Coca-Cola European Partners fatura €5200 milhões no primeiro semestre
A Coca-Cola European Partners (CCEP) anunciou esta quinta-feira os resultados relativos ao primeiro semestre de 2016

Ana Catarina Monteiro
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Coca-Cola European Partners (CCEP) anunciou esta quinta-feira os resultados relativos ao primeiro semestre de 2016.
A empresa constituída a 28 de maio de 2016 a partir da união das três engarrafadoras independentes da Coca-Cola na Europa (a Iberian Partners, engarrafadora de capital espanhol com sete unidades espanholas e uma portuguesa, a Erfischingsgetränke AG, filial alemã da The Coca-Cola Company e a Enterprises) obteve no primeiro semestre receitas proforma de 5 200 milhões de euros, o que representa uma redução de cerca de 3% em relação ao mesmo período de 2015. Durante a primeira metade do ano, o volume de vendas caiu cerca de 1%.
Por áreas geográficas, as receitas da divisão ibérica aumentaram 1,5% face ao primeiro semestre de 2015 e na Alemanha reduziram 0,5%, “em parte devido ao impacto da transação das embalagens de PET retornável a PET reciclável”. As receitas no Reino Unido, onde a CCEP está sediada, desceram 10,5% em comparação com os primeiros seis meses do ano anterior, “devido ao impacto negativo, de aproximadamente 6% de descida da libra esterlina em relação ao euro, em comparação com o ano anterior”.
Por marcas, a Coca-Cola diminuiu as suas vendas em aproximadamente 3,5%, mas a queda foi compensada pelo crescimento de aproximadamente 6,5% das vendas da Coca-Cola Zero. A categoria das bebidas carbonatadas de sabores e energéticas cresceu 5%, suportada pelas bebidas energéticas que compensou a diminuição de quase 5% das bebidas de sabores. “As bebidas energéticas melhoram ano após ano, mas mesmo assim não têm maximizado as recentes aquisições da distribuição de Monster na Alemanha, Noruega e Espanha”. As marcas de bebidas sem gás cresceram 1% em vendas face ao período homólogo, as marcas de água aumentaram 4% e as restantes bebidas sem gás caíram 1,5%.
A CCEP espera conseguir um aumento de 5% nas receitas e um crescimento do resultado por ação diluído de perto de 15%. Além disso, mantém o objetivo de obter até 2019 uma poupança anual por sinergias, entre 315 milhões de euros e 340 milhões de euros antes de impostos.
A empresa serve uma população de mais de 300 milhões de pessoas em 13 países da Europa Ocidental (Espanha, Andorra, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Islândia e Suécia). Após a conclusão da fusão, a CCEP adquiriu o Vifilfell, engarrafador islandês de Coca-Cola. Em 2015, as três empresas que compõem a maior engarrafadora da Coca-Cola, obtiveram receitas líquidas proforma de aproximadamente 11 000 milhões de euros e um lucro operacional de aproximadamente 1 400 milhões de euros.
“Estamos a fazer progressos significativos para integrar cada território, partilhar as melhores práticas e tornarmo-nos mais eficazes e eficientes. Estes quatro meses desde a criação da Cola-Cola European Partners fortaleceram a nossa firme convicção no futuro da nossa nova companhia”, afirmou John F. Brock, CEO (Chief executive Officer) de Coca-Cola European Partners.