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PRT- SET102016- Prémio E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.
Photo by Rui Coutinho

Logística

Os mais inovadores negócios online em Portugal

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar

Ana Catarina Monteiro

PRT- SET102016- Prémio E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.
Photo by Rui Coutinho

Logística

Os mais inovadores negócios online em Portugal

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar

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Ana Catarina Monteiro
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Retalho

Créditos: Rui Coutinho

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar.

Atenta às transformações que o mundo digital tem proporcionado no comércio global, a empresa de entregas Chronopost tem vindo a desenvolver soluções online para alavancar a experiência de compra dos clientes. Há três anos a empresa lançou o serviço interativo Predict, que permite ao consumidor controlar a entrega da sua encomenda. A plataforma móvel alerta os consumidores do dia e hora em que será entregue a encomenda, sendo que o utilizador pode alterar a data, escolher um local mais conveniente para receber os produtos ou, se preferir, pode ainda levantar a compra num dos pontos de recolha da rede Pickup, composta por 500 lojas de proximidade em Portugal e 22 mil postos a nível global. Nos últimos anos, o Predict estabeleceu-se como serviço “standard” da empresa de transporte expresso, agregando ainda o serviço de Livetracking, que permite aos clientes rastrear o percurso da sua encomenda, em tempo real, a partir do smartphone.

Vocacionada para o incremento da conveniência dos eshoppers, a empresa decidiu apoiar as jovens empresas que se mostram inovadores no comércio eletrónico através do lançamento do prémio E-empreendedor. A entrega da primeira edição do prémio que pretende distinguir os melhores negócios online em Portugal realizou-se no passado dia 14 de setembro, na sede do grupo Impresa, em Lisboa.

A plataforma de salas de estudo digitais Studit, que permite a interação entre estudantes do 5º ao 12º ano e explicadores para sessões de dúvidas sobre matemática, físico-química, inglês e português, foi a vencedora do prémio. A distinção assegura à plataforma criada por Joana Santos e Mariana Guerreiro entregas gratuitas de encomendas, “membership” gratuita de um ano na ACEPI – Associação  da Economia Digital, formação executiva na Católica Lisbon School of Business & Economics, otimização dos sistemas de pagamento online por parte da Easypay e condições especiais de incubação na Startup Lisboa. Todas estas instituições são parceiras do concurso, que conta ainda com apoio institucional do Ministério da Economia.

Studit

O projeto da Studit arrancou no final de 2015, quando Joana Santos e Mariana Guerreiro, licenciadas em Economia e com mestrados em Finanças e Gestão, respetivamente, decidiram sair da consultora onde trabalhavam há quatro anos para se dedicarem à plataforma digital de salas de estudo.

A inspiração surgiu por parte da irmã de Joana. “A minha irmã é professora, dá explicações de matemática e começou a ter cada vez mais alunos a pedirem explicações por telefone e a utilizar o Skype. Pensamos então em construir uma plataforma que fizesse a ponte entre explicadores e alunos e que permitisse dar explicações online”, conta em entrevista ao HIPERSUPER a empreendedora distinguida pela Chronopost Joana Santos. “No final de maio de 2016 lançámos no mercado uma versão de teste para analisarmos a adesão por parte dos alunos. Tivemos cerca de 60 registos, o que é muito bom. Aproveitamos este verão para melhorar a plataforma, acrescentamos mais funcionalidades e em outubro vamos fazer o lançamento oficial”.

PRT- SET102016- Prémio  E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.  Photo by Rui Coutinho

Créditos: Rui Coutinho

Para utilizarem a plataforma, os alunos devem criar uma conta e carregá-la. Os planos de pagamento estão definidos em função dos minutos que se pretende gastar na plataforma. Trinta minutos custam dez euros para estudantes do ensino básico e 13 euros para os do ensino secundário. Pagam por referência multibanco. “Depois, na plataforma, seleciona um explicador disponível no momento, explica a dúvida, o contexto em que surgiu, o ano escolar que frequenta e, quando o explicador aceita o convite, entra numa espécie de sala de explicações virtual, onde tem à disposição um quadro interativo, em que o professor pode escrever e o aluno consegue visualizar o que está no quadro. Há ainda vídeo, voz e também um chat através do qual os utilizadores podem conversar. Quando a dúvida estiver esclarecida, termina sessão e os minutos gastos são descontados da conta”, descreve a criadora da Studit.

A maior parte do valor cobrado pela plataforma dirige-se para o explicador, sendo que a fonte de receita das empreendedoras que construíram a plataforma passa por uma comissão. Para dar a conhecer o serviço online, neste momento, os primeiros 15 minutos na plataforma são gratuitos para novos utilizadores.

“50% destas empresas que se candidataram ao prémio vendem produtos e outras 50% vendem serviços. Nos produtos, verificamos que a moda está a crescer muito e a cosmética e a ótica são setores que agora se estão a desenvolver mais no canal online. No que diz respeito aos serviços, fomos seduzidos pela área da educação [com a Studit] porque realmente é um mundo um pouco virgem, onde se podem fazer imensas coisas. O saber pode circular no meio digital, o que é muito útil. Cria valor entre quem tem o conhecimento e quem quer partilhá-lo. Achamos que nesta área os negócios digitais têm muito pela frente e estamos a falar da língua portuguesa, que é a quinta mais falada do mundo. Por isso, há muito caminho a explorar”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Olivier Establet, presidente da Chronopost Portugal.

A Chronopost entregou ainda duas menções honrosas aos projetos Book in Loop e Doctor Gummy, que completam assim o pódio dos melhores negócios online em Portugal. A estas duas plataformas digitais será dada a possibilidade de inscrição gratuita no Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação da Católica Lisbon School of Business & Economics.

Book in Loop

A plataforma online Book in Loop fez com que as famílias portuguesas reduzissem os gastos numa das alturas mais dispendiosas do ano – o regresso às aulas, promovendo a reutilização dos manuais escolares. Em parceria com as lojas Lidl, que serviram de ponto de entrega e recolha dos livros, o portal permitiu a 2 000 famílias portuguesas pouparem 330 mil euros no regresso às aulas deste ano, segundo dados da retalhista.

“A Book in Loop nasceu há dois anos. Éramos duas pessoas a trabalhar no projeto quando surgiu, depois passamos a três e começamos a dedicar-nos a tempo inteiro à plataforma no início de 2016. Agora somos cinco porque o crescimento assim exigiu. Temos mais de 17 500 pessoas registadas”, explica ao HIPERSUPER João Bernardo Parreira, estudante de Direito e um dos criadores na plataforma. “Lançamos uma plataforma embrionária em janeiro deste ano e a plataforma totalmente funcional foi lançada em meados de junho passado”. Neste momento, os responsáveis por este negócio digital são dois empreendedores da área de Direito, um ligado à Informática, um de Biomédica e outro de Bioquímica.

PRT- SET102016- Prémio  E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.  Photo by Rui Coutinho

Créditos: Rui Coutinho

Na Book in Loop, os que compram livros escolares usados poupam até 80% em cada livro adquirido, face ao valor de mercado do mesmo. A utilização é simples: “os pais que têm em casa livros escolares que os filhos já não precisam, indicam na plataforma a escola e o ano em que os manuais foram utilizados. A página identifica quais os livros que essa escola adotou nesse ano e, a partir daí, os utilizadores selecionam os livros que querem entregar e imprimem uma guia. Dirigem-se então a um supermercado Lidl e entregam os manuais juntamente com a guia, que serve para identificar quem entregou os livros quando chegam ao armazém. Depois passam por um processo de triagem, de controlo de qualidade, que foi certificado pela Universidade de Aveiro. Se cumprirem os critérios, são vendidos por 40% do preço inicial. Metade do rendimento gerado pela venda dos livros é entregue aos interiores donos”, explica João Bernardo Parreira.

Com esta iniciativa, aproximadamente 13 000 livros escolares foram recolhidos nas lojas, sede e direções regionais da retalhista Lidl em Portugal no regresso às aulas deste ano. A associação deste projeto à cadeia de distribuição “foi natural em vários fatores. Primeiro, queríamos que as pessoas tivessem um ponto próximo onde pudessem entregar e recolher livros e depois porque a cadeia tem uma cultura muito próxima à nossa, com valores de proximidade e responsabilidade social, que, neste caso, se traduz na reutilização de materiais e na poupança. O Lidl encontrou-nos e, depois de apresentarmos melhor a ideia, fomos trabalhando até conseguirmos concretizar a campanha”, conta.

DoctorGummy

Numa área diferente, a da alimentação, e com um negócio assente num produto e não na oferta de serviço, como as startups previamente apresentadas, a DoctorGummy comercializa guloseimas saudáveis. “A génese deste negócio digital remonta a 2008 na Associação das Escolas Jesus, Maria e José, conhecida como a Associação do Monte Pedral, uma IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social] portuense com 140 anos de história”, explica ao HIPERSUPER Nuno Santos, fundador da plataforma. “Na altura em que surge a ideia, é iniciado o processo de investigação para obter guloseimas sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sem corantes e conservantes artificiais mas que mantivessem as características fundamentais das gomas, dando ao consumidor a mesma experiência em termos de sabor, textura e aspeto. Este processo foi mantido em sigilo, até que, em 2014, com a formulação das gomas quase fechada, o projeto foi apresentado ao público pela primeira vez, ao ganhar um prémio de empreendedorismo entre mais de catorze mil candidatos”.

As gomas saudáveis desenvolvidas em Portugal chegaram ao mercado no final de agosto de 2016, através da loja online e em breve serão comercializadas em farmácias. O público-alvo da DoctorGummy são “todos os ‘Gummy Lovers’, em especial as crianças dos quatro aos 14 anos”, indica o fundador.

Prémio  E-Empreendedor Chronopost

Créditos: Rui Coutinho

A Nuno Santos, formado em Engenharia Química, juntou-se recentemente Sérgio Silvestre que desempenha a função de CEO (chief executive officer). Além disso, no inicio de setembro, a startup recebeu investimento do fundo Vallis Capital Partners, que passou a integrar o capital da DoctorGummy Europe SA, como principal acionista.  “Esta ligação surge do interesse da Vallis em diversificar o seu portefólio de participações no setor alimentar e, em simultâneo, do reconhecimento do carácter inovador e do potencial económico destas guloseimas”, realça.

Neste momento, o projeto inovador está focado na divulgação das gomas já criadas nos mercados nacional e internacional, tendo na manga “planos para continuar a surpreender o mercado com produtos inovadores”. Um dos objetivos é o “alargamento à área da farmacêutica” com a introdução de medicamentos nas guloseimas. “Atualmente, estamos focados no setor alimentar mas a entrada no setor farmacêutico está nos nossos planos. O conceito passará por, em parceria com empresas do setor, adicionar às guloseimas o princípio ativo dos medicamentos, usando-as como excipiente – corpo do medicamento onde está inserido o princípio ativo, facilitando assim a administração sem causar os problemas que os medicamentos tradicionais causam e, ao mesmo tempo, tornando o sabor do medicamento mais tolerável, sem necessidade de adição de açúcar ou adoçantes e aromatizantes sintéticos”, explica o fundador.

17 mil novas empresas em cinco meses

Estes foram os projetos selecionados entre “dezenas” de candidaturas. Distinguiram-se por terem criado “algo que não existia e pela capacidade de poderem ser replicados internacionalmente. Mas foi muito difícil escolher entre muito boas ideias”, explica o presidente da Chronopost Portugal.

“Criámos o prémio para promover as boas práticas e fomentar a inovação associada ao comércio eletrónico. A ideia surgiu há três anos na filial de Espanha mas como uma iniciativa privada, não tinha o patrocínio do Ministério da Economia como conseguimos em Portugal. Encontramos ideias brilhantes, não só em Lisboa e no Porto, mas também no interior do País”. Segundo Olivier Establet, nos primeiros “cinco meses de 2016 foram criadas 17 mil novas empresas em Portugal”, destacando o setor têxtil que, graças ao motor do ecommerce, assistiu a uma “inversão da tendência de encerramento de empresas observada há pelo menos uma década”.

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Casaleiro com nova imagem e novas referências

A Casaleiro amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Hipersuper

A marca Casaleiro, uma das mais antigas da região do Tejo, inicia um novo capítulo com uma identidade visual modernizada e uma oferta mais diversificada. A grande novidade é a elevação dos seus vinhos Reserva à Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo, reforçando o compromisso com a qualidade e a autenticidade.

Mantendo a consistência e equilíbrio que a caracterizam, a marca continua a valorizar as castas tradicionais portuguesas. Os tintos destacam-se pelos aromas frutados e taninos sedosos, enquanto os brancos impressionam pela frescura e notas cítricas e tropicais, sublinha em comunicado.

A gama Casaleiro, da Enoport, é composta por três reservas – Casaleiro Reserva Tinto DOC Tejo, Casaleiro Reserva Branco DOC Tejo e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah – e três colheitas selecionadas – Casaleiro Colheita Selecionada Tinto, Casaleiro Colheita Selecionada Branco e Casaleiro Colheita Selecionada Rosé. Agora, a marca amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Com esta renovação, Casaleiro reforça a sua presença no mercado com uma oferta ainda mais abrangente, aliando tradição e modernidade para conquistar consumidores exigentes e apreciadores de vinhos autênticos.

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ESG

Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

Hipersuper

A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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cibersegurança

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I&D

Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança

“A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.

Hipersuper

A Sophos anuncia uma parceria estratégica com a Pax8, marketplace de cloud commerce. “A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.
Os MSPs da rede Pax8 dispõem agora uma ‘one-stop shop’ completa com as melhores soluções de cibersegurança disponíveis por parte de um único fornecedor – incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), o Sophos Endpoint powered by Intercept X e a Sophos Firewall. Isto revoluciona as oportunidades para os parceiros de canal agilizarem as suas operações, simplificarem a faturação e reduzirem significativamente a complexidade da gestão da cibersegurança nos diferentes clientes.

“A Sophos e a Pax8 estão solidamente alinhadas na missão de capacitar os MSPs com os melhores serviços e produtos de segurança de ponta a ponta, simplificando a gestão do ciclo de vida destas soluções e reduzindo as despesas operacionais. Os MSPs querem alinhar-se com fornecedores com os quais é fácil trabalhar, e este acordo tornará ainda mais fácil trabalharem com a Sophos, algo em que há muito estamos empenhados,” disse Joe Levy, CEO da Sophos.

A geração de novas oportunidades de receita para parceiros, a redução dos custos gerais, a capacitação dos parceiros através de iniciativas coordenadas de capacitação, suporte e formação em vendas para MSP e a segurança compatível e abrangente 24/7 para os clientes Microsoft Defender dos MSPs, com o serviço Sophos MDR para ambientes Microsoft, são as vantagens desta parceria, enumeradas pelas duas empresas.A oferta da Sophos estará disponível no marketplace da Pax8 a partir de 28 de fevereiro de 2025.

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Retalho

Wells abre nova loja em Aveiro

A Wells inaugurou esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Aveiro, a 27ª Wells com o conceito Beauty, que reúne num único espaço perfumaria, makeup e cosmética, além da oferta de saúde e bem-estar e serviços especializados de ótica, audiologia e um hair studio.

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tagsWell's

Localizada na Avenida Lourenço Peixinho, esta abertura reforça o plano de expansão da Wells para 2025, a loja funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e às sextas e sábados das 9 às 21 horas.

Entretanto, no dia 18 de fevereiro, a Wells inaugurou a sua primeira loja no Almada Fórum com um espaço totalmente dedicado à ótica e à contactologia. Localizada no piso 0, a loja oferece consultas gratuitas de optometria e contactologia, além de um portfólio com 50 marcas e mais de 700 modelos de óculos.

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Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

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A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

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ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

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A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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MO em Abrantes

Retalho

MO reabre lojas em Esposende e Abrantes

Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, as duas lojas reforçam a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.

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tagsMO

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae reabriu a 20 de fevereiro as suas lojas em Esposende e Abrantes, com espaços completamente renovados.
A loja de Esposende (Zona Industrial da Gandra), com 485 m² de área de vendas, e a loja de Abrantes (Rua da Esperança), com 518 m², apresentam a mais recente coleção da MO. Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, estas lojas MO exibem agora um design mais moderno, reforçando a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.
A loja de Esposende funciona diariamente das 8h30 às 21h, enquanto a loja de Abrantes está aberta todos os dias das 9h às 21h.

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

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A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

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Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

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Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

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