Multinacional de certificação SGS adquire laboratório português Biopremier
A multinacional de inspeção e certificação SGS adquiriu a startup portuguesa Biopremier, criada na Faculdade de Ciências de Lisboa

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A multinacional de inspeção e certificação SGS adquiriu a startup portuguesa Biopremier, criada na Faculdade de Ciências de Lisboa.
Fundada em 2003, a Biopremier é um laboratório “pioneiro” na aplicação dos métodos NGS (Next Generation Sequencing) no setor agroalimentar, explica em comunicado a SGS, que classifica a startup adquirida como uma “referência para a comunidade europeia na área da biologia molecular”.
A empresa portuguesa desenvolveu um novo método que “veio alterar as análises alimentares”, o qual identifica a totalidade das espécies presentes num alimento ao invés de detetar a presença ou ausência de uma determinada espécie. Para tal, o laboratório alargou o espetro de aplicação da “sequenciação de próxima geração” (NGS) ao setor agroalimentar. A tecnologia era até então apenas utilizada em DNA de seres humanos.
A aposta da startup não se restringe ao setor agroalimentar, já que o NGS pode ser aplicado a produtos de vários setores, como o cosmético ou o têxtil, desde que contenha DNA. “A aquisição da Biopremier permite que o Grupo SGS tenha em Portugal, um centro global de investigação, desenvolvimento e inovação, que funcionará com hub regional de análises de biologia molecular da SGS”, explica João Marques, Presidente do Conselho de Administração da empresa sediada em Genebra, na Suíça.