PRT- SET102016- Prémio E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos. Photo by Rui Coutinho
Logística

Os mais inovadores negócios online em Portugal

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar

Ana Catarina Monteiro
PRT- SET102016- Prémio E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos. Photo by Rui Coutinho
Logística

Os mais inovadores negócios online em Portugal

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar

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Créditos: Rui Coutinho

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar.

Atenta às transformações que o mundo digital tem proporcionado no comércio global, a empresa de entregas Chronopost tem vindo a desenvolver soluções online para alavancar a experiência de compra dos clientes. Há três anos a empresa lançou o serviço interativo Predict, que permite ao consumidor controlar a entrega da sua encomenda. A plataforma móvel alerta os consumidores do dia e hora em que será entregue a encomenda, sendo que o utilizador pode alterar a data, escolher um local mais conveniente para receber os produtos ou, se preferir, pode ainda levantar a compra num dos pontos de recolha da rede Pickup, composta por 500 lojas de proximidade em Portugal e 22 mil postos a nível global. Nos últimos anos, o Predict estabeleceu-se como serviço “standard” da empresa de transporte expresso, agregando ainda o serviço de Livetracking, que permite aos clientes rastrear o percurso da sua encomenda, em tempo real, a partir do smartphone.

Vocacionada para o incremento da conveniência dos eshoppers, a empresa decidiu apoiar as jovens empresas que se mostram inovadores no comércio eletrónico através do lançamento do prémio E-empreendedor. A entrega da primeira edição do prémio que pretende distinguir os melhores negócios online em Portugal realizou-se no passado dia 14 de setembro, na sede do grupo Impresa, em Lisboa.

A plataforma de salas de estudo digitais Studit, que permite a interação entre estudantes do 5º ao 12º ano e explicadores para sessões de dúvidas sobre matemática, físico-química, inglês e português, foi a vencedora do prémio. A distinção assegura à plataforma criada por Joana Santos e Mariana Guerreiro entregas gratuitas de encomendas, “membership” gratuita de um ano na ACEPI – Associação  da Economia Digital, formação executiva na Católica Lisbon School of Business & Economics, otimização dos sistemas de pagamento online por parte da Easypay e condições especiais de incubação na Startup Lisboa. Todas estas instituições são parceiras do concurso, que conta ainda com apoio institucional do Ministério da Economia.

Studit

O projeto da Studit arrancou no final de 2015, quando Joana Santos e Mariana Guerreiro, licenciadas em Economia e com mestrados em Finanças e Gestão, respetivamente, decidiram sair da consultora onde trabalhavam há quatro anos para se dedicarem à plataforma digital de salas de estudo.

A inspiração surgiu por parte da irmã de Joana. “A minha irmã é professora, dá explicações de matemática e começou a ter cada vez mais alunos a pedirem explicações por telefone e a utilizar o Skype. Pensamos então em construir uma plataforma que fizesse a ponte entre explicadores e alunos e que permitisse dar explicações online”, conta em entrevista ao HIPERSUPER a empreendedora distinguida pela Chronopost Joana Santos. “No final de maio de 2016 lançámos no mercado uma versão de teste para analisarmos a adesão por parte dos alunos. Tivemos cerca de 60 registos, o que é muito bom. Aproveitamos este verão para melhorar a plataforma, acrescentamos mais funcionalidades e em outubro vamos fazer o lançamento oficial”.

PRT- SET102016- Prémio  E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.  Photo by Rui Coutinho

Créditos: Rui Coutinho

Para utilizarem a plataforma, os alunos devem criar uma conta e carregá-la. Os planos de pagamento estão definidos em função dos minutos que se pretende gastar na plataforma. Trinta minutos custam dez euros para estudantes do ensino básico e 13 euros para os do ensino secundário. Pagam por referência multibanco. “Depois, na plataforma, seleciona um explicador disponível no momento, explica a dúvida, o contexto em que surgiu, o ano escolar que frequenta e, quando o explicador aceita o convite, entra numa espécie de sala de explicações virtual, onde tem à disposição um quadro interativo, em que o professor pode escrever e o aluno consegue visualizar o que está no quadro. Há ainda vídeo, voz e também um chat através do qual os utilizadores podem conversar. Quando a dúvida estiver esclarecida, termina sessão e os minutos gastos são descontados da conta”, descreve a criadora da Studit.

A maior parte do valor cobrado pela plataforma dirige-se para o explicador, sendo que a fonte de receita das empreendedoras que construíram a plataforma passa por uma comissão. Para dar a conhecer o serviço online, neste momento, os primeiros 15 minutos na plataforma são gratuitos para novos utilizadores.

“50% destas empresas que se candidataram ao prémio vendem produtos e outras 50% vendem serviços. Nos produtos, verificamos que a moda está a crescer muito e a cosmética e a ótica são setores que agora se estão a desenvolver mais no canal online. No que diz respeito aos serviços, fomos seduzidos pela área da educação [com a Studit] porque realmente é um mundo um pouco virgem, onde se podem fazer imensas coisas. O saber pode circular no meio digital, o que é muito útil. Cria valor entre quem tem o conhecimento e quem quer partilhá-lo. Achamos que nesta área os negócios digitais têm muito pela frente e estamos a falar da língua portuguesa, que é a quinta mais falada do mundo. Por isso, há muito caminho a explorar”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Olivier Establet, presidente da Chronopost Portugal.

A Chronopost entregou ainda duas menções honrosas aos projetos Book in Loop e Doctor Gummy, que completam assim o pódio dos melhores negócios online em Portugal. A estas duas plataformas digitais será dada a possibilidade de inscrição gratuita no Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação da Católica Lisbon School of Business & Economics.

Book in Loop

A plataforma online Book in Loop fez com que as famílias portuguesas reduzissem os gastos numa das alturas mais dispendiosas do ano – o regresso às aulas, promovendo a reutilização dos manuais escolares. Em parceria com as lojas Lidl, que serviram de ponto de entrega e recolha dos livros, o portal permitiu a 2 000 famílias portuguesas pouparem 330 mil euros no regresso às aulas deste ano, segundo dados da retalhista.

“A Book in Loop nasceu há dois anos. Éramos duas pessoas a trabalhar no projeto quando surgiu, depois passamos a três e começamos a dedicar-nos a tempo inteiro à plataforma no início de 2016. Agora somos cinco porque o crescimento assim exigiu. Temos mais de 17 500 pessoas registadas”, explica ao HIPERSUPER João Bernardo Parreira, estudante de Direito e um dos criadores na plataforma. “Lançamos uma plataforma embrionária em janeiro deste ano e a plataforma totalmente funcional foi lançada em meados de junho passado”. Neste momento, os responsáveis por este negócio digital são dois empreendedores da área de Direito, um ligado à Informática, um de Biomédica e outro de Bioquímica.

PRT- SET102016- Prémio  E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.  Photo by Rui Coutinho

Créditos: Rui Coutinho

Na Book in Loop, os que compram livros escolares usados poupam até 80% em cada livro adquirido, face ao valor de mercado do mesmo. A utilização é simples: “os pais que têm em casa livros escolares que os filhos já não precisam, indicam na plataforma a escola e o ano em que os manuais foram utilizados. A página identifica quais os livros que essa escola adotou nesse ano e, a partir daí, os utilizadores selecionam os livros que querem entregar e imprimem uma guia. Dirigem-se então a um supermercado Lidl e entregam os manuais juntamente com a guia, que serve para identificar quem entregou os livros quando chegam ao armazém. Depois passam por um processo de triagem, de controlo de qualidade, que foi certificado pela Universidade de Aveiro. Se cumprirem os critérios, são vendidos por 40% do preço inicial. Metade do rendimento gerado pela venda dos livros é entregue aos interiores donos”, explica João Bernardo Parreira.

Com esta iniciativa, aproximadamente 13 000 livros escolares foram recolhidos nas lojas, sede e direções regionais da retalhista Lidl em Portugal no regresso às aulas deste ano. A associação deste projeto à cadeia de distribuição “foi natural em vários fatores. Primeiro, queríamos que as pessoas tivessem um ponto próximo onde pudessem entregar e recolher livros e depois porque a cadeia tem uma cultura muito próxima à nossa, com valores de proximidade e responsabilidade social, que, neste caso, se traduz na reutilização de materiais e na poupança. O Lidl encontrou-nos e, depois de apresentarmos melhor a ideia, fomos trabalhando até conseguirmos concretizar a campanha”, conta.

DoctorGummy

Numa área diferente, a da alimentação, e com um negócio assente num produto e não na oferta de serviço, como as startups previamente apresentadas, a DoctorGummy comercializa guloseimas saudáveis. “A génese deste negócio digital remonta a 2008 na Associação das Escolas Jesus, Maria e José, conhecida como a Associação do Monte Pedral, uma IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social] portuense com 140 anos de história”, explica ao HIPERSUPER Nuno Santos, fundador da plataforma. “Na altura em que surge a ideia, é iniciado o processo de investigação para obter guloseimas sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sem corantes e conservantes artificiais mas que mantivessem as características fundamentais das gomas, dando ao consumidor a mesma experiência em termos de sabor, textura e aspeto. Este processo foi mantido em sigilo, até que, em 2014, com a formulação das gomas quase fechada, o projeto foi apresentado ao público pela primeira vez, ao ganhar um prémio de empreendedorismo entre mais de catorze mil candidatos”.

As gomas saudáveis desenvolvidas em Portugal chegaram ao mercado no final de agosto de 2016, através da loja online e em breve serão comercializadas em farmácias. O público-alvo da DoctorGummy são “todos os ‘Gummy Lovers’, em especial as crianças dos quatro aos 14 anos”, indica o fundador.

Prémio  E-Empreendedor Chronopost

Créditos: Rui Coutinho

A Nuno Santos, formado em Engenharia Química, juntou-se recentemente Sérgio Silvestre que desempenha a função de CEO (chief executive officer). Além disso, no inicio de setembro, a startup recebeu investimento do fundo Vallis Capital Partners, que passou a integrar o capital da DoctorGummy Europe SA, como principal acionista.  “Esta ligação surge do interesse da Vallis em diversificar o seu portefólio de participações no setor alimentar e, em simultâneo, do reconhecimento do carácter inovador e do potencial económico destas guloseimas”, realça.

Neste momento, o projeto inovador está focado na divulgação das gomas já criadas nos mercados nacional e internacional, tendo na manga “planos para continuar a surpreender o mercado com produtos inovadores”. Um dos objetivos é o “alargamento à área da farmacêutica” com a introdução de medicamentos nas guloseimas. “Atualmente, estamos focados no setor alimentar mas a entrada no setor farmacêutico está nos nossos planos. O conceito passará por, em parceria com empresas do setor, adicionar às guloseimas o princípio ativo dos medicamentos, usando-as como excipiente – corpo do medicamento onde está inserido o princípio ativo, facilitando assim a administração sem causar os problemas que os medicamentos tradicionais causam e, ao mesmo tempo, tornando o sabor do medicamento mais tolerável, sem necessidade de adição de açúcar ou adoçantes e aromatizantes sintéticos”, explica o fundador.

17 mil novas empresas em cinco meses

Estes foram os projetos selecionados entre “dezenas” de candidaturas. Distinguiram-se por terem criado “algo que não existia e pela capacidade de poderem ser replicados internacionalmente. Mas foi muito difícil escolher entre muito boas ideias”, explica o presidente da Chronopost Portugal.

“Criámos o prémio para promover as boas práticas e fomentar a inovação associada ao comércio eletrónico. A ideia surgiu há três anos na filial de Espanha mas como uma iniciativa privada, não tinha o patrocínio do Ministério da Economia como conseguimos em Portugal. Encontramos ideias brilhantes, não só em Lisboa e no Porto, mas também no interior do País”. Segundo Olivier Establet, nos primeiros “cinco meses de 2016 foram criadas 17 mil novas empresas em Portugal”, destacando o setor têxtil que, graças ao motor do ecommerce, assistiu a uma “inversão da tendência de encerramento de empresas observada há pelo menos uma década”.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

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A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

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Alimentar

Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica

A iServices acaba de inaugurar a sua nova sede regional no Porto, um espaço corporativo com 156 m² que reforça a presença da marca no norte do país e que será o novo centro de formação contínua para os seus colaboradores.

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Neste espaço ganha vida a Academia iServices, uma estrutura dedicada à especialização técnica em reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos.

Com um design contemporâneo, funcional e acolhedor, a nova sede traduz a identidade da marca num ambiente pensado ao detalhe para promover a ergonomia, o bem-estar e a eficiência no local de trabalho. O layout integra zonas distintas como salas de reuniões, áreas de trabalho amplas, lounge e copa – criando um espaço versátil, adaptado às necessidades atuais e futuras da equipa.

Bruno Borges, Diretor-Geral da iServices, afirma que “com mais de 15 anos de experiência no setor da reparação de tecnologia, a iServices acumulou um know-how técnico único no mercado. A criação da nossa Academia é o reflexo deste percurso: um espaço dedicado à partilha de conhecimento, à formação especializada e à elevação dos nossos padrões de qualidade. Queremos que cada colaborador que passe por aqui se torne não só mais qualificado, mas também mais confiante e preparado para enfrentar os desafios tecnológicos do presente e do futuro.”

Também em expansão internacional, a iServices inaugurou recentemente uma nova sede regional em Bruxelas, criada à imagem da sede de Lisboa. Neste novo espaço, em regime de open space, é promovida a colaboração, a proximidade entre equipas e uma comunicação mais fluida — pilares da cultura organizacional da marca. Com copa, sala de reuniões e zona de convívio, esta sede alia modernidade e funcionalidade, com uma decoração leve e contemporânea.

Com estas duas novas sedes regionais — no Porto e em Bruxelas — a iServices continua a consolidar o seu posicionamento como líder na reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos. Referir que o headquarters em Lisboa será mantido.

Fundada em 2011, a iServices é líder de mercado na reparação de smartphones, tablets, computadores e na venda de recondicionados com 3 anos de garantia. A marca distingue-se pelo foco no cliente, pela inovação dos seus serviços e por uma visão clara de economia circular, prolongando a vida útil dos equipamentos e contribuindo para um consumo tecnológico mais responsável e sustentável. Atualmente, conta com mais de 100 lojas em Portugal, Espanha, França e Bélgica.

 

 

Sobre a iServices:

A iServices nasceu em 2011, conta atualmente com mais de 450 colaboradores e está presente com mais de 100 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices contabiliza mais de trinta mil reparações por mês em equipamentos multimarca (Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras) sendo ainda o representante oficial, em Portugal, da marca de drones líder do mercado global, a DJI. Antes de qualquer reparação, a iServices realiza sempre um diagnóstico gratuito e sem compromisso. Este serviço de reparação é complementado por uma vasta oferta de acessórios e gadgets de marca própria – a iS. A iServices trabalha com técnicos especializados presentes em todas as lojas e efetua as suas reparações em cerca de 20 minutos. Recebeu em 2019 a distinção como ‘empresa gazela’, em 2025 é considerada “Marca Recomendada”, “Prémio 5 Estrelas” e “Escolha do Consumidor” pelo terceiro ano consecutivo. A marca renova ainda, em 2025, o selo Escolha Sustentável e o prémio “A Melhor Loja”.

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Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões”, destacam os intervenientes no negócio.

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O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transação não é suscetível de criar entraves à concorrência efetiva no mercado.

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham”, informa o Fundo Shoppings Iberia.

O La Vie Caldas da Rainha está situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².
O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

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Science4you tem nova identidade visual

No ano em que celebra 17 anos, a marca portuguesa de brinquedos educativos apresenta uma imagem “mais simples, moderna e divertida”.

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A grande estrela deste rebranding é o logótipo, que surge com um design mais simples, moderno e com um sorriso. “A icónica molécula da Science4you ganhou expressão e reflete ainda melhor a missão da marca de tornar a aprendizagem divertida”, apresenta a empresa portuguesa, que está a celebrar 17 anos.

“A Science4you nasceu de um projeto universitário, com um investimento inicial de apenas 1.250 euros. Na altura, o logótipo foi desenhado por mim, sem grandes recursos, mas com muita paixão pelo que estávamos a construir. Hoje, sentimos que era o momento certo para dar um novo rosto à marca, mantendo a mesma essência que nos trouxe até aqui”, recorda Miguel Pina Martins, antigo CEO e atual chairman da Science4you.

Hoje, a marca já não se foca exclusivamente na ciência – embora esta continue a ser a sua base – e produz brinquedos de várias áreas do conhecimento e diferentes tipos de entretenimento, acompanhando as novas tendências e interesses dos consumidores. Com a introdução de novas categorias de produtos e a recente aposta no segmento kidult , a empresa sentiu que era o momento certo para atualizar a sua imagem e alinhá-la com o seu novo posicionamento.

“Este rebranding é mais do que uma mudança estética, é um reflexo da nossa evolução e da nossa visão para o futuro. Queremos continuar a inovar, diversificar a nossa oferta e chegar a ainda mais pessoas, mantendo sempre o nosso compromisso com a educação e a diversão”, refere, por sua vez, Filipe Ramos.

A nova identidade visual da Science4you já pode ser vista em todas as plataformas da marca, incluindo o site e redes sociais. A marca já lançou o primeiro brinquedo com esta nova imagem, a Fábrica de velas – versão encantada.

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ESG

Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade

A Via Verde está a alargar a oferta de serviços de mobilidade às scooters elétricas através de uma parceria com a Cooltra, uma empresa de aluguer de curta duração, que opera em Lisboa desde 2017.

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No total, a Cooltra tem uma frota de 400 scooters, todas elétricas, a circular na cidade de Lisboa e que “podem ser alugadas por todos os clientes da Via Verde, bastando para isso aderir ao plano Via Verde Cidade”, refere a empresa.
Para utilizar o novo serviço, os clientes da Via Verde passam a ter na nova App, a localização das scooters disponíveis no mapa ‘Perto de mim’ ou no serviço ‘Scooters elétricas’.

“Este é mais um passo importante na evolução da Via Verde para uma plataforma de serviços de mobilidade com foco na sustentabilidade. A jornada diária dos nossos clientes é cada vez mais multimodal e combina meios partilhados e é, neste sentido, que estamos a desenvolver a nossa oferta, para que os nossos clientes não percam tempo e possam usar o meio de transporte mais rápido e eficaz”, destaca Eduardo Ramos, CEO da Via Verde.

Para Luis Figueiredo, diretor da Cooltra em Portugal, “a integração das nossas scooters elétricas na Via Verde representa um passo importante para facilitar o acesso à mobilidade sustentável em Lisboa”. “Esta associação reforça o compromisso de ambas as empresas em destacar a necessidade de uma mudança para um modelo mais sustentável, oferecendo uma solução de transporte multimodal mais eficiente e amiga do ambiente”, acrescenta.

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Retalho

Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

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O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

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Produção

AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

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O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

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Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

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A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

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Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

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A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
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