Bimbo recebe aprovação para venda de negócio de pão da Panrico à Adam Foods
Após receber luz verde para a compra da espanhola Panrico, o grupo mexicano Bimbo informa agora que recebeu a aprovação da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) em Espanha e da Autoridade da Concorrência em Portugal para vender “determinados ativos do negócio de pão” da Panrico à Adam Foods

Ana Catarina Monteiro
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Após receber luz verde para a compra da espanhola Panrico, o grupo mexicano Bimbo informa agora que recebeu a aprovação da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) em Espanha e da Autoridade da Concorrência em Portugal para vender “determinados ativos do negócio de pão” da Panrico à Adam Foods.
A CNMC de Espanha considerou que ao comprar a Panrico na totalidade, o grupo Bimbo ascenderia a uma posição dominante do mercado de pão de forma, do qual já é “líder” no país vizinho. A solução encontrada pela produtora mexicana foi negociar a compra e venda deste segmento de negócio, tendo chegado a um acordo com a Adam Foods, empresa ligada à indústria alimentar, “líder no mercado de bolachas em Espanha” com marcas como Filipinos, Cuétara, Artiach ou Chiquilín.
A autoridade espanhola, assim como a Autoridade de Concorrência em Portugal, aprovaram agora a venda das marcas de pão da produtora catalã à empresa que também é “líder na categoria de patés” com a marca La Piara.
“O fecho destas operações ainda estão sujeitas à resolução favorável do Tribunal Supremo, em relação à impugnação de validade do Registo de Regulamentação do Emprego (“ERE”), que a Panrico executou em 2013 e que tem como previsão a resolução no próximo mês de julho”, explica em comunicado o grupo Bimbo.
Em abril, a empresa deu conta que o acordo com a Adam Foods envolve, além das marcas, “outros ativos para a produção de pão e derivados em Portugal, Espanha e Andorra”. Desta forma, a unidade de produção da Panrico em Portugal, em Gulpilhares (Vila Nova de Gaia) passa para as mãos do grupo ibérico que produz e comercializa bolachas, caldos, patés, produtos de pastelaria e mel. Segundo a publicação espanhola Expansión, a fábrica portuguesa vai produzir pão de forma para “os supermercados de toda a Península Ibérica”.