Media Markt digitaliza modelo de negócio em Portugal
A cadeia do grupo Metro anuncia uma reestruturação total da sua rede de lojas em Portugal convertendo-as em lojas experienciais, “espaços completamente digitalizados onde os clientes poderão aprender a utilizar os produtos e ser aconselhado por profissionais especializados”

Rita Gonçalves
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A retalhista Media Markt, cadeia especializada em eletrónica de consumo, iniciou em Portugal um projeto-piloto para transformar o seu modelo de negócio.
“Redefinir a estrutura interna com novas funcionalidades e a digitalização dos processos atuais com o objetivo de ganhar em eficiência e relevância para clientes”, é a meta da retalhista que pertence ao grupo Metro, como explica em comunicado. A marca procura assim tornar-se “numa referência do mercado tecnológico na nova era do retalho digital e oferecer experiências personalizadas aos clientes através de todos os canais de venda”.
Para levar a cabo esta transformação digital, a cadeia anuncia uma reestruturação total da sua rede de lojas em Portugal convertendo-as em lojas experienciais, “espaços completamente digitalizados onde os clientes poderão aprender a utilizar os produtos e ser aconselhado por profissionais especializados”.
Com uma aposta “na pluralidade de canais, a empresa integrará todos os seus canais de compra e comunicação para se adaptar aos atuais comportamentos de consumo”, e incorporará novos serviços dedicados a melhorar a satisfação do cliente.
Etiquetas eletrónicas e serviços à medida
Uma das principais novidades será a implementação das etiquetas eletrónicas, que permitirão “garantir preços atualizados e competitivos”. Desta forma, a equipa de loja será capaz de dedicar mais tempo servindo os clientes em vez de a alterar os preços manualmente. “As novas lojas irão dispor também de zonas de formação onde serão realizados ‘workshops’ sobre os produtos inteligentes, fotografia ou culinária; uma área de personalização de produtos e instalação de protetores de ecrãs; painéis digitais para consultar os produtos da loja online; ou um espaço «Stop&Go» para recolher de forma rápida e sem sair do carro os pedidos efetuados na loja virtual”
A cadeia fez ainda uma parceria com a Avanade e Microsoft para criar e desenvolver plataformas, sistemas e capacidades, conectando todos os pontos de contato do negócio, com o objetivo de oferecer experiências de compra personalizadas.