial dos melhores frescos nacionais e de produtos inovadores desenvolvidos pelo Clube de Produtores Continente, como é caso do famoso Arroz Carolino Caravela.

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Até 18 de maio, todas as lojas Continente e a plataforma Continente online recebem a primeira edição da feira “O Melhor de Portugal”, uma iniciativa que celebra a qualidade e o sabor dos produtos portugueses, valorizando o trabalho dos produtores locais e das marcas nacionais.

A nova feira, que conta com uma forte campanha multimeios sob o mote “Quem é que passa sem o melhor de Portugal?”, destaca uma seleção especial de produtos frescos nacionais e referências inovadoras, com origem no Clube de Produtores Continente. Entre os destaques está o Arroz Carolino Caravela, uma variedade 100% portuguesa resultante de quase duas décadas de investigação em parceria com a Lusosem, a Novarroz e o INIAV/COTArroz.

Esta iniciativa insere-se na estratégia do Continente de reforçar a aposta na produção nacional, garantindo qualidade, sustentabilidade e inovação em diversas categorias. A feira reúne frutas e legumes, queijos, vinhos, enchidos e outros produtos típicos, representando o melhor da diversidade gastronómica nacional.

A campanha publicitária, com criatividade da Fuel, está presente em televisão, rádio, digital, outdoor, lojas e folheto. A narrativa destaca o apreço dos portugueses pelos sabores autênticos do país, mesmo quando estão longe, demonstrando o orgulho e amor pelos sabores e tradições da sua terra.

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Bebidas

Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego

A Red Bull Summer Edition com sabor a Pêssego está disponível em latas de 250ml de cor e junta-se à Red Bull Apricot Edition (Alperce-Morango), Red Bull Yellow Edition (Tropical), Red Bull Red Edition (Melancia) e Red Bull Açaí Sugarfree, em paralelo com as clássicas Red Bull Energy Drink e Red Bull Sugarfree e, a novidade lançada no início deste ano, a Red Bull Zero (zero calorias e zero açúcar).

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A Red Bull apresenta a Summer Edition 2025, uma edição limitada com sabor a pêssego, que estará disponível em todo o país a partir de maio, durante os meses mais quentes do ano. Esta novidade junta-se à gama de edições sazonais da marca, reforçando o portefólio com uma proposta pensada para os dias longos e descontraídos de verão.

A nova Red Bull Summer Edition combina o sabor doce do pêssego com um toque de casca cítrica e notas florais, mantendo a fórmula funcional do Red Bull Energy Drink original. A edição especial surge numa lata de 250 ml em tom magenta vibrante, reforçando o posicionamento da marca junto de um público jovem, urbano e ativo.

Este lançamento integra-se na estratégia da Red Bull de introduzir sabores sazonais que acompanham os ritmos e preferências do consumidor, valorizando momentos de lazer, eventos ao ar livre e o consumo ocasional em contexto de socialização. A edição de verão de 2025 vem complementar as já conhecidas Red Bull Apricot Edition (alperce-morango), Red Bull Yellow Edition (tropical), Red Bull Red Edition (melancia) e Red Bull Açaí Sugarfree, além das versões clássicas Red Bull Energy Drink, Red Bull Sugarfree e Red Bull Zero.

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