Instituições de ensino vão otimizar intervenções da SIMAB em mercados abastecedores
A Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB) assinou um protocolo com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). As instituições de ensino superior vão dar suporte à entidade na pesquisa de métodos de construção, gestão e monitorização mais eficientes dos mercados abastecedores
Ana Catarina Monteiro
Imigrantes são essenciais para 83% das empresas agrícolas do sudoeste alentejano
Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
Starbucks abre nova loja em Braga
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente é o novo diretor-geral da Savills Porto
Pingo Doce cria serviço de encomendas online de peixe selvagem e marisco
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
A Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB) assinou um protocolo com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). As instituições de ensino superior vão dar suporte à entidade na pesquisa de métodos de construção, gestão e monitorização mais eficientes dos mercados abastecedores.
Nos termos do protocolo assinado entre as três entidades, cabe à FAUL a “realização de estudos de medidas de racionalização e redução de consumos de energia e água nos mercados existentes assim como levantamentos, monitorização e relatórios destas infraestruturas; a produção de um estudo sobre novas tipologias espácio-funcionais e integração das mesmas com conceitos de adaptabilidade de utilização ao longo do tempo de vida útil do edifício; e a realização de estudos de modelos de utilização que permitam uma maior racionalização dos meios e dos recursos”, explica em comunicado a empresa de capitais públicos especializada na gestão de mercados municipais e abastecedores.
Os projetos resultantes deste acordo serão executados pelo Laboratório de Materiais da FAUL, enquanto a SIMAB garante a promoção, construção, instalação, exploração e gestão de mercados destinados ao comércio por grosso de produtos alimentares e não alimentares e atividades complementares. A sociedade poderá ainda prestar serviços, em Portugal ou no estrangeiro, de conceção, desenvolvimento, instalação ou revitalização de mercados abastecedores retalhistas ou grossistas.
Já o ISEL tem como objetivo o “estabelecimento de cooperação em investigação e desenvolvimento, a formação e assessoria técnica nas áreas de Engenharia Informática, Eletrotecnia, Eletrónica, Telecomunicações, Computadores e Mecânica, podendo ainda abraçar outras áreas que venham a ser consideradas de interesse por ambas as partes”. De uma formal global, a cooperação entre a SIMAB e o ISEL traduz-se em ações de informação, investigação e desenvolvimento, de formação e de assessoria técnico-científica.