As marcas de retalho com excelência reputacional em Portugal
Depois de auditadas mais de 180 marcas em Portugal, apenas 10 obtiveram uma pontuação acima dos 80 pontos. São as designadas marcas de Excelência Reputacional
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Rita Gonçalves
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Depois de auditadas mais de 180 marcas pela On Strategy, em parceria com a Corporate Excellence Foundation, entre novembro de 2014 e março de 2015 (selecionadas pelo público em geral), apenas 10 obtiveram uma pontuação acima dos 80 pontos. São as designadas marcas de Excelência Reputacional.
A Google mantém a posição de liderança registada consistentemente desde 2011, reforçando a sua pontuação com um índice de 88,0 pontos. Delta Q, Superbock, Renova, Unicer, Pingo Doce, CTT, Água das Pedras, Continente, Sport Zone, SIC, Worten, Vitalis, Sagres e Salsa, estão entre as marcas portuguesas que registam um índice considerado robusto superior (quase excelente).
“Comparando com muitos outros países, Portugal tem muito poucas marcas com uma pontuação de excelência associada, tal facto resulta diretamente da conjuntura económica que se vive em Portugal e que condiciona a perceção reputacional que o público em geral tem sobre a maioria das empresas e marcas. Apesar de o índice reputacional médio das marcas em Portugal não ter sofrido grandes alterações (66,8 pontos), os vários sectores foram claramente afetados pelos factos ocorridos no sector financeiro em 2015 que impactou de uma forma transversal e contaminante toda a economia nacional. Por isso, é ainda mais relevante destacar o pequeno grupo das marcas de excelência reputacional em Portugal”.