Instituições de ensino vão otimizar intervenções da SIMAB em mercados abastecedores
A Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB) assinou um protocolo com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). As instituições de ensino superior vão dar suporte à entidade na pesquisa de métodos de construção, gestão e monitorização mais eficientes dos mercados abastecedores
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB) assinou um protocolo com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). As instituições de ensino superior vão dar suporte à entidade na pesquisa de métodos de construção, gestão e monitorização mais eficientes dos mercados abastecedores.
Nos termos do protocolo assinado entre as três entidades, cabe à FAUL a “realização de estudos de medidas de racionalização e redução de consumos de energia e água nos mercados existentes assim como levantamentos, monitorização e relatórios destas infraestruturas; a produção de um estudo sobre novas tipologias espácio-funcionais e integração das mesmas com conceitos de adaptabilidade de utilização ao longo do tempo de vida útil do edifício; e a realização de estudos de modelos de utilização que permitam uma maior racionalização dos meios e dos recursos”, explica em comunicado a empresa de capitais públicos especializada na gestão de mercados municipais e abastecedores.
Os projetos resultantes deste acordo serão executados pelo Laboratório de Materiais da FAUL, enquanto a SIMAB garante a promoção, construção, instalação, exploração e gestão de mercados destinados ao comércio por grosso de produtos alimentares e não alimentares e atividades complementares. A sociedade poderá ainda prestar serviços, em Portugal ou no estrangeiro, de conceção, desenvolvimento, instalação ou revitalização de mercados abastecedores retalhistas ou grossistas.
Já o ISEL tem como objetivo o “estabelecimento de cooperação em investigação e desenvolvimento, a formação e assessoria técnica nas áreas de Engenharia Informática, Eletrotecnia, Eletrónica, Telecomunicações, Computadores e Mecânica, podendo ainda abraçar outras áreas que venham a ser consideradas de interesse por ambas as partes”. De uma formal global, a cooperação entre a SIMAB e o ISEL traduz-se em ações de informação, investigação e desenvolvimento, de formação e de assessoria técnico-científica.