Coca-Cola European Partners fatura €5200 milhões no primeiro semestre
A Coca-Cola European Partners (CCEP) anunciou esta quinta-feira os resultados relativos ao primeiro semestre de 2016
Ana Catarina Monteiro
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A Coca-Cola European Partners (CCEP) anunciou esta quinta-feira os resultados relativos ao primeiro semestre de 2016.
A empresa constituída a 28 de maio de 2016 a partir da união das três engarrafadoras independentes da Coca-Cola na Europa (a Iberian Partners, engarrafadora de capital espanhol com sete unidades espanholas e uma portuguesa, a Erfischingsgetränke AG, filial alemã da The Coca-Cola Company e a Enterprises) obteve no primeiro semestre receitas proforma de 5 200 milhões de euros, o que representa uma redução de cerca de 3% em relação ao mesmo período de 2015. Durante a primeira metade do ano, o volume de vendas caiu cerca de 1%.
Por áreas geográficas, as receitas da divisão ibérica aumentaram 1,5% face ao primeiro semestre de 2015 e na Alemanha reduziram 0,5%, “em parte devido ao impacto da transação das embalagens de PET retornável a PET reciclável”. As receitas no Reino Unido, onde a CCEP está sediada, desceram 10,5% em comparação com os primeiros seis meses do ano anterior, “devido ao impacto negativo, de aproximadamente 6% de descida da libra esterlina em relação ao euro, em comparação com o ano anterior”.
Por marcas, a Coca-Cola diminuiu as suas vendas em aproximadamente 3,5%, mas a queda foi compensada pelo crescimento de aproximadamente 6,5% das vendas da Coca-Cola Zero. A categoria das bebidas carbonatadas de sabores e energéticas cresceu 5%, suportada pelas bebidas energéticas que compensou a diminuição de quase 5% das bebidas de sabores. “As bebidas energéticas melhoram ano após ano, mas mesmo assim não têm maximizado as recentes aquisições da distribuição de Monster na Alemanha, Noruega e Espanha”. As marcas de bebidas sem gás cresceram 1% em vendas face ao período homólogo, as marcas de água aumentaram 4% e as restantes bebidas sem gás caíram 1,5%.
A CCEP espera conseguir um aumento de 5% nas receitas e um crescimento do resultado por ação diluído de perto de 15%. Além disso, mantém o objetivo de obter até 2019 uma poupança anual por sinergias, entre 315 milhões de euros e 340 milhões de euros antes de impostos.
A empresa serve uma população de mais de 300 milhões de pessoas em 13 países da Europa Ocidental (Espanha, Andorra, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Islândia e Suécia). Após a conclusão da fusão, a CCEP adquiriu o Vifilfell, engarrafador islandês de Coca-Cola. Em 2015, as três empresas que compõem a maior engarrafadora da Coca-Cola, obtiveram receitas líquidas proforma de aproximadamente 11 000 milhões de euros e um lucro operacional de aproximadamente 1 400 milhões de euros.
“Estamos a fazer progressos significativos para integrar cada território, partilhar as melhores práticas e tornarmo-nos mais eficazes e eficientes. Estes quatro meses desde a criação da Cola-Cola European Partners fortaleceram a nossa firme convicção no futuro da nossa nova companhia”, afirmou John F. Brock, CEO (Chief executive Officer) de Coca-Cola European Partners.