José Luís Simões, presidente da Luis Simões
Luís Simões cria Departamento de Compliance e Gestão de Risco
A operadora ibérica de logística Luís Simões criou o Departamento de Compliance e Gestão de Risco. A decisão é encarada como um “exercício de transparência e corporate governance”

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A operadora ibérica de logística Luís Simões criou o Departamento de Compliance e Gestão de Risco. A decisão é encarada como um “exercício de transparência e corporate governance”.
O novo departamento tem como missão garantir a implementação e efetividade de um Programa de Compliance, na prossecução do cumprimento de requisitos legais, regulatórios e de ética assumidos pela empresa. O objetivo passa por assegurar o correto funcionamento dos Sistemas de Controlo Interno do grupo, reduzindo os riscos inerentes a cada área de negócio.
Um dos primeiros projetos do Departamento de Compliance e Gestão de Risco foi a criação do Código de Ética e Conduta, fazendo da Luís Simões a “primeira empresa do setor, a nível ibérico, a ter um registo de regulamentação deste tipo”. Situação de fraude, corrupção, suborno, desrespeito dos direitos humanos e laborais, danos ambientais ou outras práticas ilegais e antiéticas são algumas das temáticas consideradas.
De modo a garantir uma visão alargada de todos os processos neste âmbito, operadora de mercado de fluxos rodoviários nomeou um Comité de Compliance formado por diversas funções da empresa para controlar a execução do Programa de Compliance a implementar e auxiliar o Conselho de Administração na supervisão da aplicação do mesmo.
Pedro Ventura, Diretor de Processos e Compliance, foi nomeado novo Chief Compliance Officer, reportando diretamente a Rui Simões, administrador da área de Innovance, em que se inclui de forma orgânica este Comité.
“O lançamento desta nova área organizacional é um passo em frente no nosso compromisso com a transparência e ética empresarial, valores imprescindíveis para organizações como a nossa”, dá conta José Luís Simões, presidente da empresa.