Ministro da Agricultura: “Há muitos obstáculos na internacionalização dos produtores de azeite”
Luís Capoulas dos Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, disse que há “muitos obstáculos na internacionalização dos produtores” nacionais de azeite, reforçando a intenção de o Governo continuar a apoiar o setor

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O seminário “O sector do Azeite em Portugal – crescimento e competitividade”, decorreu no passado dia 28 de novembro, Dia Mundial da Oliveira, no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.
No evento organizado pela Casa do Azeite, que celebra este ano o 40º aniversário, Luís Capoulas dos Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, disse que há “muitos obstáculos na internacionalização dos produtores” nacionais de azeite, reforçando a intenção de o Governo continuar a apoiar o setor.
Na campanha oleícola de 2015/16, a produção portuguesa aumentou 79% face à anterior, atingindo as 109 052 toneladas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, citados em comunicado pela Casa do Azeite. Este foi a “terceira maior produção dos últimos 100 anos”, devido não só às condições atmosféricas e do solo como à produção de novas áreas de olival, principalmente no Alentejo, região que representa cerca de 75% da produção de azeite no País.
Luís Folque, presidente da “casa” que promove os produtores e embalados de azeite de marca, sublinhou, por sua vez, o “aumento da qualidade do azeite português, do qual cerca de 75% é virgem extra”.