PRT- SET102016- Prémio E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos. Photo by Rui Coutinho
Logística

Os mais inovadores negócios online em Portugal

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar

Ana Catarina Monteiro
PRT- SET102016- Prémio E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos. Photo by Rui Coutinho
Logística

Os mais inovadores negócios online em Portugal

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Retalho
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Logística
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Alimentar
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Bebidas
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Alimentar
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Retalho
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Bebidas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Retalho
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Retalho
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
BRANDED

Créditos: Rui Coutinho

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar.

Atenta às transformações que o mundo digital tem proporcionado no comércio global, a empresa de entregas Chronopost tem vindo a desenvolver soluções online para alavancar a experiência de compra dos clientes. Há três anos a empresa lançou o serviço interativo Predict, que permite ao consumidor controlar a entrega da sua encomenda. A plataforma móvel alerta os consumidores do dia e hora em que será entregue a encomenda, sendo que o utilizador pode alterar a data, escolher um local mais conveniente para receber os produtos ou, se preferir, pode ainda levantar a compra num dos pontos de recolha da rede Pickup, composta por 500 lojas de proximidade em Portugal e 22 mil postos a nível global. Nos últimos anos, o Predict estabeleceu-se como serviço “standard” da empresa de transporte expresso, agregando ainda o serviço de Livetracking, que permite aos clientes rastrear o percurso da sua encomenda, em tempo real, a partir do smartphone.

Vocacionada para o incremento da conveniência dos eshoppers, a empresa decidiu apoiar as jovens empresas que se mostram inovadores no comércio eletrónico através do lançamento do prémio E-empreendedor. A entrega da primeira edição do prémio que pretende distinguir os melhores negócios online em Portugal realizou-se no passado dia 14 de setembro, na sede do grupo Impresa, em Lisboa.

A plataforma de salas de estudo digitais Studit, que permite a interação entre estudantes do 5º ao 12º ano e explicadores para sessões de dúvidas sobre matemática, físico-química, inglês e português, foi a vencedora do prémio. A distinção assegura à plataforma criada por Joana Santos e Mariana Guerreiro entregas gratuitas de encomendas, “membership” gratuita de um ano na ACEPI – Associação  da Economia Digital, formação executiva na Católica Lisbon School of Business & Economics, otimização dos sistemas de pagamento online por parte da Easypay e condições especiais de incubação na Startup Lisboa. Todas estas instituições são parceiras do concurso, que conta ainda com apoio institucional do Ministério da Economia.

Studit

O projeto da Studit arrancou no final de 2015, quando Joana Santos e Mariana Guerreiro, licenciadas em Economia e com mestrados em Finanças e Gestão, respetivamente, decidiram sair da consultora onde trabalhavam há quatro anos para se dedicarem à plataforma digital de salas de estudo.

A inspiração surgiu por parte da irmã de Joana. “A minha irmã é professora, dá explicações de matemática e começou a ter cada vez mais alunos a pedirem explicações por telefone e a utilizar o Skype. Pensamos então em construir uma plataforma que fizesse a ponte entre explicadores e alunos e que permitisse dar explicações online”, conta em entrevista ao HIPERSUPER a empreendedora distinguida pela Chronopost Joana Santos. “No final de maio de 2016 lançámos no mercado uma versão de teste para analisarmos a adesão por parte dos alunos. Tivemos cerca de 60 registos, o que é muito bom. Aproveitamos este verão para melhorar a plataforma, acrescentamos mais funcionalidades e em outubro vamos fazer o lançamento oficial”.

PRT- SET102016- Prémio  E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.  Photo by Rui Coutinho

Créditos: Rui Coutinho

Para utilizarem a plataforma, os alunos devem criar uma conta e carregá-la. Os planos de pagamento estão definidos em função dos minutos que se pretende gastar na plataforma. Trinta minutos custam dez euros para estudantes do ensino básico e 13 euros para os do ensino secundário. Pagam por referência multibanco. “Depois, na plataforma, seleciona um explicador disponível no momento, explica a dúvida, o contexto em que surgiu, o ano escolar que frequenta e, quando o explicador aceita o convite, entra numa espécie de sala de explicações virtual, onde tem à disposição um quadro interativo, em que o professor pode escrever e o aluno consegue visualizar o que está no quadro. Há ainda vídeo, voz e também um chat através do qual os utilizadores podem conversar. Quando a dúvida estiver esclarecida, termina sessão e os minutos gastos são descontados da conta”, descreve a criadora da Studit.

A maior parte do valor cobrado pela plataforma dirige-se para o explicador, sendo que a fonte de receita das empreendedoras que construíram a plataforma passa por uma comissão. Para dar a conhecer o serviço online, neste momento, os primeiros 15 minutos na plataforma são gratuitos para novos utilizadores.

“50% destas empresas que se candidataram ao prémio vendem produtos e outras 50% vendem serviços. Nos produtos, verificamos que a moda está a crescer muito e a cosmética e a ótica são setores que agora se estão a desenvolver mais no canal online. No que diz respeito aos serviços, fomos seduzidos pela área da educação [com a Studit] porque realmente é um mundo um pouco virgem, onde se podem fazer imensas coisas. O saber pode circular no meio digital, o que é muito útil. Cria valor entre quem tem o conhecimento e quem quer partilhá-lo. Achamos que nesta área os negócios digitais têm muito pela frente e estamos a falar da língua portuguesa, que é a quinta mais falada do mundo. Por isso, há muito caminho a explorar”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Olivier Establet, presidente da Chronopost Portugal.

A Chronopost entregou ainda duas menções honrosas aos projetos Book in Loop e Doctor Gummy, que completam assim o pódio dos melhores negócios online em Portugal. A estas duas plataformas digitais será dada a possibilidade de inscrição gratuita no Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação da Católica Lisbon School of Business & Economics.

Book in Loop

A plataforma online Book in Loop fez com que as famílias portuguesas reduzissem os gastos numa das alturas mais dispendiosas do ano – o regresso às aulas, promovendo a reutilização dos manuais escolares. Em parceria com as lojas Lidl, que serviram de ponto de entrega e recolha dos livros, o portal permitiu a 2 000 famílias portuguesas pouparem 330 mil euros no regresso às aulas deste ano, segundo dados da retalhista.

“A Book in Loop nasceu há dois anos. Éramos duas pessoas a trabalhar no projeto quando surgiu, depois passamos a três e começamos a dedicar-nos a tempo inteiro à plataforma no início de 2016. Agora somos cinco porque o crescimento assim exigiu. Temos mais de 17 500 pessoas registadas”, explica ao HIPERSUPER João Bernardo Parreira, estudante de Direito e um dos criadores na plataforma. “Lançamos uma plataforma embrionária em janeiro deste ano e a plataforma totalmente funcional foi lançada em meados de junho passado”. Neste momento, os responsáveis por este negócio digital são dois empreendedores da área de Direito, um ligado à Informática, um de Biomédica e outro de Bioquímica.

PRT- SET102016- Prémio  E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.  Photo by Rui Coutinho

Créditos: Rui Coutinho

Na Book in Loop, os que compram livros escolares usados poupam até 80% em cada livro adquirido, face ao valor de mercado do mesmo. A utilização é simples: “os pais que têm em casa livros escolares que os filhos já não precisam, indicam na plataforma a escola e o ano em que os manuais foram utilizados. A página identifica quais os livros que essa escola adotou nesse ano e, a partir daí, os utilizadores selecionam os livros que querem entregar e imprimem uma guia. Dirigem-se então a um supermercado Lidl e entregam os manuais juntamente com a guia, que serve para identificar quem entregou os livros quando chegam ao armazém. Depois passam por um processo de triagem, de controlo de qualidade, que foi certificado pela Universidade de Aveiro. Se cumprirem os critérios, são vendidos por 40% do preço inicial. Metade do rendimento gerado pela venda dos livros é entregue aos interiores donos”, explica João Bernardo Parreira.

Com esta iniciativa, aproximadamente 13 000 livros escolares foram recolhidos nas lojas, sede e direções regionais da retalhista Lidl em Portugal no regresso às aulas deste ano. A associação deste projeto à cadeia de distribuição “foi natural em vários fatores. Primeiro, queríamos que as pessoas tivessem um ponto próximo onde pudessem entregar e recolher livros e depois porque a cadeia tem uma cultura muito próxima à nossa, com valores de proximidade e responsabilidade social, que, neste caso, se traduz na reutilização de materiais e na poupança. O Lidl encontrou-nos e, depois de apresentarmos melhor a ideia, fomos trabalhando até conseguirmos concretizar a campanha”, conta.

DoctorGummy

Numa área diferente, a da alimentação, e com um negócio assente num produto e não na oferta de serviço, como as startups previamente apresentadas, a DoctorGummy comercializa guloseimas saudáveis. “A génese deste negócio digital remonta a 2008 na Associação das Escolas Jesus, Maria e José, conhecida como a Associação do Monte Pedral, uma IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social] portuense com 140 anos de história”, explica ao HIPERSUPER Nuno Santos, fundador da plataforma. “Na altura em que surge a ideia, é iniciado o processo de investigação para obter guloseimas sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sem corantes e conservantes artificiais mas que mantivessem as características fundamentais das gomas, dando ao consumidor a mesma experiência em termos de sabor, textura e aspeto. Este processo foi mantido em sigilo, até que, em 2014, com a formulação das gomas quase fechada, o projeto foi apresentado ao público pela primeira vez, ao ganhar um prémio de empreendedorismo entre mais de catorze mil candidatos”.

As gomas saudáveis desenvolvidas em Portugal chegaram ao mercado no final de agosto de 2016, através da loja online e em breve serão comercializadas em farmácias. O público-alvo da DoctorGummy são “todos os ‘Gummy Lovers’, em especial as crianças dos quatro aos 14 anos”, indica o fundador.

Prémio  E-Empreendedor Chronopost

Créditos: Rui Coutinho

A Nuno Santos, formado em Engenharia Química, juntou-se recentemente Sérgio Silvestre que desempenha a função de CEO (chief executive officer). Além disso, no inicio de setembro, a startup recebeu investimento do fundo Vallis Capital Partners, que passou a integrar o capital da DoctorGummy Europe SA, como principal acionista.  “Esta ligação surge do interesse da Vallis em diversificar o seu portefólio de participações no setor alimentar e, em simultâneo, do reconhecimento do carácter inovador e do potencial económico destas guloseimas”, realça.

Neste momento, o projeto inovador está focado na divulgação das gomas já criadas nos mercados nacional e internacional, tendo na manga “planos para continuar a surpreender o mercado com produtos inovadores”. Um dos objetivos é o “alargamento à área da farmacêutica” com a introdução de medicamentos nas guloseimas. “Atualmente, estamos focados no setor alimentar mas a entrada no setor farmacêutico está nos nossos planos. O conceito passará por, em parceria com empresas do setor, adicionar às guloseimas o princípio ativo dos medicamentos, usando-as como excipiente – corpo do medicamento onde está inserido o princípio ativo, facilitando assim a administração sem causar os problemas que os medicamentos tradicionais causam e, ao mesmo tempo, tornando o sabor do medicamento mais tolerável, sem necessidade de adição de açúcar ou adoçantes e aromatizantes sintéticos”, explica o fundador.

17 mil novas empresas em cinco meses

Estes foram os projetos selecionados entre “dezenas” de candidaturas. Distinguiram-se por terem criado “algo que não existia e pela capacidade de poderem ser replicados internacionalmente. Mas foi muito difícil escolher entre muito boas ideias”, explica o presidente da Chronopost Portugal.

“Criámos o prémio para promover as boas práticas e fomentar a inovação associada ao comércio eletrónico. A ideia surgiu há três anos na filial de Espanha mas como uma iniciativa privada, não tinha o patrocínio do Ministério da Economia como conseguimos em Portugal. Encontramos ideias brilhantes, não só em Lisboa e no Porto, mas também no interior do País”. Segundo Olivier Establet, nos primeiros “cinco meses de 2016 foram criadas 17 mil novas empresas em Portugal”, destacando o setor têxtil que, graças ao motor do ecommerce, assistiu a uma “inversão da tendência de encerramento de empresas observada há pelo menos uma década”.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Retalho
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Logística
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Alimentar
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Bebidas
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Alimentar
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Retalho
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Bebidas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Retalho
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Retalho
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
BRANDED
Retalho

Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030

Estudo da DS Smith revela que, até 2030, serão utilizados quase 22 mil milhões de sacos de plástico nas entregas online de artigos de moda em seis grandes economias europeias, o equivalente a mais de 400 000 sacos de plástico entregues por hora. As medidas para limitar a utilização de sacos de plástico reduziram significativamente a sua presença no comércio tradicional, mas o aumento das compras online fez aumentar a sua utilização no e-commerce.

Apesar dos avanços no retalho físico na redução do uso de plásticos, o comércio eletrónico de moda está a gerar volumes alarmantes de resíduos plásticos. De acordo com uma análise da Development Economics, encomendada pela empresa de packaging sustentável DS Smith, uma empresa da International Paper, só em 2024, os seis principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália e Polónia) receberam 2,9 mil milhões de sacos de plástico “secundários” — utilizados para transporte — nas suas compras online, o equivalente a 7,8 milhões de unidades por dia.

Ao contrário do que se verifica no retalho tradicional, onde medidas como a cobrança obrigatória dos sacos reduziram significativamente o seu uso, o crescimento das vendas online tem impulsionado o consumo de embalagens plásticas. A tendência é preocupante: estima-se que, até 2030, o número de sacos secundários aumente 47%, atingindo os 4,2 mil milhões anuais, o que poderá resultar num total acumulado de 21,8 mil milhões de sacos nos próximos cinco anos.

O estudo revela também que apenas 7% destes sacos são atualmente reciclados ou reutilizados. Os restantes 93% — cerca de 2,6 mil milhões em 2024 — acabam em aterros ou incinerados. Mantendo-se o atual ritmo de crescimento do e-commerce e das baixas taxas de reciclagem, este número poderá ultrapassar os 3,8 mil milhões por ano até ao final da década.

“Em parceria com algumas das maiores marcas do mundo, estimamos que, nos últimos quatro anos, substituímos mais de mil milhões de elementos de plástico, mas precisamos de fazer mais”, refere Luis Serrano, sales, marketing & innovation Diretor da DS Smith Ibéria. “Embora as compras online tenham crescido, os retalhistas de e-commerce estão atrasados em relação às grandes superfícies no que diz respeito à substituição dos sacos de plástico”, acrescenta.

“As empresas podem sentir-se tentadas a focar-se apenas no preço, mas manter o plástico tem um custo: os consumidores não o querem e as marcas arriscam a sua reputação se o ignorarem. Acreditamos que a legislação pode e deve ser mais exigente para todos nós, eliminando gradualmente determinados plásticos para ajudar a criar um contexto de mercado que incentive a inovação e o investimento e gere uma concorrência saudável para os substituir”, sublinha ainda.

Algumas marcas já iniciaram a transição. A Zalando, por exemplo, substituiu desde 2020 os sacos de plástico por alternativas em papel com certificação FSC e conteúdo reciclado. A mudança teve impacto direto na perceção do consumidor: a satisfação com o packaging aumentou 16 pontos percentuais após a introdução da nova solução.

“A substituição dos sacos de plástico por sacos de papel mudou as regras do jogo. Após a introdução dos nossos primeiros sacos de papel nas entregas, a satisfação dos clientes com o nosso novo packaging registou um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A elevada taxa de aceitação deixa-nos confiantes de que estamos no caminho certo com sacos de papel que são fáceis de reciclar na maior parte da Europa.”, afirma David Fischer, director logistics sustainability & packaging da Zalando.

Contudo, e como sublinha a DS Smith em comunicado, persistem desafios. A escalabilidade das alternativas sustentáveis e o cumprimento dos requisitos logísticos continuam a limitar uma adoção mais abrangente. Ainda assim, o inquérito conduzido pela DS Smith revela que 74% dos consumidores apoiam a eliminação progressiva dos sacos de plástico, sempre que existam alternativas viáveis. E 68% preferem embalagens em papel ou cartão.

Além disso, metade dos inquiridos afirma sentir-se culpada pela quantidade de plástico recebida com as suas encomendas, e 55% mostra-se mais propensa a comprar a retalhistas que utilizem embalagens recicláveis.

A análise conduzida pela Development Economics avaliou o potencial de crescimento do mercado de embalagens secundárias – aquelas utilizadas para o transporte de produtos – no setor do e-commerce de moda em seis dos maiores mercados europeus. O estudo baseou-se em dados sobre o volume e valor do comércio eletrónico de moda, a utilização de embalagens plásticas, a proporção de embalagens de transporte, bem como nas taxas de reciclagem, reutilização e destino final dos resíduos plásticos, como a deposição em aterro ou a incineração.

Para sustentar as projeções até 2030, foram analisados dados publicados e não publicados, recolhidos através de uma pesquisa bibliográfica extensa, incluindo estatísticas do Eurostat e documentação política da União Europeia e do Governo do Reino Unido. O objetivo foi modelar cenários de evolução do setor em condições de mercado estáveis e em contextos de políticas mais ambiciosas. Complementarmente, foi realizada uma sondagem junto de 12.000 consumidores nos seis países abrangidos — Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia e Reino Unido — entre 19 e 24 de fevereiro de 2025, seguindo os princípios de rigor metodológico estabelecidos pelas normas da ESOMAR e da Market Research Society.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, defende Afonso Almeida, presidente da APLOG.

Apresentar, e discutir, os desafios e destacar as soluções para uma logística urbana mais eficiente, inovadora e sustentável é o objetivo da 6ª edição da conferência Cidades & Logística, que a APLOG (Associação Portuguesa de Logística) realiza esta quarta-feira, 2 de abril.

A logística urbana continua a ser um grande desafio para os players do setor. O aumento exponencial das entregas de artigos do compras on-line que veio influenciar a mobilidade na entrega de mercadorias, as infraestruturas, os meios de transporte, o aumento da frequência da entrega com consequências no aumento do tráfego e no congestionamento das cidades, são alguns desses desafios, aos quais as empresas estão a responder, mas que têm que ser trabalhados em parceria com autarquias.

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado e deve ser importante envolver todas as partes interessada, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade”, defendia o presidente da APLOG, Afonso Almeida, ao Hipersuper no seguimento da conferência Cidades & Logística de 2024.

A edição deste ano da conferência Cidades & Logística tem lugar no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, com início às 11h. Vai receber os profissionais e decisores “que querem estar na vanguarda da mobilidade urbana, logística sustentável e inovação nas cidades”, para um programa que ao longo do dia vai debater a logística urbana sustentável, a descarbonização na última milha, o estacionamento, o armazenamento urbano, as entregas silenciosas. Vai ainda apresentar a visão de quem abastece, as novas abordagens à última milha e ainda divulgar o projeto Standtrack.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Alimentar

Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp

O Chocolate do Dubai, a barra de chocolate de leite recheada de pistácio e Kadaif, que se tornou viral é a mais recente novidade na oferta de conveniência da Galp.

A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes
Bebidas

Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais

O Grupo Bacalhôa anunciou uma reorganização estratégica na sua estrutura de Enologia, com o objetivo de reforçar a competitividade no mercado nacional e internacional.

A medida, liderada por Luís Ferreira, CEO do grupo desde dezembro de 2024, integra a criação de uma nova direção e uma renovação significativa na equipa técnica, refletindo o compromisso da empresa com a inovação, a qualidade e a excelência enológica.

Nova Direção de Relações Institucionais sob liderança de Vasco Penha Garcia

Vasco Penha Garcia

Como parte desta reorganização, o grupo criou a Direção de Relações Institucionais, confiada a Vasco Penha Garcia, que durante décadas liderou a área de Enologia da Bacalhôa. A nova função terá como foco o fortalecimento dos laços com parceiros estratégicos e entidades do setor, num esforço de aproximação institucional que visa sustentar a presença da empresa junto dos principais atores do mercado.

Francisco Antunes lidera renovação geracional da Enologia

A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes, um dos nomes mais reconhecidos da enologia portuguesa. Com mais de 35 anos de experiência, o enólogo – distinguido com os prémios de Melhor Enólogo em 2006 (Essência do Vinho) e Enólogo do Ano em 2023 (revista Grandes Escolhas) – assume a missão de elevar a qualidade dos vinhos Bacalhôa. A sua carreira inclui a direção enológica da Aliança Vinhos de Portugal, abrangendo múltiplas regiões vitivinícolas, e é marcada por um profundo conhecimento técnico e uma abordagem versátil à vinificação.

Continuidade e reforço nas adegas do grupo

A nova estrutura mantém figuras históricas como Filipa Tomaz da Costa, que, após 42 vindimas, cede a direção enológica da Adega de Azeitão, mantendo-se como Enóloga Consultora. João Ramos, com formação internacional em viticultura e enologia, assume agora a responsabilidade pelos vinhos produzidos em Azeitão.

Na Aliança Vinhos de Portugal, Magda Costa, Enóloga Assistente desde 2022, sucede a Francisco Antunes na liderança dos vinhos, espumantes e aguardentes das regiões do Douro, Beira Interior, Dão e Bairrada. No Alentejo, Rui Vieira manterá a direção enológica da adega de Estremoz, assegurando a continuidade da certificação PSVA e o compromisso com a sustentabilidade.

Compromisso com a modernização e o legado

Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa

Para Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa, estas mudanças estratégicas reforçam o compromisso “com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade e com o reforço desta nova geração de Enólogos na equipa de Enologia, estamos preparados para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, mantendo o legado das gerações anteriores, quer na tradição de excelência na produção de vinhos, quer no compromisso de crescimento e transformação. Sendo a inovação um dos maiores desafios do nosso setor, estamos certos de que esta equipa dará continuidade à missão de posicionar a Bacalhôa na vanguarda do vinho português, reforçando a nossa modernidade e capacidade de marcar a agenda do setor.”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses

A Vitacress aliou-se à Flama para lançar um passatempo dirigido ao consumidor final, com o objetivo de promover a conveniência e versatilidade das Batatas Vitacress.

A iniciativa decorre ao longo do mês de abril e inclui prémios diários e um prémio final: um Micro-ondas Air Fryer & Forno 3 em 1 da FLAMA.

Segundo Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress, esta ação procura valorizar a utilização das batatas em diferentes momentos de consumo: “Na Páscoa, a batata assume um protagonismo especial à mesa. Por isso, criámos um passatempo que destaca toda a versatilidade das Batatas Vitacress: podem ir diretamente ao micro-ondas, ficam especialmente estaladiças na air fryer e são ideais para os tradicionais assados no forno, pela sua textura e sabor únicos. Para celebrar esta tripla versatilidade, estabelecemos uma parceria com a FLAMA, cujo inovador eletrodoméstico 3 em 1 permite aos consumidores desfrutar plenamente das Batatas Vitacress em qualquer ocasião.”.

Para participar, basta adquirir uma embalagem de Batata Branca Vitacress (Mini 400g ou Média 500g), submeter o talão de compra e responder de forma criativa à pergunta: “Quais são as três razões que tornam as Batatas Vitacress práticas no seu dia a dia?”. A resposta mais original será premiada no final da campanha, com o vencedor anunciado a 9 de maio.

Durante os 31 dias da campanha, será atribuído diariamente um cabaz de produtos Vitacress ao participante que interagir com a marca no momento do passatempo. O prémio final – o eletrodoméstico 3 em 1 da FLAMA – pretende sublinhar a praticidade na preparação de refeições, reunindo três funções num único equipamento.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito

Este momento marca o início da comunicação oficial da celebração dos 100 anos da Portugália.

Reabriu restaurante da Portugália de Alvalade, agora renovado e adaptado ao novo conceito e imagem da marca.

“A reabertura do restaurante de Alvalade é mais um importante momento na estratégia de transformação da marca Portugália. Mais uma vez demonstra que a marca se consegue modernizar e transportar para os dias de hoje sem perder aquilo que faz da Portugália uma marca única. Representa a harmonia entre a tradição e a modernidade, preservando o legado gastronómico que há mais de um século define a marca. Este momento também assinala o início das comemorações do centenário da Portugália, que será celebrado este ano.”, sublinha José Maria Carvalho Martins, diretor-geral da Portugália.

A arte continua a desempenhar um papel central nos espaços da Portugália. No restaurante de Alvalade, mantém-se o emblemático painel de azulejos de Júlio Pomar, uma obra que ocupa uma das paredes do interior do restaurante. Este painel foi idealizado pelo artista antes do seu falecimento, em maio de 2018, e concretizado pela Fábrica Viúva Lamego, reforçando a ligação da marca à cultura e ao património artístico.

O restaurante está aberto todos os dias das 12 às 23 horas e sextas, sábados e domingos das 12h00 às 00h00.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas

No âmbito da celebração dos seus 70 anos, a Adega de Borba promove, entre abril e setembro, visitas gratuitas às suas instalações.

Para assinalar sete décadas de fundação, a Adega de Borba vai realizar visitas gratuitas e provas de vinhos, que decorrem no primeiro sábado de cada mês, de abril a setembro.

As visitas dão a conhecer ao público a história e os bastidores da produção vitivinícola alentejana e incluem uma prova de vinhos e azeite, mediante reserva prévia. “Com esta ação, a Adega de Borba convida o público a conhecer de perto a sua história, os processos de produção e a qualidade dos seus produtos, numa verdadeira viagem ao coração da enologia alentejana”, convida.

O percurso inicia-se no edifício original da Adega, onde os visitantes poderão explorar espaços como a garrafeira histórica e a cave de estágio em garrafa. Segue-se o edifício mais recente, que integra o centro de vinificação com diferentes tecnologias de fermentação e um imponente espaço dedicado ao envelhecimento em barricas de carvalho francês, americano e português.

A experiência inclui uma prova de três vinhos: Adega de Borba Reserva Branco, Montes Claros Reserva Tinto e Senses (à escolha entre as diferentes monocastas disponíveis). A degustação decorre na sala de provas da Adega de Borba, com vista para a sala de barricas e para o centro de vinificação, e além da prova de um vinho branco e de dois tintos, contempla também o azeite virgem extra da marca, servido com pão regional. A visita termina na loja da Adega, onde os participantes poderão adquirir os produtos degustados e outras referências da Adega de Borba.

As visitas guiadas realizam-se às 11h e às 15h, com capacidade limitada a 50 pessoas por grupo. As reservas devem ser feitas através do email enoturismo@adegaborba.pt ou do telefone 268 891 660.

Fundada em 1955, a Adega de Borba tem 230 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha distribuídos por 75% de castas tintas e 25% de castas brancas. A par da produção vinícola, a diversificação do negócio sob a sua marca estende-se a produtos como o azeite e vinagre e ao enoturismo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024

As vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja.

O Grupo Decathlon fechou 2024 com um aumento de 5,2% face a 2023, tendo registado um volume de receitas de 16,2 mil milhões de euros, refere num comunicado onde revela ainda que as vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, “incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja”.

“Medidas rigorosas de controlo de custos mitigaram o impacto da inflação, permitindo que a Decathlon mantivesse o seu dinamismo comercial, ao mesmo tempo que assegurava preços acessíveis para os clientes. A otimização das despesas operacionais continua a ser uma prioridade para 2025, com o objetivo de apoiar o crescimento a longo prazo”, define ainda no comunicado.

Presente em 79 territórios, a Decathlon mantém o foco na expansão internacional. Na Índia, a empresa anunciou um investimento significativo de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos para aumentar o número de lojas e melhorar a capacidade de produção. Na Alemanha, planeia investir até 100 milhões de euros até 2027, tanto na abertura de novas lojas como na modernização das já existente. Também a Fundação Decathlon ampliou a sua área de atuação, tendo apoiado, em 2024, “96 novos projetos em 21 países, beneficiando mais de 395 mil pessoas”, destaca a multinacional.

O Grupo, que tem mais de 101.000 colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo, destaca ainda o investimento em sustentabilidade no centro das operações, através, entre outras medidas, do aumento da colaboração com parceiros industriais para descarbonizar processos produtivos e expandir modelos de negócios circulares. “Prolongar a vida útil dos produtos continua a ser uma prioridade, tornando mais fácil para os clientes reutilizarem, repararem e reciclarem o seu equipamento”, assegura.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Foto de arquivo
Retalho

Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

A Action vai abrir em Abril a 13ª, 14ª e 15ª lojas em Portugal, localizadas, respetivamente, em Ovar, Évora e Sintra.

A Action, discount store de produtos não alimentares, abre a nova loja de Ovar no próximo dia 3 de abril, enquanto as de Évora e Sintra serão inauguradas a 24 de abril. Com estes novos espaços, a insígnia alarga a presença em Portugal.

A marca chega a estas três cidades com a mesma fórmula aplicada nas lojas já abertas: um protfólio de seis mil produtos em 14 categorias – como brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (‘do it yourself’), alimentação – com o compromisso de preços mais baixos. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas” e assume que “o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros”, destaca.

“Estamos muito satisfeitos por abrir as primeiras lojas em Ovar, Évora e Sintra, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja de Ovar (Next Retail Park) tem 1088 metros quadrados, a de Évora terá 1125 metros quadrados e a de Sintra 1147 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 20 colaboradores para gerir a loja de Ovar, 24 para Évora (R. Armando Antunes da Silva) e 28 para a loja de Sintra ( Rua Do Urano, Rio de Mouro). As lojas estão abertas das 09h às 21hs, de segunda a domingo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

BRANDED

Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi

Com vantagens como taxa de entrega de 100%, impressão biodegradável e uma frota exclusiva de pombos, a proposta promete revolucionar a comunicação digital.

BRANDED

Em plena era da inovação tecnológica, a E-goi, plataforma de marketing omnicanal, surpreende hoje com o lançamento da tecnologia “Pidgital“, o primeiro sistema de mensagens inteligentes via pombos-correio do mundo. Uma proposta que combina nostalgia, tecnologia e sustentabilidade.

Entre as vantagens do serviço, a E-goi destaca:

  • Taxa de entrega de 100% (exceto se o pombo se perder)
  • Impressão biodegradável
  • Frota exclusiva de pombos “alimentados com os melhores grãos”
  • Tracking 360º com registos de abertura e leitura
  • Envio otimizado por IA com o algoritmo “Sending Optimisation”
  • Geolocalização em tempo real das rotas dos pombos
  • Testes A/B com dois pombos para análise comparativa
  • Retargeting com um segundo pombo reforçando a comunicação

Fiel à sua reputação de alta entregabilidade, a E-goi garante que o serviço conta com as autenticações clássicas do email marketing: DKIM (para evitar adulterações), SPF (para identificar falsificações) e BIMI (para identificação imediata do remetente).

Saiba mais sobre o Pidigital aqui.

Sobre o autorBRANDED

BRANDED

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.