“RioSul é um centro familiar de visita diária”
O RioSul Shopping está a comemorar dez anos de existência na margem sul do rio Tejo. O investimento de 75 milhões de euros abriu portas a 21 de março de 2006 e tem vindo a posicionar-se como um centro de lazer para as famílias do distrito de Setúbal
Ana Catarina Monteiro
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O RioSul Shopping está a comemorar dez anos de existência na margem sul do rio Tejo. O investimento de 75 milhões de euros abriu portas a 21 de março de 2006 e tem vindo a posicionar-se como um centro de lazer para as famílias do distrito de Setúbal.
Os “valores tradicionais” do Seixal, assentes no tema das fragatas e dos barcos típicos do Rio Tejo, inspiraram os 120 906 metros quadrados (m2) de área de construção do centro RioSul Shopping em 2006. Em entrevista ao HIPERSUPER, Luís Pinto Soares, diretor do espaço comercial, explica como na última década o empreendimento tem vindo a cumprir o compromisso com as populações de Almada, Costa da Caparica, Verdizela, Fernão Ferro, Barreiro, Sesimbra e Montijo.
Que balanço faz destes dez anos de atividade do Rio Sul Shopping?
O balanço não poderia ser mais positivo. Acima de tudo passámos a fazer parte da vida da população local, do dia a dia e dos costumes, oferecendo um espaço inovador, onde a experiência de compra, a disponibilização de vários serviços e os programas de lazer que desenvolvemos interagem entre si e fazem do shopping aquilo que é hoje – uma referência no distrito de Setúbal.
Como o centro está a festejar o 10º aniversário?
No mês do aniversário do centro, que se assinalou em março, desenvolvemos uma campanha promocional – tendo por base a sua plataforma de descontos PromoFans.pt – com a qual pretende reforçar a ligação do centro com os seus clientes, colocando no foco do seu 10º aniversário o próprio cliente. O centro ofereceu 15 mil euros em compras que foram distribuídos por todos os visitantes. Esteve ainda patente no shopping, pela primeira vez, a Academia de Ideias Lego, desenvolvida em parceria com a First Lego League. A Playmobil regressa em junho ao centro com mais uma ação destinada aos mais novos e perdura ainda uma das iniciativas preferidas das crianças, as sessões de cinema infantil, todos os domingos. Até ao final do ano, vamos ainda apresentar mais eventos destinados a famílias, sendo um deles já no mês de agosto, em parceria com a Kidzania. Além disso, decorreu a Feira do Emprego destinada a apresentar as ofertas de emprego aos clientes do centro.
O que foi melhorado durante a última década?
Destaca-se, por exemplo, a construção do Playground no piso 0 – um equipamento destinado aos mais novos que tem tido grande sucesso. Paralelamente, foi construída uma zona de refeições para famílias – a PikNik Area – uma zona reservada onde encontram micro-ondas e para aquecer refeições ou um espaço para aquecer biberão e ainda uma esplanada exterior muito procurada no verão.
Como define o público?
Este é um centro de visita diária. Somos sobretudo visitados por famílias, que procuram o centro para passar agradáveis momentos em lazer e pela oferta diversificada que disponibiliza. Estes dados fazem com que nos apresentemos como um centro familiar, sendo a maioria das atividades dedicadas às crianças, adolescentes e também às suas famílias.
Como se divide a oferta do shopping entre lojas, restauração e serviços?
O centro dispõe de 137 lojas distribuídas por dois pisos, 21 restaurantes, um hipermercado Continente, sete salas de cinema, lojas de moda e acessórios, de crianças, beleza, cultura, deporto, informática e serviços, uma esplanada exterior junto à zona da restauração e de 2 200 lugares de estacionamento gratuitos. Atualmente, a taxa de ocupação do centro corresponde a 98,7%, sendo que prevemos, já no próximo mês de julho, que a ocupação seja 100%. Entre lojistas e fornecedores, emprega cerca de 800 pessoas, numa área bruta locável de 44 475m2.
Qual a percentagem de turistas no total de visitas que o centro recebe por ano?
O centro é procurado por turistas essencialmente nos meses de verão dada a sua proximidade de zona de praias. Durante este período, o tráfego proveniente da nossa área de influência natural representa cerca de 5% dos visitantes.
Que volume de negócios alcançou no último ano?
No ano de 2015, o volume de negócios alcançado pelo centro, sem vendas do hipermercado, foi de 70 milhões de euros de faturação. Este ano estamos a contabilizar um aumento na ordem dos 5,4%.