Marta Panera, diretora de Comunicação e RP da Showroomprive
Distribuição

Mobile traz novo modelo de negócio à Showroomprive

O HIPERSUPER esteve à conversa com Marta Panera, diretora de Comunicação e RP da Showroomprive, para perceber os objetivos do portal de ecommerce de moda em Portugal, o quarto país que mais pesa na faturação global da empresa

Ana Catarina Monteiro
Marta Panera, diretora de Comunicação e RP da Showroomprive
Distribuição

Mobile traz novo modelo de negócio à Showroomprive

O HIPERSUPER esteve à conversa com Marta Panera, diretora de Comunicação e RP da Showroomprive, para perceber os objetivos do portal de ecommerce de moda em Portugal, o quarto país que mais pesa na faturação global da empresa

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
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Marta Panera, diretora de Comunicação e RP da Showroomprive


O HIPERSUPER esteve à conversa com Marta
Panera, diretora de Comunicação e RP da Showroomprive, para perceber os objetivos do portal de ecommerce de moda em Portugal, o quarto país que mais pesa na faturação global da empresa.

 

A plataforma de ecommerce de moda Showrromprive foi fundada em França em 2006, assente numa proposta de valor para marcas e consumidores. Às marcas, garante o escoamento do stock das anteriores coleções, que não conseguiram vender nas suas lojas. Aos consumidores, garante descontos de até 70%, face ao preço inicial, em produtos de mais de 1500 marcas.

“As marcas têm que substituir constantemente os produtos em exposição nos pontos de venda físicos e todos os anos não vendem entre 10% a 15% do que colocam nas suas lojas próprias”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Marta Panera, diretora de Comunicação e Relações Públicas da Showroomprive para os países mediterrâneos e diretora de Trade Marketing em Espanha. “Damos às marcas uma segunda oportunidade para venderem os produtos e num ambiente exclusivo para consumidores online. Há seis anos, a maioria das marcas não tinha página online ou não as tinham muito desenvolvidas e nós viemos garantir-lhes presença online”.

Faturação de €605 milhões em 2015

Os membros do site recebem todos os dias uma “newsletter” por email com propostas de descontos em marcas como Mango, Diesel ou as portuguesas Salsa e Parfois. “As ofertas estão disponíveis entre cinco a sete dias”.

O modelo de negócio escalou para um novo patamar quando, em 2011, o serviço se adaptou ao comércio mobile. Neste momento, além de garantir a comercialização do stock excedente, a empresa oferece às marcas uma plataforma de marketing e publicidade que garante visibilidade junto dos “25 mil consumidores europeus registados”, os quais geram “cinco milhões de visualizações por dia”.

O portal de vendas de produtos de moda, disponível em Portugal desde 2012, além de Espanha, França, Itália, Polónia, Reino Unido, Bélgica e Países Baixos, atingiu vendas no valor de 443 milhões de euros em 2015 (+27% face a 2014). Faturação que subiu para um total de “605 milhões de euros brutos” devido ao mais recente modelo de negócio de publicidade e marketing para marcas.

Aquisição da Saldi Privati por 28 milhões  

A Showroomprive anunciou a 4 de outubro a aquisição da italiana Saldi Privati, empresa detida pelo grupo Banzai com o mesmo modelo de negócio – atua nas vendas privadas de moda, por 28 milhões de euros. A Saldi Privati é “o segundo maior ‘player’ em quota de mercado e a Showroomprive o terceiro em Itália, um dos seus principais mercados internacionais, com um forte potencial de crescimento nos próximos anos. Com esta compra ficamos com a segunda maior quota de mercado no País”, explica Marta Panera sem revelar números. Prevê-se que aquisição esteja concluída no final de novembro de 2016.

Criada em 2007, a plataforma italiana tem 2,7 milhões de membros registados e vende mais de dois milhões de artigos de moda por ano. Em 2015, obteve uma faturação de 44 milhões de euros, sendo que mais de 50% das vendas realizam-se a partir de dispositivos móveis. Mais de 70% das marcas de moda vendidas na plataforma adquirida são italianas, que geram uma “forte atração nos consumidores de moda europeus”.

 O acordo envolve ainda uma associação com o grupo Banzai para beneficiar da sua plataforma logística em Itália. Assim, a empresa de origem francesa tem acesso a uma rede formada por mais de 400 pontos de recolha em cerca de 200 cidades italianas e pode oferecer entregas de encomendas em 48 horas.

Mobile pesa 70% no tráfego e 50% das vendas

“Entramos neste novo modelo de negócio quando lançamos há cinco anos as nossas aplicações móveis – para iOS, Android, smartphones e tablets. O público aderiu muito rápido a estas novas ferramentas. Atualmente, 70% do tráfego da plataforma tem origem nos dispositivos móveis, assim como mais de 50% das vendas. Este é um canal de comunicação muito potente. Os consumidores utilizam os dispositivos móveis e as marcas querem estar no mobile para comunicar com o público. A Showrromprive tem atualmente oito milhões de aplicações descarregadas em toda a Europa”, dá conta a diretora espanhola.

Uma outra mais-valia para as marcas está nos dados gerados pela plataforma. “Oferecemos também um relatório com dados sobre o comportamento da marca no online. Dizemos em que países os produtos têm mais êxito, qual o perfil do consumidor – idade, se é mulher ou homem, se tem filhos ou não, o gasto médio, o poder aquisitivo. É uma informação muito valiosa para as marcas porque podem analisar os dados e utilizá-los na sua estratégia”.

Além disso, o portal de vendas online desenvolveu uma ferramenta para promover o comércio omnicanal. “Se uma marca parceira precisa de mais clientes na loja física, enviamos descontos especiais aos clientes, sendo que para usufruírem necessitam de se deslocarem às lojas físicas daquela marca. Como não está nos nossos planos abrir lojas físicas, conseguimos a omnicanalidade desta forma”, destaca.

Nova etapa: entrada em bolsa 

No primeiro semestre deste ano, o site registou um total de 1,6 milhões de novos membros, a nível global. Dois milhões de utilizadores efetuaram compras neste período, um crescimento de 14% face ao primeiro semestre de 2015, dos quais 0,5 milhões eram novos compradores. A aquisição média no site cresceu 5% e a receita média por comprador observa um aumento de 6%, relativamente aos primeiros seis meses do ano passado.

A nível global, a empresa alcançou na primeira metade do ano um volume de negócios de 240,3 milhões de euros. O mercado que mais pesa nas vendas é o francês, no qual as receitas chegaram aos 205,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, mais 27% face ao mesmo período do ano anterior. A meta é terminar 2017 com uma faturação de “750 milhões de euros líquidos”.

Motivo que levou a empresa a entrar para a bolsa de valores de Paris em novembro de 2015. Um acontecimento “muito importante”, uma vez que abriu portas à “entrada de investidores internacionais. O que nos vai ajudar a crescer e a desenvolvermo-nos mais internacionalmente. Entramos numa nova etapa, completamente diferente. No entanto, a maioria do capital ainda está nas mãos dos dois fundadores, Thierry Petit e David Dayan”.

Um milhão de membros em Portugal

Showroomprive

A seguir a França, Espanha e Itália encontram-se lado a lado na segunda posição dos países que mais pesam na faturação, seguindo-se Portugal, onde a plataforma regista “mais de um milhão de membros”. Em Portugal, o gasto médio está ao mesmo nível que a média global. “Anda à volta de €50 mas depende do momento do ano, de setembro a dezembro o gasto médio é maior”.

Os produtos mais comprados pelos utilizadores nacionais são os “vestidos de mulher”. A CTT Expresso é o operador logístico encarregue de entregar as encomendas. “30% dos pedidos efetuados em Portugal são entregues em 72 horas em Portugal”, sublinha a diretora.

“O mercado português é muito interessante no que diz respeito ao comércio eletrónico. Em 2015, o crescimento do ecommerce na Alemanha foi de 13%, em França foi de 14,3%, em Itália de 15,6%, em Espanha apenas de 11,6% e em Portugal foi de 15,9%”. Os concorrentes no mercado nacional são a ClubeFashion e a “Asos”. No entanto, estas plataformas “apresentam vendas muito menores e não são tão fortes a nível europeu”.

Showroomprive procura marcas nacionais

A empresa de vendas online pretende reforçar o número de marcas portuguesas disponíveis na plataforma. “Há marcas muito interessantes que queremos apresentar aos consumidores europeus. Temos neste momento uma equipa nos escritórios de Madrid a estudar e a procurar marcas portuguesas de calçado, moda e acessórios. Estamos a entrar num período em que vamos viajar mais para Portugal, para conhecer o mercado e as marcas que possam integrar a plataforma. A qualidade de produção no setor da moda em Portugal é muito boa”, destaca a responsável.

Índice de satisfação 

Numa pesquisa pelo Portal da Queixa, o HIPERSUPER apurou várias reclamações dos consumidores nacionais quanto ao serviço da Showrromprive. As mais recorrentes são a falta de reembolso ou a troca do produto enviado. Marta Panera, diretora de Comunicação e relações Públicas da empresa de vendas online para os países mediterrâneos e diretora de Trade Marketing para Espanha, comenta este tema:

“Como é uma página destinada à insatisfação e reclamação dos clientes é normal que se encontre apenas opiniões negativas e não positivas por isso preferimos trabalhar com serviços independentes que auditam opiniões positivas e reclamações de maneira completamente neutra. Somos a melhor loja online em Portugal, considerada por ACEPI [Associação da Economia Digital] em 2015, o que se vê no resultado dos nossos esforços por oferecer o melhor serviço possível aos nossos clientes. Trabalhamos com uma empresa independente que se chama TrustPilot, um serviço externo a partir do qual os clientes portugueses podem dar a sua opinião sobre o serviço. Nesta plataforma, a marca detém um índice de avaliação de 7.2 (Muito Bom), calculado a partir de 9 000 opiniões registada até à data”.

Firmar acordos para o mercado português

A empresa conta com uma equipa de mais de 800 pessoas e escritórios em Madrid, Barcelona, Milão e Paris. Apesar de não estar fisicamente presente em Portugal, tem com 20 profissionais portugueses integrados nas suas equipas, não descartando a possibilidade de abrir instalações no mercado luso, assim que o negócio se consolide em território nacional. Neste segundo semestre, a empresa quer firmar parcerias para fortalecer a atividade no País.

“Vamos visitar várias empresas com o objetivo de firmar acordos para o mercado português. Em Itália, Espanha e França temos acordos com empresas de telecomunicações, bancos, entre outras entidades, para oferecer produtos através das suas bases. No mercado espanhol por exemplo, temos um banco que oferece distintos produtos aos seus clientes e firmamos um acordo para que a Showrromprive fosse um desses produtos. Em Itália, trabalhamos com a Vodafone. Os clientes italianos da operadora, quando entram na sua conta, encontram ofertas para compras em várias lojas e entre elas está a nossa loja online. Em Portugal queremos fazer o mesmo”.

 

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030

Estudo da DS Smith revela que, até 2030, serão utilizados quase 22 mil milhões de sacos de plástico nas entregas online de artigos de moda em seis grandes economias europeias, o equivalente a mais de 400 000 sacos de plástico entregues por hora. As medidas para limitar a utilização de sacos de plástico reduziram significativamente a sua presença no comércio tradicional, mas o aumento das compras online fez aumentar a sua utilização no e-commerce.

Hipersuper

Apesar dos avanços no retalho físico na redução do uso de plásticos, o comércio eletrónico de moda está a gerar volumes alarmantes de resíduos plásticos. De acordo com uma análise da Development Economics, encomendada pela empresa de packaging sustentável DS Smith, uma empresa da International Paper, só em 2024, os seis principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália e Polónia) receberam 2,9 mil milhões de sacos de plástico “secundários” — utilizados para transporte — nas suas compras online, o equivalente a 7,8 milhões de unidades por dia.

Ao contrário do que se verifica no retalho tradicional, onde medidas como a cobrança obrigatória dos sacos reduziram significativamente o seu uso, o crescimento das vendas online tem impulsionado o consumo de embalagens plásticas. A tendência é preocupante: estima-se que, até 2030, o número de sacos secundários aumente 47%, atingindo os 4,2 mil milhões anuais, o que poderá resultar num total acumulado de 21,8 mil milhões de sacos nos próximos cinco anos.

O estudo revela também que apenas 7% destes sacos são atualmente reciclados ou reutilizados. Os restantes 93% — cerca de 2,6 mil milhões em 2024 — acabam em aterros ou incinerados. Mantendo-se o atual ritmo de crescimento do e-commerce e das baixas taxas de reciclagem, este número poderá ultrapassar os 3,8 mil milhões por ano até ao final da década.

“Em parceria com algumas das maiores marcas do mundo, estimamos que, nos últimos quatro anos, substituímos mais de mil milhões de elementos de plástico, mas precisamos de fazer mais”, refere Luis Serrano, sales, marketing & innovation Diretor da DS Smith Ibéria. “Embora as compras online tenham crescido, os retalhistas de e-commerce estão atrasados em relação às grandes superfícies no que diz respeito à substituição dos sacos de plástico”, acrescenta.

“As empresas podem sentir-se tentadas a focar-se apenas no preço, mas manter o plástico tem um custo: os consumidores não o querem e as marcas arriscam a sua reputação se o ignorarem. Acreditamos que a legislação pode e deve ser mais exigente para todos nós, eliminando gradualmente determinados plásticos para ajudar a criar um contexto de mercado que incentive a inovação e o investimento e gere uma concorrência saudável para os substituir”, sublinha ainda.

Algumas marcas já iniciaram a transição. A Zalando, por exemplo, substituiu desde 2020 os sacos de plástico por alternativas em papel com certificação FSC e conteúdo reciclado. A mudança teve impacto direto na perceção do consumidor: a satisfação com o packaging aumentou 16 pontos percentuais após a introdução da nova solução.

“A substituição dos sacos de plástico por sacos de papel mudou as regras do jogo. Após a introdução dos nossos primeiros sacos de papel nas entregas, a satisfação dos clientes com o nosso novo packaging registou um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A elevada taxa de aceitação deixa-nos confiantes de que estamos no caminho certo com sacos de papel que são fáceis de reciclar na maior parte da Europa.”, afirma David Fischer, director logistics sustainability & packaging da Zalando.

Contudo, e como sublinha a DS Smith em comunicado, persistem desafios. A escalabilidade das alternativas sustentáveis e o cumprimento dos requisitos logísticos continuam a limitar uma adoção mais abrangente. Ainda assim, o inquérito conduzido pela DS Smith revela que 74% dos consumidores apoiam a eliminação progressiva dos sacos de plástico, sempre que existam alternativas viáveis. E 68% preferem embalagens em papel ou cartão.

Além disso, metade dos inquiridos afirma sentir-se culpada pela quantidade de plástico recebida com as suas encomendas, e 55% mostra-se mais propensa a comprar a retalhistas que utilizem embalagens recicláveis.

A análise conduzida pela Development Economics avaliou o potencial de crescimento do mercado de embalagens secundárias – aquelas utilizadas para o transporte de produtos – no setor do e-commerce de moda em seis dos maiores mercados europeus. O estudo baseou-se em dados sobre o volume e valor do comércio eletrónico de moda, a utilização de embalagens plásticas, a proporção de embalagens de transporte, bem como nas taxas de reciclagem, reutilização e destino final dos resíduos plásticos, como a deposição em aterro ou a incineração.

Para sustentar as projeções até 2030, foram analisados dados publicados e não publicados, recolhidos através de uma pesquisa bibliográfica extensa, incluindo estatísticas do Eurostat e documentação política da União Europeia e do Governo do Reino Unido. O objetivo foi modelar cenários de evolução do setor em condições de mercado estáveis e em contextos de políticas mais ambiciosas. Complementarmente, foi realizada uma sondagem junto de 12.000 consumidores nos seis países abrangidos — Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia e Reino Unido — entre 19 e 24 de fevereiro de 2025, seguindo os princípios de rigor metodológico estabelecidos pelas normas da ESOMAR e da Market Research Society.

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Logística

Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, defende Afonso Almeida, presidente da APLOG.

Apresentar, e discutir, os desafios e destacar as soluções para uma logística urbana mais eficiente, inovadora e sustentável é o objetivo da 6ª edição da conferência Cidades & Logística, que a APLOG (Associação Portuguesa de Logística) realiza esta quarta-feira, 2 de abril.

A logística urbana continua a ser um grande desafio para os players do setor. O aumento exponencial das entregas de artigos do compras on-line que veio influenciar a mobilidade na entrega de mercadorias, as infraestruturas, os meios de transporte, o aumento da frequência da entrega com consequências no aumento do tráfego e no congestionamento das cidades, são alguns desses desafios, aos quais as empresas estão a responder, mas que têm que ser trabalhados em parceria com autarquias.

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado e deve ser importante envolver todas as partes interessada, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade”, defendia o presidente da APLOG, Afonso Almeida, ao Hipersuper no seguimento da conferência Cidades & Logística de 2024.

A edição deste ano da conferência Cidades & Logística tem lugar no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, com início às 11h. Vai receber os profissionais e decisores “que querem estar na vanguarda da mobilidade urbana, logística sustentável e inovação nas cidades”, para um programa que ao longo do dia vai debater a logística urbana sustentável, a descarbonização na última milha, o estacionamento, o armazenamento urbano, as entregas silenciosas. Vai ainda apresentar a visão de quem abastece, as novas abordagens à última milha e ainda divulgar o projeto Standtrack.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp

O Chocolate do Dubai, a barra de chocolate de leite recheada de pistácio e Kadaif, que se tornou viral é a mais recente novidade na oferta de conveniência da Galp.

Hipersuper
A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes
Bebidas

Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais

O Grupo Bacalhôa anunciou uma reorganização estratégica na sua estrutura de Enologia, com o objetivo de reforçar a competitividade no mercado nacional e internacional.

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A medida, liderada por Luís Ferreira, CEO do grupo desde dezembro de 2024, integra a criação de uma nova direção e uma renovação significativa na equipa técnica, refletindo o compromisso da empresa com a inovação, a qualidade e a excelência enológica.

Nova Direção de Relações Institucionais sob liderança de Vasco Penha Garcia

Vasco Penha Garcia

Como parte desta reorganização, o grupo criou a Direção de Relações Institucionais, confiada a Vasco Penha Garcia, que durante décadas liderou a área de Enologia da Bacalhôa. A nova função terá como foco o fortalecimento dos laços com parceiros estratégicos e entidades do setor, num esforço de aproximação institucional que visa sustentar a presença da empresa junto dos principais atores do mercado.

Francisco Antunes lidera renovação geracional da Enologia

A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes, um dos nomes mais reconhecidos da enologia portuguesa. Com mais de 35 anos de experiência, o enólogo – distinguido com os prémios de Melhor Enólogo em 2006 (Essência do Vinho) e Enólogo do Ano em 2023 (revista Grandes Escolhas) – assume a missão de elevar a qualidade dos vinhos Bacalhôa. A sua carreira inclui a direção enológica da Aliança Vinhos de Portugal, abrangendo múltiplas regiões vitivinícolas, e é marcada por um profundo conhecimento técnico e uma abordagem versátil à vinificação.

Continuidade e reforço nas adegas do grupo

A nova estrutura mantém figuras históricas como Filipa Tomaz da Costa, que, após 42 vindimas, cede a direção enológica da Adega de Azeitão, mantendo-se como Enóloga Consultora. João Ramos, com formação internacional em viticultura e enologia, assume agora a responsabilidade pelos vinhos produzidos em Azeitão.

Na Aliança Vinhos de Portugal, Magda Costa, Enóloga Assistente desde 2022, sucede a Francisco Antunes na liderança dos vinhos, espumantes e aguardentes das regiões do Douro, Beira Interior, Dão e Bairrada. No Alentejo, Rui Vieira manterá a direção enológica da adega de Estremoz, assegurando a continuidade da certificação PSVA e o compromisso com a sustentabilidade.

Compromisso com a modernização e o legado

Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa

Para Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa, estas mudanças estratégicas reforçam o compromisso “com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade e com o reforço desta nova geração de Enólogos na equipa de Enologia, estamos preparados para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, mantendo o legado das gerações anteriores, quer na tradição de excelência na produção de vinhos, quer no compromisso de crescimento e transformação. Sendo a inovação um dos maiores desafios do nosso setor, estamos certos de que esta equipa dará continuidade à missão de posicionar a Bacalhôa na vanguarda do vinho português, reforçando a nossa modernidade e capacidade de marcar a agenda do setor.”.

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Alimentar

Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses

A Vitacress aliou-se à Flama para lançar um passatempo dirigido ao consumidor final, com o objetivo de promover a conveniência e versatilidade das Batatas Vitacress.

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A iniciativa decorre ao longo do mês de abril e inclui prémios diários e um prémio final: um Micro-ondas Air Fryer & Forno 3 em 1 da FLAMA.

Segundo Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress, esta ação procura valorizar a utilização das batatas em diferentes momentos de consumo: “Na Páscoa, a batata assume um protagonismo especial à mesa. Por isso, criámos um passatempo que destaca toda a versatilidade das Batatas Vitacress: podem ir diretamente ao micro-ondas, ficam especialmente estaladiças na air fryer e são ideais para os tradicionais assados no forno, pela sua textura e sabor únicos. Para celebrar esta tripla versatilidade, estabelecemos uma parceria com a FLAMA, cujo inovador eletrodoméstico 3 em 1 permite aos consumidores desfrutar plenamente das Batatas Vitacress em qualquer ocasião.”.

Para participar, basta adquirir uma embalagem de Batata Branca Vitacress (Mini 400g ou Média 500g), submeter o talão de compra e responder de forma criativa à pergunta: “Quais são as três razões que tornam as Batatas Vitacress práticas no seu dia a dia?”. A resposta mais original será premiada no final da campanha, com o vencedor anunciado a 9 de maio.

Durante os 31 dias da campanha, será atribuído diariamente um cabaz de produtos Vitacress ao participante que interagir com a marca no momento do passatempo. O prémio final – o eletrodoméstico 3 em 1 da FLAMA – pretende sublinhar a praticidade na preparação de refeições, reunindo três funções num único equipamento.

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Retalho

Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito

Este momento marca o início da comunicação oficial da celebração dos 100 anos da Portugália.

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Reabriu restaurante da Portugália de Alvalade, agora renovado e adaptado ao novo conceito e imagem da marca.

“A reabertura do restaurante de Alvalade é mais um importante momento na estratégia de transformação da marca Portugália. Mais uma vez demonstra que a marca se consegue modernizar e transportar para os dias de hoje sem perder aquilo que faz da Portugália uma marca única. Representa a harmonia entre a tradição e a modernidade, preservando o legado gastronómico que há mais de um século define a marca. Este momento também assinala o início das comemorações do centenário da Portugália, que será celebrado este ano.”, sublinha José Maria Carvalho Martins, diretor-geral da Portugália.

A arte continua a desempenhar um papel central nos espaços da Portugália. No restaurante de Alvalade, mantém-se o emblemático painel de azulejos de Júlio Pomar, uma obra que ocupa uma das paredes do interior do restaurante. Este painel foi idealizado pelo artista antes do seu falecimento, em maio de 2018, e concretizado pela Fábrica Viúva Lamego, reforçando a ligação da marca à cultura e ao património artístico.

O restaurante está aberto todos os dias das 12 às 23 horas e sextas, sábados e domingos das 12h00 às 00h00.

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Bebidas

Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas

No âmbito da celebração dos seus 70 anos, a Adega de Borba promove, entre abril e setembro, visitas gratuitas às suas instalações.

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Para assinalar sete décadas de fundação, a Adega de Borba vai realizar visitas gratuitas e provas de vinhos, que decorrem no primeiro sábado de cada mês, de abril a setembro.

As visitas dão a conhecer ao público a história e os bastidores da produção vitivinícola alentejana e incluem uma prova de vinhos e azeite, mediante reserva prévia. “Com esta ação, a Adega de Borba convida o público a conhecer de perto a sua história, os processos de produção e a qualidade dos seus produtos, numa verdadeira viagem ao coração da enologia alentejana”, convida.

O percurso inicia-se no edifício original da Adega, onde os visitantes poderão explorar espaços como a garrafeira histórica e a cave de estágio em garrafa. Segue-se o edifício mais recente, que integra o centro de vinificação com diferentes tecnologias de fermentação e um imponente espaço dedicado ao envelhecimento em barricas de carvalho francês, americano e português.

A experiência inclui uma prova de três vinhos: Adega de Borba Reserva Branco, Montes Claros Reserva Tinto e Senses (à escolha entre as diferentes monocastas disponíveis). A degustação decorre na sala de provas da Adega de Borba, com vista para a sala de barricas e para o centro de vinificação, e além da prova de um vinho branco e de dois tintos, contempla também o azeite virgem extra da marca, servido com pão regional. A visita termina na loja da Adega, onde os participantes poderão adquirir os produtos degustados e outras referências da Adega de Borba.

As visitas guiadas realizam-se às 11h e às 15h, com capacidade limitada a 50 pessoas por grupo. As reservas devem ser feitas através do email enoturismo@adegaborba.pt ou do telefone 268 891 660.

Fundada em 1955, a Adega de Borba tem 230 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha distribuídos por 75% de castas tintas e 25% de castas brancas. A par da produção vinícola, a diversificação do negócio sob a sua marca estende-se a produtos como o azeite e vinagre e ao enoturismo.

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Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024

As vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja.

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O Grupo Decathlon fechou 2024 com um aumento de 5,2% face a 2023, tendo registado um volume de receitas de 16,2 mil milhões de euros, refere num comunicado onde revela ainda que as vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, “incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja”.

“Medidas rigorosas de controlo de custos mitigaram o impacto da inflação, permitindo que a Decathlon mantivesse o seu dinamismo comercial, ao mesmo tempo que assegurava preços acessíveis para os clientes. A otimização das despesas operacionais continua a ser uma prioridade para 2025, com o objetivo de apoiar o crescimento a longo prazo”, define ainda no comunicado.

Presente em 79 territórios, a Decathlon mantém o foco na expansão internacional. Na Índia, a empresa anunciou um investimento significativo de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos para aumentar o número de lojas e melhorar a capacidade de produção. Na Alemanha, planeia investir até 100 milhões de euros até 2027, tanto na abertura de novas lojas como na modernização das já existente. Também a Fundação Decathlon ampliou a sua área de atuação, tendo apoiado, em 2024, “96 novos projetos em 21 países, beneficiando mais de 395 mil pessoas”, destaca a multinacional.

O Grupo, que tem mais de 101.000 colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo, destaca ainda o investimento em sustentabilidade no centro das operações, através, entre outras medidas, do aumento da colaboração com parceiros industriais para descarbonizar processos produtivos e expandir modelos de negócios circulares. “Prolongar a vida útil dos produtos continua a ser uma prioridade, tornando mais fácil para os clientes reutilizarem, repararem e reciclarem o seu equipamento”, assegura.

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Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

A Action vai abrir em Abril a 13ª, 14ª e 15ª lojas em Portugal, localizadas, respetivamente, em Ovar, Évora e Sintra.

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A Action, discount store de produtos não alimentares, abre a nova loja de Ovar no próximo dia 3 de abril, enquanto as de Évora e Sintra serão inauguradas a 24 de abril. Com estes novos espaços, a insígnia alarga a presença em Portugal.

A marca chega a estas três cidades com a mesma fórmula aplicada nas lojas já abertas: um protfólio de seis mil produtos em 14 categorias – como brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (‘do it yourself’), alimentação – com o compromisso de preços mais baixos. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas” e assume que “o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros”, destaca.

“Estamos muito satisfeitos por abrir as primeiras lojas em Ovar, Évora e Sintra, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja de Ovar (Next Retail Park) tem 1088 metros quadrados, a de Évora terá 1125 metros quadrados e a de Sintra 1147 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 20 colaboradores para gerir a loja de Ovar, 24 para Évora (R. Armando Antunes da Silva) e 28 para a loja de Sintra ( Rua Do Urano, Rio de Mouro). As lojas estão abertas das 09h às 21hs, de segunda a domingo.

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Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi

Com vantagens como taxa de entrega de 100%, impressão biodegradável e uma frota exclusiva de pombos, a proposta promete revolucionar a comunicação digital.

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Em plena era da inovação tecnológica, a E-goi, plataforma de marketing omnicanal, surpreende hoje com o lançamento da tecnologia “Pidgital“, o primeiro sistema de mensagens inteligentes via pombos-correio do mundo. Uma proposta que combina nostalgia, tecnologia e sustentabilidade.

Entre as vantagens do serviço, a E-goi destaca:

  • Taxa de entrega de 100% (exceto se o pombo se perder)
  • Impressão biodegradável
  • Frota exclusiva de pombos “alimentados com os melhores grãos”
  • Tracking 360º com registos de abertura e leitura
  • Envio otimizado por IA com o algoritmo “Sending Optimisation”
  • Geolocalização em tempo real das rotas dos pombos
  • Testes A/B com dois pombos para análise comparativa
  • Retargeting com um segundo pombo reforçando a comunicação

Fiel à sua reputação de alta entregabilidade, a E-goi garante que o serviço conta com as autenticações clássicas do email marketing: DKIM (para evitar adulterações), SPF (para identificar falsificações) e BIMI (para identificação imediata do remetente).

Saiba mais sobre o Pidigital aqui.

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