Nestlé nasceu há 150 anos com a criação da “farinha láctea”
Em todo o mundo consomem-se diariamente mais de mil milhões de porções de produtos Nestlé. A empresa nascida em Vevey, na Suíca, pela mão do farmacêutico Henri Nestlé, há 150 anos, opera hoje em 189 países e emprega cerca de 335 000 trabalhadores
Ana Catarina Monteiro
Starbucks abre nova loja em Braga
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente nomeado novo diretor-geral da Savills Porto
Pingo Doce cria serviço de encomendas online de peixe selvagem e marisco
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Em todo o mundo consomem-se diariamente mais de mil milhões de porções de produtos Nestlé. A empresa nascida em Vevey, na Suíca, pela mão do farmacêutico Henri Nestlé, há 150 anos, opera hoje em 189 países e emprega cerca de 335 000 trabalhadores.
Em 1866, numa época em que muitos bebés morrem de desnutrição pela falta de alternativas ao leite materno, nutricionalmente equilibradas e eficazes, Henri Nestlé, farmacêutico alemão radicado na cidade suíça de Vevey, apresenta a sua nova “farinha láctea” a um vizinho, cujo filho prematuro não consegue ser amamentado. O bebé sobrevive e o novo produto espalha-se rapidamente pelo mundo. Nasce assim a Nestlé há 150 anos.
A história da empresa propriamente dita começa com a fundação da Anglo-Swiss Condensed Milk Company, que lançou o primeiro leite condensado da Europa. Em 1905, a Anglo Swiss fundiu-se com a Nestlé, formando a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, que evoluiu para Nestlé a partir de 1977.
Hoje, os negócios da empresa abrangem uma multiplicidade de categorias desde bebidas, águas, lácteos, confeitaria, café, cereais de pequeno-almoço e para toda a família, nutrição infantil, culinários, petcare e mesmo skincare. Em 2011, a Companhia ampliou a sua liderança em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, criando a Nestlé Health Science, através da qual desenvolve produtos nutricionais que visam a saúde do cérebro, atuando na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.
150 anos depois, a multinacional mantêm-se fiel aos valores do farmacêutico alemão, evidenciados no lema “Good Food, Good Life”.
Está em Portugal há 93 anos, quando, em 1923, fruto da vontade de ajudar a diminuir a elevada taxa de mortalidade infantil em Portugal, o professor e médico neurologista Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) constituiu a Sociedade de Produtos Lácteos e com ela construiu a primeira fábrica de leite em pó, no Lugar de Pensal, em Avanca (Estarreja). Esta fábrica é a mesma onde são hoje produzidas as icónicas marcas Cerelac, Nestum e Pensal, os cereais de pequeno-almoço Estrelitas e Chocapic, assim como as bebidas solúveis Brasa, Tofina, Mokambo e o leite em pó que abastece as máquinas de ‘vending’ da empresa em diversos países no mundo.
Atualmente, em Portugal emprega 1732 colaboradores, produz cerca de 90 toneladas de produtos por ano, uma parte significativa para exportação, nas três fábricas que tem em Portugal. No Porto são produzidas as quatro marcas de cafés torrados: Buondi, Sical, Tofa e Christina e em Lagoa, nos Açores, é produzido leite em pó.