Mercadona chega a Portugal em 2019
A cadeia de supermercados de origem espanhola Mercadona anunciou a intenção de avançar com o seu plano de internacionalização no mercado português. As primeiras quatro lojas abrem em 2019

Rita Gonçalves
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
A cadeia de supermercados de origem espanhola Mercadona anunciou a intenção de avançar com o seu plano de internacionalização no mercado português. O objetivo da empresa consiste na abertura das primeiras quatro lojas em 2019, iniciando assim o projeto de expansão internacional.
A retalhista estima investir inicialmente 25 milhões de euros e prevê criar cerca de 200 postos de trabalho nesta primeira fase de expansão. Para este objetivo, pretende iniciar contatos e o trabalho de campo, assim como identificar os locais mais adequados para as primeiras aberturas.
“A Mercadona comunicou às autoridades portuguesas a decisão de estabelecer o seu projeto empresarial no mercado português e as chaves do modelo de crescimento partilhado, que impulsiona a empresa”, explica a cadeia espanhola.
“Portugal é uma grande oportunidade para iniciar o crescimento internacional da empresa, e um país com o qual podemos aprender tanto com o consumidor como com o setor altamente competitivo da distribuição. A possibilidade de contribuir para o progresso económico e social do País e para o desenvolvimento do sector agroalimentar, é um desafio emocionante e uma aspiração de todos nós que fazemos parte do projeto Mercadona e que o sentimos como um compromisso”, afirma o presidente da empresa, Juan Roig.
A escolha de Portugal por parte da Mercadona, para iniciar o seu plano de expansão internacional, foi determinada pelo facto de ser um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa.
A empresa de capital familiar é dirigida desde 1981 por Juan Roig. O presidente e a sua esposa Hortensia Herrero, vice-presidente da empresa, são os principais acionistas com mais de 80% do capital.
Em 2015, a Mercadona alcançou uma faturação de 20.831 milhões de euros. Atualmente, tem 1.587 supermercados e uma força de trabalho de 76 mil colaboradores, todos com contratos.