Amazon vai inaugurar cadeia de lojas de conveniência
A Amazon tem planos para abrir uma cadeia de mercearias de conveniência que vendem apenas produtos frescos. O projeto é conhecido internamente como “Project Como”

Ana Catarina Monteiro
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A Amazon tem planos para abrir uma cadeia de mercearias de conveniência que vendem apenas produtos frescos.
O projeto é conhecido internamente como “Project Como”, dá conta o site Business Insider, e assenta na construção de uma cadeia de lojas de proximidade, de pequena dimensão e que apenas vende produtos frescos.
A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal, citando fonte “familiarizada com o negócio”, mas até ao momento a retalhista não confirmou o projeto. Ainda assim, o portal Geekwire publicou online imagens garantindo que mostram a “primeira mercearia da retalhista norte-americana a ser construída em Seattle, EUA”.
A gigante do retalho eletrónico intensifica assim a competição com a concorrente Walmart, a maior cadeia de lojas físicas no mundo que está, pelo contrário, a incrementar o negócio online com a aquisição da startup de Jet.
Inicialmente, apenas os subscritores do serviço Amazon Fresh poderão comprar nas mercearias da multinacional, que serão equipadas com ferramentas para facilitar também o comércio online.
Os consumidores poderão recorrer a uma aplicação mobile, através dos seus dispositivos móveis, ou a ecrãs interativos instalados dentro dos espaços para encomendar online os artigos “com prazos de validade mais longos, como cereais ou manteiga de amendoim”, explica o site.
Além disso, a retalhista planeia instalar espaços de serviço “drive in”, de forma a que os consumidores possam dirigir-se de carro para levantar as compras efetuadas online.
Esta não é a primeira investida da empresa nascida no comércio online nas lojas físicas. No último ano, a empresa abriu o seu “primeiro ponto de venda físico”, também em Seattle, onde está sediada, mas em formato de livraria. Desta vez, a aposta da empresa em lojas físicas salta para o retalho alimentar.
Também a Google tem apostado nos pontos de venda físicos, tendo anunciado uma nova loja pop up store, disponível a partir do próximo dia 20 de outubro em New York para dar a conhecer o novo smartphone Pixel.