Marketing

“Não basta ter um bom negócio para se ser uma Superbrand”

São várias as ferramentas que uma marca tem para se afirmar, seja local ou multinacional, com uma longa história ou acabada de nascer. Não há uma fórmula única para impactar o consumidor, mas a criatividade na construção da imagem pode transformar uma simples marca numa ‘Superbrand’. A cultura ‘pop’ do consumo em Portugal desenha-se com ícones que ficaram presentes na mente do público até hoje. Estes foram recuperados pela exposição “Covers – Uma Década de Design de Capas” para contar a história das marcas mais relevantes ao longo dos últimos 11 anos

Ana Catarina Monteiro
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“Não basta ter um bom negócio para se ser uma Superbrand”

São várias as ferramentas que uma marca tem para se afirmar, seja local ou multinacional, com uma longa história ou acabada de nascer. Não há uma fórmula única para impactar o consumidor, mas a criatividade na construção da imagem pode transformar uma simples marca numa ‘Superbrand’. A cultura ‘pop’ do consumo em Portugal desenha-se com ícones que ficaram presentes na mente do público até hoje. Estes foram recuperados pela exposição “Covers – Uma Década de Design de Capas” para contar a história das marcas mais relevantes ao longo dos últimos 11 anos

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Ana Catarina Monteiro
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Nogueiras Edit -103

Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands Portugal

São várias as ferramentas que uma marca tem para se afirmar, seja local ou multinacional, com uma longa história ou acabada de nascer. Não há uma fórmula única para impactar o consumidor, mas a criatividade na construção da imagem pode transformar uma simples marca numa ‘Superbrand’. A cultura ‘pop’ do consumo em Portugal desenha-se com ícones que ficaram presentes na mente do público até hoje. Estes foram recuperados pela exposição “Covers – Uma Década de Design de Capas” para contar a história das marcas mais relevantes ao longo dos últimos 11 anos.

A evolução da imagem das marcas no mercado nacional esteve exposta, entre os dias 19 de maio e 8 de junho, no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa, que recebeu a coleção “Covers – Uma Década de Design de Capas”. Nas paredes e num painel digital consegue-se perceber a transformação ao nível do ‘design’ de cerca de 380 marcas, que foram premiadas nos últimos 11 anos pela Superbrands Portugal.

Nogueiras Edit -105A organização seleciona todos os anos as “marcas de excelência” em mais de 90 países. Em território luso, apresenta este ano a 12ª edição do estudo realizado junto dos consumidores e especialistas das áreas do marketing, media e consumo. No último ano, foram 23 as marcas classificas com o estatuto de “marcas de excelência”.

Além de poderem utilizar o selo distintivo nos seus produtos ou campanhas publicitárias, as marcas apuradas são todos os anos convidadas a participar num projeto editorial – um livro construído em conjunto com a organização do projeto, onde cada uma tem liberdade para destacar os aspetos que considera mais importantes na sua história. Depois, as mesmas podem personalizar a capa do livro para o poderem utilizar como objeto institucional.  “Algumas usam-no no sentido de promover a internacionalização, outras têm-no nas suas lojas, como é exemplo a Remax”, conta Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands Portugal, que conduziu o HIPERSUPER numa visita guiada pela exposição que reúne todas as capas criadas ao longo de mais de uma década.

Recordar marcas que desapareceram 

“No ano passado, olhámos para o património de 11 anos que temos ao nível das capas criativas e achámos que, apesar de ser um curto período de tempo numa prespetiva histórica, fazia sentido fazermos esta compilação porque de facto o mundo das marcas evoluiu com muita rapidez. Se olharmos para a Modelo_2005parede, vemos a capa do Modelo que tem nove anos e parece já uma capa muito antiga. Em termos de imagem, o design parece algo quase ‘kitsh’. Quando olhámos para este manancial, pensámos que seria também uma forma de contar a história desta última década da vida das marcas, como têm vindo a comunicar e a evoluir”.

Algumas das marcas representadas já desapareceram, outras mudaram radicalmente. Mas todas evidenciam-se quase como “ícones pop” para os consumidores. “Temos imensos exemplos nacionais e internacionais em que a iconografia da marca, o próprio trabalho de design que desenvolve e traz ao mercado acaba por transformar e se integrar na cultura pop e na vida quotidiana dos consumidores. Os exemplos mais evidentes são talvez a Nike ou a Apple”.

Na última edição das marcas de excelência em Portugal, a organização começou também a atribuir um prémio à capa mais criativa, tendo sido ganho pela marca de farinha Branca de Neve. Este ano, em outubro, serão conhecidas as novas “superbrands”, assim como a capa mais criativa.

Quem quer ser uma superbrand? 

O projeto Superbrands nasceu em 1994 num programa de rádio em Londres, Inglaterra, onde se falava das marcas, da sua comunicação e proposta de valor no mercado. “Mas rapidamente evoluiu também para o formato livro, que é a parte do projeto que mais se destaca. Daqui para a frente, o caminho natural é o digital”, revela. “Criamos há dois anos, a nível internacional, a Superbrands TV e fazemos já conteúdos audiovisuais sobre as marcas no País”.

Optimus_2006Mas afinal o que é preciso para ser uma “Superbrand”? “Quase todos os dias nos ligam marcas para nos perguntar o mesmo. A única coisa que podemos dizer é que trabalhem bem para serem reconhecidas pelo mercado. O que é preciso é que na fase em que os consumidores indicam as marcas que consideram ser de excelência, que aquela marca em particular consiga estar na cabeça deles, independentemente da razão pela qual acontece”, aponta o senior partner.

A metodologia do estudo é independente, não distingue setores nem motivos pela qual a marca é relevante para o público. Através de um trabalho de campo conduzido pela NetQuest, que participa neste projeto há três anos, são feitas cinco perguntas abertas a uma amostra de 1200 consumidores com mais de 16 anos. “As perguntas não são condicionadas. Pedimos que nos indiquem três marcas que conheçam, três que considerem únicas, três marcas que satisfazem as suas necessidades, três com que mais se identificam e as três em que mais confiam, independentemente do setor ou do motivo. Em simultâneo convidamos 15 especialistas das áreas criativas, que variam todos os anos, para fazerem a sua avaliação”.

Consumidor reconhece qualidade 

O resultado do estudo surge de uma ponderação equilibrada entre as duas partes e “acaba por espelhar aquilo que é o mercado e o consumidor. O retalho está sempre muito presente. É claro que as primeiras marcas que as pessoas se lembram são as marcas de grande consumo mas temos uma representatividade alargada. Temos o setor automóvel, a banca, marcas institucionais, telecomunicações, alimentar, bebidas espirituosas, energia, jogos, serviços, distribuição, farmacêutica e até clubes de futebol, que têm sido muito trabalhados como marca e não como clube”.

O estudo avalia também, todos os anos, o impacto do selo para o consumidor. “O que temos visto ano após ano é que o selo tem um impacto efetivo num momento de desequilíbrio”, realça Pedro Diogo Vaz. “Perguntamos à amostra se conhece o projeto e que percepção tem. Cerca de 98% dos indivíduos dá-nos referências positivas. Os que não conhecem, dizem-nos que quando veem o símbolo num produto ou comunicação associam a um produto melhor que os outros, com qualidade”, o que impacta as escolhas de compra.

Várias ferramentas de afirmação  

Continente_2005Ao longo das 11 edições, o Continente tem sido uma marca sempre presente no ‘top 10’, “quer das escolhas dos consumidores quer dos especialistas”. “Na área do retalho é realmente uma marca omnipresente. Apresenta-se com uma elevada gestão de media, está todos os dias a comunicar em diferentes canais, tem presença geográfica, relevância do ponto de vista de inovação, imensas marcas e tem feito um trabalho notável no ponto das marcas próprias”, diz o responsável.

Mas nem todas as “superbrands são grandes anunciantes do País”. Há vários motivos para as marcas estarem presentes na mente do consumidor. “Por exemplo, temos marcas como a Branca de Neve, que não evolui no ponto de vista gráfico há muitos anos, tem sido sempre muito tradicional, e provavelmente está na cabeça dos consumidores por questões históricas ou emocionais. Numa área diferente, a Lacoste é uma marca iconográfica, muito aspiracional. Conseguiu afirmar-se com aquele simples símbolo e hoje em dia não conseguimos pensar num crocodilo sem pensarmos nela”.

As marcas inseridas em multinacionais acabam por ter mais ferramentas para se afirmarem mas, por outro lado, as locais conhecem melhor o consumidor e são mais ágeis do que as de estruturas pesadas. Exemplo disso foi a recente marca de restauração Prego na Peixaria, a grande surpresa do portefólio das “marcas de excelência” da edição de 2015. “Podia ter surgido apenas como mais uma marca de restauração mas mostra desde o início uma grande preocupação no ponto de vista de imagem, posicionamento e comunicação. E este foi um retorno do mercado face ao investimento feito”, conta.

“Não basta ter um bom negócio” 

Por outro lado, as empresas mais antigas não podem relaxar e pensar que “a idade por si só é uma ferramenta de afirmação”. “Quando a Frize entrou no mercado, era um marca complemente elástica na comunicação e obrigou a concorrência a sair do registo. A Águas das Pedras é hoje uma marca completamente diferente, mais próxima do consumidor”, exemplifica o responsável.

Nogueiras Edit -106Um dos objetivos da Superbrands é mostrar aos profissionais que não basta ter bons negócios. “É preciso também ter a capacidade de afirmar a marca. Este continua a ser um desafio permanente na indústria. Algumas marcas deixaram, há cerca de sete anos, de investir neste aspeto e começaram a apostar em promoções, no fator preço, ou outras ferramentas mais agressivas. Não mantiveram este investimento ao nível da marca enquanto interface de experiência para o consumidor e nota-se uma clivagem muito maior. A aposta na promoção esgota-se e temos visto a indústria a perder valor”.

No entanto, o senior partner acredita que “há cada vez mais consciência de que não basta apenas ter um bom negócio, é preciso depois ter a capacidade de afirmar a marca. Têm surgido negócios, concretamente startups, com este ‘mindset’ – a aposta na relevância da marca, numa interface com os consumidores”.

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Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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Retalho

Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030

Estudo da DS Smith revela que, até 2030, serão utilizados quase 22 mil milhões de sacos de plástico nas entregas online de artigos de moda em seis grandes economias europeias, o equivalente a mais de 400 000 sacos de plástico entregues por hora. As medidas para limitar a utilização de sacos de plástico reduziram significativamente a sua presença no comércio tradicional, mas o aumento das compras online fez aumentar a sua utilização no e-commerce.

Hipersuper

Apesar dos avanços no retalho físico na redução do uso de plásticos, o comércio eletrónico de moda está a gerar volumes alarmantes de resíduos plásticos. De acordo com uma análise da Development Economics, encomendada pela empresa de packaging sustentável DS Smith, uma empresa da International Paper, só em 2024, os seis principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália e Polónia) receberam 2,9 mil milhões de sacos de plástico “secundários” — utilizados para transporte — nas suas compras online, o equivalente a 7,8 milhões de unidades por dia.

Ao contrário do que se verifica no retalho tradicional, onde medidas como a cobrança obrigatória dos sacos reduziram significativamente o seu uso, o crescimento das vendas online tem impulsionado o consumo de embalagens plásticas. A tendência é preocupante: estima-se que, até 2030, o número de sacos secundários aumente 47%, atingindo os 4,2 mil milhões anuais, o que poderá resultar num total acumulado de 21,8 mil milhões de sacos nos próximos cinco anos.

O estudo revela também que apenas 7% destes sacos são atualmente reciclados ou reutilizados. Os restantes 93% — cerca de 2,6 mil milhões em 2024 — acabam em aterros ou incinerados. Mantendo-se o atual ritmo de crescimento do e-commerce e das baixas taxas de reciclagem, este número poderá ultrapassar os 3,8 mil milhões por ano até ao final da década.

“Em parceria com algumas das maiores marcas do mundo, estimamos que, nos últimos quatro anos, substituímos mais de mil milhões de elementos de plástico, mas precisamos de fazer mais”, refere Luis Serrano, sales, marketing & innovation Diretor da DS Smith Ibéria. “Embora as compras online tenham crescido, os retalhistas de e-commerce estão atrasados em relação às grandes superfícies no que diz respeito à substituição dos sacos de plástico”, acrescenta.

“As empresas podem sentir-se tentadas a focar-se apenas no preço, mas manter o plástico tem um custo: os consumidores não o querem e as marcas arriscam a sua reputação se o ignorarem. Acreditamos que a legislação pode e deve ser mais exigente para todos nós, eliminando gradualmente determinados plásticos para ajudar a criar um contexto de mercado que incentive a inovação e o investimento e gere uma concorrência saudável para os substituir”, sublinha ainda.

Algumas marcas já iniciaram a transição. A Zalando, por exemplo, substituiu desde 2020 os sacos de plástico por alternativas em papel com certificação FSC e conteúdo reciclado. A mudança teve impacto direto na perceção do consumidor: a satisfação com o packaging aumentou 16 pontos percentuais após a introdução da nova solução.

“A substituição dos sacos de plástico por sacos de papel mudou as regras do jogo. Após a introdução dos nossos primeiros sacos de papel nas entregas, a satisfação dos clientes com o nosso novo packaging registou um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A elevada taxa de aceitação deixa-nos confiantes de que estamos no caminho certo com sacos de papel que são fáceis de reciclar na maior parte da Europa.”, afirma David Fischer, director logistics sustainability & packaging da Zalando.

Contudo, e como sublinha a DS Smith em comunicado, persistem desafios. A escalabilidade das alternativas sustentáveis e o cumprimento dos requisitos logísticos continuam a limitar uma adoção mais abrangente. Ainda assim, o inquérito conduzido pela DS Smith revela que 74% dos consumidores apoiam a eliminação progressiva dos sacos de plástico, sempre que existam alternativas viáveis. E 68% preferem embalagens em papel ou cartão.

Além disso, metade dos inquiridos afirma sentir-se culpada pela quantidade de plástico recebida com as suas encomendas, e 55% mostra-se mais propensa a comprar a retalhistas que utilizem embalagens recicláveis.

A análise conduzida pela Development Economics avaliou o potencial de crescimento do mercado de embalagens secundárias – aquelas utilizadas para o transporte de produtos – no setor do e-commerce de moda em seis dos maiores mercados europeus. O estudo baseou-se em dados sobre o volume e valor do comércio eletrónico de moda, a utilização de embalagens plásticas, a proporção de embalagens de transporte, bem como nas taxas de reciclagem, reutilização e destino final dos resíduos plásticos, como a deposição em aterro ou a incineração.

Para sustentar as projeções até 2030, foram analisados dados publicados e não publicados, recolhidos através de uma pesquisa bibliográfica extensa, incluindo estatísticas do Eurostat e documentação política da União Europeia e do Governo do Reino Unido. O objetivo foi modelar cenários de evolução do setor em condições de mercado estáveis e em contextos de políticas mais ambiciosas. Complementarmente, foi realizada uma sondagem junto de 12.000 consumidores nos seis países abrangidos — Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia e Reino Unido — entre 19 e 24 de fevereiro de 2025, seguindo os princípios de rigor metodológico estabelecidos pelas normas da ESOMAR e da Market Research Society.

Sobre o autorHipersuper

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Logística

Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, defende Afonso Almeida, presidente da APLOG.

Apresentar, e discutir, os desafios e destacar as soluções para uma logística urbana mais eficiente, inovadora e sustentável é o objetivo da 6ª edição da conferência Cidades & Logística, que a APLOG (Associação Portuguesa de Logística) realiza esta quarta-feira, 2 de abril.

A logística urbana continua a ser um grande desafio para os players do setor. O aumento exponencial das entregas de artigos do compras on-line que veio influenciar a mobilidade na entrega de mercadorias, as infraestruturas, os meios de transporte, o aumento da frequência da entrega com consequências no aumento do tráfego e no congestionamento das cidades, são alguns desses desafios, aos quais as empresas estão a responder, mas que têm que ser trabalhados em parceria com autarquias.

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado e deve ser importante envolver todas as partes interessada, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade”, defendia o presidente da APLOG, Afonso Almeida, ao Hipersuper no seguimento da conferência Cidades & Logística de 2024.

A edição deste ano da conferência Cidades & Logística tem lugar no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, com início às 11h. Vai receber os profissionais e decisores “que querem estar na vanguarda da mobilidade urbana, logística sustentável e inovação nas cidades”, para um programa que ao longo do dia vai debater a logística urbana sustentável, a descarbonização na última milha, o estacionamento, o armazenamento urbano, as entregas silenciosas. Vai ainda apresentar a visão de quem abastece, as novas abordagens à última milha e ainda divulgar o projeto Standtrack.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp

O Chocolate do Dubai, a barra de chocolate de leite recheada de pistácio e Kadaif, que se tornou viral é a mais recente novidade na oferta de conveniência da Galp.

Hipersuper
A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes
Bebidas

Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais

O Grupo Bacalhôa anunciou uma reorganização estratégica na sua estrutura de Enologia, com o objetivo de reforçar a competitividade no mercado nacional e internacional.

Hipersuper

A medida, liderada por Luís Ferreira, CEO do grupo desde dezembro de 2024, integra a criação de uma nova direção e uma renovação significativa na equipa técnica, refletindo o compromisso da empresa com a inovação, a qualidade e a excelência enológica.

Nova Direção de Relações Institucionais sob liderança de Vasco Penha Garcia

Vasco Penha Garcia

Como parte desta reorganização, o grupo criou a Direção de Relações Institucionais, confiada a Vasco Penha Garcia, que durante décadas liderou a área de Enologia da Bacalhôa. A nova função terá como foco o fortalecimento dos laços com parceiros estratégicos e entidades do setor, num esforço de aproximação institucional que visa sustentar a presença da empresa junto dos principais atores do mercado.

Francisco Antunes lidera renovação geracional da Enologia

A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes, um dos nomes mais reconhecidos da enologia portuguesa. Com mais de 35 anos de experiência, o enólogo – distinguido com os prémios de Melhor Enólogo em 2006 (Essência do Vinho) e Enólogo do Ano em 2023 (revista Grandes Escolhas) – assume a missão de elevar a qualidade dos vinhos Bacalhôa. A sua carreira inclui a direção enológica da Aliança Vinhos de Portugal, abrangendo múltiplas regiões vitivinícolas, e é marcada por um profundo conhecimento técnico e uma abordagem versátil à vinificação.

Continuidade e reforço nas adegas do grupo

A nova estrutura mantém figuras históricas como Filipa Tomaz da Costa, que, após 42 vindimas, cede a direção enológica da Adega de Azeitão, mantendo-se como Enóloga Consultora. João Ramos, com formação internacional em viticultura e enologia, assume agora a responsabilidade pelos vinhos produzidos em Azeitão.

Na Aliança Vinhos de Portugal, Magda Costa, Enóloga Assistente desde 2022, sucede a Francisco Antunes na liderança dos vinhos, espumantes e aguardentes das regiões do Douro, Beira Interior, Dão e Bairrada. No Alentejo, Rui Vieira manterá a direção enológica da adega de Estremoz, assegurando a continuidade da certificação PSVA e o compromisso com a sustentabilidade.

Compromisso com a modernização e o legado

Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa

Para Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa, estas mudanças estratégicas reforçam o compromisso “com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade e com o reforço desta nova geração de Enólogos na equipa de Enologia, estamos preparados para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, mantendo o legado das gerações anteriores, quer na tradição de excelência na produção de vinhos, quer no compromisso de crescimento e transformação. Sendo a inovação um dos maiores desafios do nosso setor, estamos certos de que esta equipa dará continuidade à missão de posicionar a Bacalhôa na vanguarda do vinho português, reforçando a nossa modernidade e capacidade de marcar a agenda do setor.”.

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Alimentar

Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses

A Vitacress aliou-se à Flama para lançar um passatempo dirigido ao consumidor final, com o objetivo de promover a conveniência e versatilidade das Batatas Vitacress.

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A iniciativa decorre ao longo do mês de abril e inclui prémios diários e um prémio final: um Micro-ondas Air Fryer & Forno 3 em 1 da FLAMA.

Segundo Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress, esta ação procura valorizar a utilização das batatas em diferentes momentos de consumo: “Na Páscoa, a batata assume um protagonismo especial à mesa. Por isso, criámos um passatempo que destaca toda a versatilidade das Batatas Vitacress: podem ir diretamente ao micro-ondas, ficam especialmente estaladiças na air fryer e são ideais para os tradicionais assados no forno, pela sua textura e sabor únicos. Para celebrar esta tripla versatilidade, estabelecemos uma parceria com a FLAMA, cujo inovador eletrodoméstico 3 em 1 permite aos consumidores desfrutar plenamente das Batatas Vitacress em qualquer ocasião.”.

Para participar, basta adquirir uma embalagem de Batata Branca Vitacress (Mini 400g ou Média 500g), submeter o talão de compra e responder de forma criativa à pergunta: “Quais são as três razões que tornam as Batatas Vitacress práticas no seu dia a dia?”. A resposta mais original será premiada no final da campanha, com o vencedor anunciado a 9 de maio.

Durante os 31 dias da campanha, será atribuído diariamente um cabaz de produtos Vitacress ao participante que interagir com a marca no momento do passatempo. O prémio final – o eletrodoméstico 3 em 1 da FLAMA – pretende sublinhar a praticidade na preparação de refeições, reunindo três funções num único equipamento.

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Retalho

Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito

Este momento marca o início da comunicação oficial da celebração dos 100 anos da Portugália.

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Reabriu restaurante da Portugália de Alvalade, agora renovado e adaptado ao novo conceito e imagem da marca.

“A reabertura do restaurante de Alvalade é mais um importante momento na estratégia de transformação da marca Portugália. Mais uma vez demonstra que a marca se consegue modernizar e transportar para os dias de hoje sem perder aquilo que faz da Portugália uma marca única. Representa a harmonia entre a tradição e a modernidade, preservando o legado gastronómico que há mais de um século define a marca. Este momento também assinala o início das comemorações do centenário da Portugália, que será celebrado este ano.”, sublinha José Maria Carvalho Martins, diretor-geral da Portugália.

A arte continua a desempenhar um papel central nos espaços da Portugália. No restaurante de Alvalade, mantém-se o emblemático painel de azulejos de Júlio Pomar, uma obra que ocupa uma das paredes do interior do restaurante. Este painel foi idealizado pelo artista antes do seu falecimento, em maio de 2018, e concretizado pela Fábrica Viúva Lamego, reforçando a ligação da marca à cultura e ao património artístico.

O restaurante está aberto todos os dias das 12 às 23 horas e sextas, sábados e domingos das 12h00 às 00h00.

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Bebidas

Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas

No âmbito da celebração dos seus 70 anos, a Adega de Borba promove, entre abril e setembro, visitas gratuitas às suas instalações.

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Para assinalar sete décadas de fundação, a Adega de Borba vai realizar visitas gratuitas e provas de vinhos, que decorrem no primeiro sábado de cada mês, de abril a setembro.

As visitas dão a conhecer ao público a história e os bastidores da produção vitivinícola alentejana e incluem uma prova de vinhos e azeite, mediante reserva prévia. “Com esta ação, a Adega de Borba convida o público a conhecer de perto a sua história, os processos de produção e a qualidade dos seus produtos, numa verdadeira viagem ao coração da enologia alentejana”, convida.

O percurso inicia-se no edifício original da Adega, onde os visitantes poderão explorar espaços como a garrafeira histórica e a cave de estágio em garrafa. Segue-se o edifício mais recente, que integra o centro de vinificação com diferentes tecnologias de fermentação e um imponente espaço dedicado ao envelhecimento em barricas de carvalho francês, americano e português.

A experiência inclui uma prova de três vinhos: Adega de Borba Reserva Branco, Montes Claros Reserva Tinto e Senses (à escolha entre as diferentes monocastas disponíveis). A degustação decorre na sala de provas da Adega de Borba, com vista para a sala de barricas e para o centro de vinificação, e além da prova de um vinho branco e de dois tintos, contempla também o azeite virgem extra da marca, servido com pão regional. A visita termina na loja da Adega, onde os participantes poderão adquirir os produtos degustados e outras referências da Adega de Borba.

As visitas guiadas realizam-se às 11h e às 15h, com capacidade limitada a 50 pessoas por grupo. As reservas devem ser feitas através do email enoturismo@adegaborba.pt ou do telefone 268 891 660.

Fundada em 1955, a Adega de Borba tem 230 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha distribuídos por 75% de castas tintas e 25% de castas brancas. A par da produção vinícola, a diversificação do negócio sob a sua marca estende-se a produtos como o azeite e vinagre e ao enoturismo.

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Retalho

Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024

As vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja.

Hipersuper

O Grupo Decathlon fechou 2024 com um aumento de 5,2% face a 2023, tendo registado um volume de receitas de 16,2 mil milhões de euros, refere num comunicado onde revela ainda que as vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, “incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja”.

“Medidas rigorosas de controlo de custos mitigaram o impacto da inflação, permitindo que a Decathlon mantivesse o seu dinamismo comercial, ao mesmo tempo que assegurava preços acessíveis para os clientes. A otimização das despesas operacionais continua a ser uma prioridade para 2025, com o objetivo de apoiar o crescimento a longo prazo”, define ainda no comunicado.

Presente em 79 territórios, a Decathlon mantém o foco na expansão internacional. Na Índia, a empresa anunciou um investimento significativo de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos para aumentar o número de lojas e melhorar a capacidade de produção. Na Alemanha, planeia investir até 100 milhões de euros até 2027, tanto na abertura de novas lojas como na modernização das já existente. Também a Fundação Decathlon ampliou a sua área de atuação, tendo apoiado, em 2024, “96 novos projetos em 21 países, beneficiando mais de 395 mil pessoas”, destaca a multinacional.

O Grupo, que tem mais de 101.000 colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo, destaca ainda o investimento em sustentabilidade no centro das operações, através, entre outras medidas, do aumento da colaboração com parceiros industriais para descarbonizar processos produtivos e expandir modelos de negócios circulares. “Prolongar a vida útil dos produtos continua a ser uma prioridade, tornando mais fácil para os clientes reutilizarem, repararem e reciclarem o seu equipamento”, assegura.

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Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

A Action vai abrir em Abril a 13ª, 14ª e 15ª lojas em Portugal, localizadas, respetivamente, em Ovar, Évora e Sintra.

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A Action, discount store de produtos não alimentares, abre a nova loja de Ovar no próximo dia 3 de abril, enquanto as de Évora e Sintra serão inauguradas a 24 de abril. Com estes novos espaços, a insígnia alarga a presença em Portugal.

A marca chega a estas três cidades com a mesma fórmula aplicada nas lojas já abertas: um protfólio de seis mil produtos em 14 categorias – como brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (‘do it yourself’), alimentação – com o compromisso de preços mais baixos. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas” e assume que “o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros”, destaca.

“Estamos muito satisfeitos por abrir as primeiras lojas em Ovar, Évora e Sintra, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja de Ovar (Next Retail Park) tem 1088 metros quadrados, a de Évora terá 1125 metros quadrados e a de Sintra 1147 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 20 colaboradores para gerir a loja de Ovar, 24 para Évora (R. Armando Antunes da Silva) e 28 para a loja de Sintra ( Rua Do Urano, Rio de Mouro). As lojas estão abertas das 09h às 21hs, de segunda a domingo.

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Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi

Com vantagens como taxa de entrega de 100%, impressão biodegradável e uma frota exclusiva de pombos, a proposta promete revolucionar a comunicação digital.

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Em plena era da inovação tecnológica, a E-goi, plataforma de marketing omnicanal, surpreende hoje com o lançamento da tecnologia “Pidgital“, o primeiro sistema de mensagens inteligentes via pombos-correio do mundo. Uma proposta que combina nostalgia, tecnologia e sustentabilidade.

Entre as vantagens do serviço, a E-goi destaca:

  • Taxa de entrega de 100% (exceto se o pombo se perder)
  • Impressão biodegradável
  • Frota exclusiva de pombos “alimentados com os melhores grãos”
  • Tracking 360º com registos de abertura e leitura
  • Envio otimizado por IA com o algoritmo “Sending Optimisation”
  • Geolocalização em tempo real das rotas dos pombos
  • Testes A/B com dois pombos para análise comparativa
  • Retargeting com um segundo pombo reforçando a comunicação

Fiel à sua reputação de alta entregabilidade, a E-goi garante que o serviço conta com as autenticações clássicas do email marketing: DKIM (para evitar adulterações), SPF (para identificar falsificações) e BIMI (para identificação imediata do remetente).

Saiba mais sobre o Pidigital aqui.

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